collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

pasta de soldar por Hugu
[Hoje às 18:41]


EtherCAT / LAN9252 por senso
[Hoje às 10:14]


Díodo schottky por Njay
[Hoje às 10:01]


Apresentação por senso
[Ontem às 17:34]


Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores por Njay
[21 de Agosto de 2017, 21:06]


duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico por vasco
[19 de Agosto de 2017, 01:09]


A Paixão da Física Walter Lewin , Warren Goldstein por Njay
[18 de Agosto de 2017, 11:45]


Gerar CPL file a partir dos Gerbers? por Hugu
[18 de Agosto de 2017, 00:22]


Ajuda num relógio para termoacumulador por dennis_boy
[17 de Agosto de 2017, 00:07]


Aspiração para CNC por LVirtual
[14 de Agosto de 2017, 17:34]

Autor Tópico: diy pcb etching  (Lida 1670 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AcidDagger

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 364
  • Make Bits, Making robotics in Portugal
    • Make Bits
diy pcb etching
« em: 24 de Abril de 2010, 23:39 »
Estou para fazer um mini laboratorio de fabrico de pcb's e estou a ver qual é a melhor solução

Esta:



Ou com uma insoladora?

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.627
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: diy pcb etching
« Responder #1 em: 25 de Abril de 2010, 00:38 »
uso este método, resultados bastante bons, a impressora é que não é grande coisa, 600DPI, mas foi barata, lol.
UV ainda estou a esperimentar, o que fiz no outro dia não correu bem  :o

Offline AcidDagger

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 364
  • Make Bits, Making robotics in Portugal
    • Make Bits
Re: diy pcb etching
« Responder #2 em: 25 de Abril de 2010, 11:28 »
Tenho algumas questões a colocar:

Qual é a diferença/qualidade entre os dois metodos?
No metodo que apresentei que papel é que se usa?
A impressao é a laser/toner?

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.627
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: diy pcb etching
« Responder #3 em: 25 de Abril de 2010, 11:52 »
Usa-se papel ''gloss'' daquele para imprimir fotos, pois dá maior brilho com tinta, mas não deixa o toner agarrar tão bem.
e imprime-se com toner, podes imprimir em papel normal, com uma inkjet, e tirar fotocópias, mas gastas o dobro do papel, e nem todas a reprografias tiram fotocopias com papel gloss...
depois pré aqueces o cobre, metes o papel, tenta ser rápido, ele agarra-se logo, e depois passas o ferro, com a ponta tambem para o toner sair mesmo todinho.

podes usar papel normal, mais vais ter de corrigir os traços quase todos com uma caneta permanente, e mesmo assim fica mal...
se imprimires a laser e toner escoreegar do papel, é porque há toner a mais, a maioria das impressoras tem um potenciometro dentor, para controlar quanto toner vem, costumam vir de fábrica no meio, mas dá para por um pouco mais de toner, é só encontrar o ponto com melhores resultados.

o método de UV tem melhores resultados quando está a ser bem feito, mas é mais caro...
mas não é preciso impressora a laser, dá para usar papel transparente(acetato) e inkjet, imprimes duas matrizes iguais, e metes uma por cima da outra para ter a certeza que não há espaços sem tinta, dpis expões a UV(para saberes o tempo de esposição tens de fazer uns testes) e mal fica esposto o tempo certo, metes dentro de soda cáustica, uns 40 segundos, passas por água, e metes dentro do percloreto, ou ácido cloridrico + h2o2.

a única vez que usei i metodo de UV saiu muiitoooo mal  ;D
outro membro que já tenha feito com sucesso deve saber responder ás tuas perguntas melhor  :)

Offline AcidDagger

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 364
  • Make Bits, Making robotics in Portugal
    • Make Bits
Re: diy pcb etching
« Responder #4 em: 25 de Abril de 2010, 12:05 »
o primeiro parece ser mais facil para começar ;)

se bem que ja vi excelente resultados com o segundo

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.627
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: diy pcb etching
« Responder #5 em: 25 de Abril de 2010, 12:57 »
linhas de 0,4mm fazem-se bem, até já fiz de 0,2mm com o metodo do toner.
mas costumo fazer o mais grosso possivel, prefiro alterar o layout, do que ter de repetir tudo umas 3 ou 4 vezes por causa de linhas quebradas...