collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

RN42 e TP-Link MR3020 por doiga
[Hoje às 19:22]


Ajuda Projecto IR / RF por senso
[Hoje às 13:15]


Recomendação de um opamp para um DAC r2r por Njay
[Hoje às 12:33]


Ideias para construir um quadrúpede simples por dropes
[Ontem às 22:43]


Ajuda com TRIAC por senso
[17 de Novembro de 2017, 18:00]


TV LG White Screen por almamater
[15 de Novembro de 2017, 08:37]


Pergunta sobre prototipagem ( Pesquisa ) por luisjustin
[14 de Novembro de 2017, 23:22]


Medir Agua que está no Poço por Njay
[14 de Novembro de 2017, 13:28]


Amplificador audio por beirao
[12 de Novembro de 2017, 23:43]


Power_OK Enermax por edeweld
[12 de Novembro de 2017, 17:15]

Autor Tópico: Ovelha Electroli  (Lida 4854 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 109
Ovelha Electroli
« em: 13 de Novembro de 2010, 12:30 »
Boas!

Venho aqui partilhar um pequeno projecto que executei há alguns dias atrás, e que me ocupou por pouco mais de uma hora, mas que me deu bastante gozo e teve algum sucesso entre o publico alvo…  :P
Ainda estive para colocar este post no tópico “mil brinquedos por mil sorrisos” mas a verdade é que grande parte dos requisitos para esse tipo de brinquedos não são cumpridos, assim optei por criar um tópico novo. Qualquer sugestão de adaptação tendo em vista essa bonita iniciativa, é bem vinda.

Quem tem crianças pequenas nos infantários, sabe que, de quando em vez, é pedido aos pais que participem num projecto com os filhos, normalmente associado a um qualquer assunto que eles estão a “estudar” no momento.
Assim, a semana passada foi pedido aos pais que fizessem com os filhos um “animal da quinta” à escolha, utilizando os materiais que quisessem, de preferência reciclados.

Foi aí que surgiu a ideia da ovelha, e, poucos minutos depois, a ideia de uma ovelha um pouco mais… interactiva.  8)

Sabendo de antemão que o trabalho seria depois devolvido, resolvi reunir umas peças que já tinha por casa para outros projectos, e construir uma ovelha com luz e som, que basicamente terá um botão que toca ciclicamente um som, e enquanto a ovelha “fala” acende os olhos numa cor variável (dependendo do tempo de duração do tal som).

Atenção que só achei importante documentar este projecto depois da “ovelha” voltar para casa já muito “abalada” pelas várias “interacções”(!), portanto o que vão ver é um pouco de “reverse engineering”… :o

Para este projecto utilizei:

            1 Bateria LIPO – 7,2v
            1 Cartão microSD
            1 Módulo Som (tipo somo4d)-WTV020-SD-mini
            1 Altifalante 8 ohm
            1 Botão grande, tipo maquinas de arcada.
            1 Regulador T33
            1 Interruptor on/off
            2 Female header de 8 pinos
            2 Condensadores (10uF e 100uF)
            2 Leds Multicor
            - Fio preto e vermelho e alguns conectores
+
            1 Garrafa de plástico de água do luso 33cl
            2 Rolhas de cortiça “porta da ravessa”
            1 Meia usada e rota (mas lavada) “Dim”
            1 Embalagem de algodão “Continente”
            - Cola “UHU”
            - Fita isoladora “Tesa Film”



Para o “corpo” da ovelha cortei parte da garrafa de 33cl (o tamanho escolhido foi esse para “encaixar” o altifalante, que tem sensivelmente o mesmo diâmetro), e fiz os buracos para o botão e para o interruptor, com uma ponta velha do ferro de soldar, basicamente derretendo o plástico.

