collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Medir Agua que está no Poço por filjoa
[Ontem às 20:58]


URGENTE - display de 7 segmentos com backpack por helderjsd
[20 de Setembro de 2017, 12:30]


Preços e fabricantes de pcb por Sérgio_Sena
[19 de Setembro de 2017, 10:20]


Palavras Cruzadas por Njay
[19 de Setembro de 2017, 02:24]


Isaac Asimov - I, Robot por senso
[18 de Setembro de 2017, 03:41]


Apresentação por TigPT
[17 de Setembro de 2017, 07:31]


ic SL440 da Plessey? por senso
[16 de Setembro de 2017, 13:11]


Compra Colectiva RS-Amidata por brunus
[15 de Setembro de 2017, 22:31]


Ideias para construir um quadrúpede simples por zordlyon
[15 de Setembro de 2017, 10:18]


Preparar bancada de testes por jm_araujo
[14 de Setembro de 2017, 10:24]

Autor Tópico: Rodas feitas apartir de embalagens de queijo fresco XD  (Lida 3919 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rmarcal

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Rodas feitas apartir de embalagens de queijo fresco XD
« em: 03 de Janeiro de 2010, 22:08 »
Boas pessoal, desde já desejo um bom ano a todos.

Para a minha participação utilizei as caixas que trazem o queijo fresco, achei que estas caixas davam umas boas rodas já que têm a forma pretendida e são faceis de manusear pois são de plastico.

Estas caixas que utilizei podem ter 2 tamanhos um grande e outro mais pequeno, para este tutorial utilizei as maiores.

Material utilizado:
2 caixas de queijo grandes (uma delas não sobreviveu XD)
Faca
1 servo normal
Dremel (para o buraco)
1 serra pois tive um problema com o mandril dos discos de corte.
Cola (não sei qual é a qualidade mas aguentou com o braço do servo)
1 camara de ar de bicicleta

Aqui estão as ferramentas:
dsc06567-jpg[/url]

A caixa:
dsc06541-jpg[/url]

dsc06542-jpg[/url]

Decidi cortar a caixa com 1 cm de espessura pois a extermidade mais pequena tinha 0,5cm.
Após o corte
dsc06552-jpg[/url]

Depois para alisar a superficie de corte utilizei a faca
dsc06556-jpg[/url]

Resultado:
dsc06559-jpg[/url]

A do lado esquerdo foi a primeira e por azar a que nao sobreviveu foi a segunda, a do lado direito (mais perfeitinha) pois sem querer durante o processo de furação partiu-se.

Após a furação:
dsc06563-jpg[/url]

O buraco tem a mesma dimensão que o centro do braço do servo, ficando no fim encostado ao plástico.

Aqui fica o desastre:
dsc06591-jpg[/url]

Depois como não tive tempo para utilizar cola quente encontrei aqui um tubo de cola e utilizei para colar o braço de servo na roda.

Outra opção à cola quente é a cola de cianoacrilato, é bastante forte mas como nao tinha em casa teve mesmo que ser a outra.

dsc06575-jpg[/url]


Como a superficie de contacto era muito lisa decidi meter borracha a envolve-la.
dsc06568-jpg[/url]

dsc06570-jpg[/url]

Resultado
dsc06577-jpg-0[/url]


Aparafusar o servo à roda:
dsc06581-jpg[/url]

Resultado final:

dsc06585-jpg[/url]

dsc06587-jpg[/url]

dsc06586-jpg[/url]

Como puderam ver são uma rodas simples e faceis de fazer.
As rodas não ficaram lá muito bem pois foi feito durante esta tarde e à pressa mas penso que dei a entender o principal no fabrico destas rodas.

Aqui fica a minha participação e obrigado por verem.






« Última modificação: 03 de Janeiro de 2010, 22:10 por rmarcal »