collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Interface ZX Spectrum  (Lida 4596 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 110
Interface ZX Spectrum
« em: 09 de Novembro de 2010, 10:19 »
Boas!

Este fim-de-semana estive a ressuscitar o meu velhinho Zx Spectrum.

Acredito que poucos o conheçam neste fórum, mas para a malta da minha idade este foi o primeiro verdadeiro contacto com a informática. Uma verdadeira máquina, que para além dos fantásticos jogos que possuía, também permitiu a muitos de nós um primeiro contacto com a programação (com o velhinho BASIC).

Mas deixando de parte a nostalgia, voltei a ficar surpreendido com o facto de tudo funcionar perfeitamente, 25 anos depois, numa máquina que ainda é capaz de fazer umas coisas engraçadas.

Entretanto lembrei-me que talvez fosse possível dar-lhe uma utilização mais actual e andei a pesquisar as possibilidades de ter algum tipo de input/output usando a "porta de expansão" que já naquela altura era utilizada para joysticks, impressoras, etc...
E descobri este site que, aparentemente, é exactamente aquilo que procuro.

ZX Spectrum 24-lines Input/Output Interface



Para já, a dificuldade que encontro tem mais a haver com o conector especial do zx spectrum que não sei bem onde encontrar, e com duas portas NAND, que confesso não saber o que são fisicamente. Para além disso estou a tentar encontrar os pics 74LS00 e o 8255 a preços relativamente acessíveis.


De resto não  me parece uma tarefa assim tão complicada para as minhas recentes mas limitadas capacidades electrónicas.

Alguém tem alguma sugestão?
Já alguém tentou algo parecido?

Uma coisa que queria evitar a todo o custo é danificar alguma coisa no equipamento, que já é quase uma peça de museu…

Obrigado!

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Interface ZX Spectrum
« Responder #1 em: 09 de Novembro de 2010, 11:05 »
Vou so tentar ajudar no que sei....

em pics 74ls00 e 8255, parece-me que estas um bocado baralhado...

o 7400 é um integrado constituido por 4 portas NAND de 2 entradas que sao utilizadas no circuito...

Acerca do 8255, uma pesquisa rapida no ebay deu alguns resultados, como isto...

Mas nenhum dos dois é um PIC... acerca do circuito.. parece-me acessivel de se construir.

Abraço

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 110
Re: Interface ZX Spectrum
« Responder #2 em: 09 de Novembro de 2010, 11:23 »
Vou so tentar ajudar no que sei....

em pics 74ls00 e 8255, parece-me que estas um bocado baralhado...

o 7400 é um integrado constituido por 4 portas NAND de 2 entradas que sao utilizadas no circuito...

Acerca do 8255, uma pesquisa rapida no ebay deu alguns resultados, como isto...

Mas nenhum dos dois é um PIC... acerca do circuito.. parece-me acessivel de se construir.

Abraço
:-[
PICS? Chamei-lhes PICS? Hehehehe...  :D
Confesso que, de vez em quando, atropelo os nomes das coisas. Obrigado pela correcção!

Em relação ao 7400, eu percebi que tenho que o utilizar nas portas 17A e 9B, mas não tinha percebido que sobravam duas gates para as outras duas portas do circuito (a parte da alimentação). Quer dizer que posso utilizar o mesmo integrado para todo o circuito (só agora reparei na numeração 1 a 14 dessas portas)?

Quanto ao link do 8255, obrigado! Já tinha andado pelo mesmo ebay, mas só tinha encontrado o 8255 a mais de 20€.

Acho que vou encomendar os componentes, e partir para a aventura. Aquele conector tem algum nome especial? Onde poderei encontra-lo?

Obrigado!

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Interface ZX Spectrum
« Responder #3 em: 09 de Novembro de 2010, 11:33 »
Na parte da alimentaçao, nao consigo perceber muito bem a ligaçao das portas NAND  ??? sobre o conector e que ja nao consigo ajudar mesmo...


Abraço e força com o projecto.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Interface ZX Spectrum
« Responder #4 em: 09 de Novembro de 2010, 14:23 »
As portas NAND são portas lógicas, desempenham uma função lógica, um integrado com as 4 lá dentro(o 74LS00) deve custar 1€ ou nem isso, as portas lógicas tal como todas as coisas electrónicas quando não são usadas têm de se ligar as entradas aos 5v ou aos 0v para não ficarem a flutuar, o que pode causar oscilação de alta frequeência e depois queimas o integrado.
O 8255 parece um multiplexer bastante inteligente e cheira-me que vai ser muito dificil encontrares tal coisa á venda actualmente.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Interface ZX Spectrum
« Responder #5 em: 10 de Novembro de 2010, 01:53 »
Esse esquema já bastante antigo, ainda do tempo em que os PICs não eram conhecidos. (salvo erro)

Quase que garanto que a programação no ZX é que está a fazer programção básica da coisa.
Ora vejam ::::

~CE - chip enable

A0:A1 - possibilidade de ter quatro portas de 8-bits

temos agora D0:D7 - porta de dados de 8-bits

e ainda o ~RD e ~WR - pinos de comando LEITURA/ESCRITA para portas paralelas


Programar um microcontrolador para responder a estes comandos, é tarefa simples. Especialmente para os de 40pinos com porta paralela e interrupções desta porta paralela. PORTD nos PICs.

Está aqui um bom trabalhinho para dar nos cursos ;D




Lembro-me de ver na ELEKTOR há uns anos atrás, uma carta de relés, directamente da porta do ZX. Acho q tinha um buffer  para o driver dos relés.

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 110
Re: Interface ZX Spectrum
« Responder #6 em: 10 de Novembro de 2010, 09:50 »
Já mandei vir os componentes necessários e logo vos digo como correu. Tudo junto não ficará por mais de 15€, mas deve demorar a chegar tudo. Uma carta de relés é, curiosamente, a primeira coisa que irei testar. Tenho aqui uma com 8 outputs que já serviu para me iniciar na porta lpt do pc, e posteriormente no arduino.

É a minha versão do “Hello World”... mas com candeeiros...  8)