
O meu microondas resolveu deixar de aquecer, não sou nenhum especialista mas sei +/- o que se faz e os cuidados necessários para não ficar agarrado ao condensador

Quero só uma ajuda a tentar perceber se comprei um magnetrão sem necessidade.
Basicamente, ele ligava mas só não aquecia, comecei por:
- Confirmei que estavam a chegar os 220V ao transformador e depois de o ligar nos botões
- Fusíveis estavam bons, inclusive o fusível da Alta Voltagem, tinha continuidade..
- Para descartar logo problemas no diodo e condensador, testei a Alta tensão desligando os contactos do magnetrão e encostando uma chave de fendas a cada um, e fez faísca em ambos, logo: a parte de HV estava OK, deduzi logo que fosse o magnetrão com defeito.
- O magnetrão não aparentava em todo o caso estar avariado, tinha continuidade entre os pinos e não tinha para a carcaça, mas como tudo indicava que era, fui comprar um (32€).
Todo convencido que estava resolvido, montei o novo magnetrão e nada, o copo de água não aquecia, continuava com o mesmo problema.
Ainda não tinha aberto o fusível de HV por completo, e ao abrir reparei que estava estoirado.. mas não estava antes!! Porque fez faísca na chave de fendas.. que parvoíce.
Como não tenho nenhum igual, terei de comprar para a semana, resolvi meter um fio de cobre fininho apenas para testar, e pronto, já aquece.
Será possível o fusível de HV estar aberto e gerar faíscas nos testes que fiz ao magnetrão? Não pois não? portanto fiquei sem saber se o magnetrão estava mesmo avariado se o problema era deste fusível que entretanto queimou..
Magnetrão original:



O tal fusível.. rebentado e em que depois meti o fiozinho de cobre..


O novo magnetrão:

Não me apetece estar a desmontar tudo e a voltar a montar o outro,.. mas não estou maluco ao dizer que se fez faísca no teste que fiz é porque o fusível estava mesmo bom certo?