   

Utilizei uma pequena veroboard onde soldei o regulador de tensão, os condensadores, e os headers para o módulo de áudio.
Curiosamente, este módulo de áudio é muito parecido com o somo4d que utilizei no projecto do geosounduino, com uma pequena diferença: este foi comprado no ebay e custou perto de 5€. Aliás, comprei-o porque tinha a secreta esperança que este funcionasse da mesma forma que o original da Sparkfun, mas por enquanto não consigo que este responda aos mesmos comandos série que o outro (o bitbanging ainda é um mistério para mim….), embora em tudo o resto seja exactamente igual. Até os formatos de áudio do cartão microsd são os mesmos (ad4). E como para este projecto é apenas necessário lançar um som aleatório, este módulo chega perfeitamente.

 

Carreguei o cartão microsd com 6 ficheiros áudio retirados da net com “vozes” de ovelha, e convertidos para o formato ad4. (baaaaa)

Coloquei tudo dentro da garrafa (originalmente a bateria lipo não tinha o conector de carregamento de fora, mas como esta descarregou mais rapidamente do que eu esperava, acabei por fazer uma abertura para poder carregar a bateria dentro da garrafa), e “tapei” tudo com o altifalante, deixando de fora apenas dois fios ligados ao sinal “busy” do módulo, que iriam alimentar os 2 leds.

 

Coloquei a meia velha por cima do “corpo” da ovelha, e com alguma paciência, passei os fios através da rolha, soldando os leds no final.

 

O resto do processo já foi feito com o miúdo que achou fantástico ter de colar o algodão ao boneco, ficando com as mãos cheias de cola e umas coisas brancas esquisitas…

 

Terminei com dois olhos e duas orelhas de papel, mais uma pseudo língua, umas “patas” com o que restou das rolhas e… voilá! Uma ovelha muito perto da perfeição, tal e qual a Doli, de quem herdou parte do nome…

 

A parte mais revigorante de todo este projecto foi saber que os miúdos adoraram o boneco, e que nem os sons esquisitos (alguns deles confesso que eram bem estranhos) os assustaram, tendo brincado com a ovelha até… a bateria se esgotar.

P1100699

Resumindo: Com os parcos conhecimentos que fui adquirindo nestes últimos tempos, maioritariamente neste fórum, já me sinto “á vontade” nestes pequenos projectos, que dão bastante gozo e que espero que acabem por influenciar “as novas gerações” para este fascinante mundo da electrónica.  ;)

P.S.-> Hoje veio o pedido de um novo trabalho. Uma estrela cadente para o presépio da sala. Imaginam o que já me vai pela cabeça…  ;D
« Última modificação: 13 de Novembro de 2010, 12:54 por Ricardo »

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.493
Re: Ovelha Electroli
« Responder #1 em: 13 de Novembro de 2010, 12:37 »

Muito bom! ;)

E porque não colocar uma ficha jack (fema) em paralelo com o botão on/off e participar no concurso mil brinquedos mil sorrisos? ;)

Fico à espera! ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.727
Re: Ovelha Electroli
« Responder #2 em: 13 de Novembro de 2010, 13:57 »
Ficou bastante engraçado! ;)

Quando tiver filhos hei-de fazer o mesmo :p

Quanto à bateria deverias começar a pensar em utilizar outros reguladores, esse é muito pouco eficiente. O ideal seria comutados e há muitas empresas a enviar samples, o problema é que tens depois um circuito à volta desses integrados e aí nem sempre temos os componentes por casa, mas mesmo reguladores lineares como esses há outros melhores, quem costuma aqui pelo forum dar boas indicações sobre isso nos tópicos é o asena, se pesquisares por tópicos ou posts deles vais encontrar bastantes informação.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Ovelha Electroli
« Responder #3 em: 13 de Novembro de 2010, 14:06 »
Achei espectacular... :D
Conseguir cativar os mais pequenos para estas coisas é complicado.

Construíste um brinquedo de raíz, com recurso a material reciclado! Muito bom! Gostei de ler o projecto e fico à espera de fotos do presépio!