collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Uma mão cheia de ARM's  (Lida 30377 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #45 em: 27 de Novembro de 2010, 14:29 »
Estou a falar de cor, mas: Penso que a ST (ou seria a ARM?) estava a tentar "certificar" as suas "librarias"  ;) para um standard de modo a que fosse compatível entre vários fabricantes e talvez diferentes uC.... Alguém sabe ao certo o que é isto que estou a "inventar" ? =)

São as bibliotecas CMSIS.
http://www.arm.com/products/processors/cortex-m/cortex-microcontroller-software-interface-standard.php

São mais uma camada de abstracção que pretendem harmonizar o desenvolvimento de código para uC's com ARM de diferentes empresas. Isto é, desenvolves código uma vez e poderes usa-lo num LPC, num STM, etc

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #46 em: 27 de Novembro de 2010, 14:41 »
StarRider, e da TI, ja experimentaste alguma coisa? Em concreto, os Stellaris (Cortex-M3)?

Neste momento é o fabricante que mais me agrada. Tem IDE e compilador proprio baseado em Eclipse (Code Composer) que para uso profissional tenho duvidas se será a melhor escolha (custa ~500€ a versão pro penso eu) se bem que existem sempre as soluções Keil e IAR no entanto para hobby é mais que suficiente, têm Cortex-M3, RF4, A8 e não sei se mais qualquer coisa, a documentação é espectacular, têm várias placas de desenvolvimento consoante o tipo de aplicação...

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #47 em: 27 de Novembro de 2010, 14:44 »
Alguns posts deste artigo foram removidos para não denegrir a grande qualidade que este tópico tinha.

Espero que ambos os membros compreendam que a comunicação escrita pode ser interpretada de diversas formas e que nem sempre quem escreveu pretendia dizer o que parece que estamos a ler.

O LusoRobótica tem sido ao longo dos últimos anos um excelente espaço para convívio e partilha de conhecimentos e espero que possamos por de lado alguns sentimentos menos próprios que tenham surgido.

Afinal de contas, os ARMs já dão discussão suficiente!  :P

StarRider

  • Visitante
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #48 em: 27 de Novembro de 2010, 14:59 »
Boas pessoal,

Não sei se já foi falado, se já foi peço desculpa, mas a NXP fornece gratuitamente o LPCXpresso IDE para Windows e Linux, suporta LPC11xx,
LPC13xx, etc.

Dêem uma vista de olhos em http://lpcxpresso.code-red-tech.com/LPCXpresso ou podem fazer o download directamente em:
http://lpcxpresso.code-red-tech.com/LPCXpresso/Windows
http://lpcxpresso.code-red-tech.com/LPCXpresso/Linux

Para quem tem as board LPCXpresso é a solução perfeita, alem de ser grátis tem melhorias e funcionalidades especificas para os LPC.

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #49 em: 27 de Novembro de 2010, 15:14 »
A minha "preferência" por enquanto é porque é o melhor que tenho agora em mãos para trabalhar.
O que eu falava de código portavel é precisamemte o CMSIS que cada fabricante disponibiliza.
Pois, isso do encoder pode ser um bug no silicio, podias tentar mandar um email para a NXP e ver o que eles diziam, ou ver nas erratas que existia informação sobre isso, existem sempre pequenos bugs, e claro que mesmo um bug pode ou não ser grave, se for um encoder de um CNC pode dar mau resultado, se for um encoder para interface de utilizador não me parece tão grave falhar um ou outro passo.
Acho que agora temos é que em conjunto pegar nas Disocvery e fazer aqui uma linha de tutoriais todos bonitinhos, quando poder tambem ajudarei é claro ;)
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #50 em: 27 de Novembro de 2010, 16:05 »
StarRider, e da TI, ja experimentaste alguma coisa? Em concreto, os Stellaris (Cortex-M3)?

Neste momento é o fabricante que mais me agrada. Tem IDE e compilador proprio baseado em Eclipse (Code Composer) que para uso profissional tenho duvidas se será a melhor escolha (custa ~500€ a versão pro penso eu) se bem que existem sempre as soluções Keil e IAR no entanto para hobby é mais que suficiente, têm Cortex-M3, RF4, A8 e não sei se mais qualquer coisa, a documentação é espectacular, têm várias placas de desenvolvimento consoante o tipo de aplicação...

Boas msr,

Para ser sincero nunca tive o prazer de "mexer" num uC da TI,  e digo prazer pois  concordo totalmente contigo, o TMS570LS com o core
Cortex-RF4 é possivelmente o melhor uC ARM do mercado, uma verdadeiro colosso em todos os aspectos !

Sobre os Stellaris,  são relativamente recentes, mas pelo que li nas datasheets são um espectáculo, e ainda por cima têm uma versão com SOIC
de 28 pinos ideal para substituir de vez os AVR naqueles projectos mais pequenos, infelizmente o Keil ainda não suporta os Stellaris :(

E os preços dos Stellaris (Cortex-M3) são muito em conta... queria evitar estar a saltar novamente para uma nova implementação e ter
que sofrer mais uma curva de aprendizagem.... mas definitivamente os uC da TI são uma boa opção a ter em conta.

Abraços,
PA
« Última modificação: 29 de Novembro de 2010, 10:15 por StarRider »

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #51 em: 28 de Novembro de 2010, 01:21 »
Caro senso obrigado pela resposta...
E ainda bem que não são programados em MIPS, já tive uma cadeira inteiramente do MIPS e foi ai que começei a utilizar o arduino...

Eu não conhecia estas placas e por acaso é muito curioso...o que vejo no youtube muitas delas trazem tipo um ecra agarrado a placa...o kit de desenvolvimento é mesmo assim? eu vi uma LPC1768 no youtube trazia um ecra incorporado...

Estou para ver quando saem esses tutoriais...Por acaso quem sabe se um dia até não me dedico a uma coisa dessas...

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #52 em: 28 de Novembro de 2010, 02:02 »
Vou adicionando o que vou encontrando por aqui que me pareça interessante:
http://gostm32.blogspot.com/

StarRider

  • Visitante
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #53 em: 28 de Novembro de 2010, 22:34 »
Boas,

Mas vocês vão mesmo entrar com um projecto para o concurso da EBV ou foi só numa de sacar as boards ?

Estou a fazer esta pergunta pois eu possivelmente vou enviar um projecto, por outro lado não era má ideia participar com um projecto
conjunto... digo eu, que dizem ?

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #54 em: 28 de Novembro de 2010, 22:50 »
Se até lá montar e testar o que disse até posso concorrer, mas não sei involve um TFT que é carito..
Qual é a cena com o MIPS, ou programas em assembly ou desencantas um compilador C e siga C para cima,
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #55 em: 28 de Novembro de 2010, 23:55 »
A minha ideia inicial era só mesmo sacar a board, nem cheguei a ler muito bem o que lá dizia, ainda hipotequei a casa e não sei :p
Quando é o prazo de entrega de projectos?! Se for algo para não ocupar muito tempo até posso ajudar (ultimo ano da faculdade, estou pelas costuras)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #56 em: 29 de Novembro de 2010, 00:34 »
É para entregar até Setembro de 2011, tens é de fazer o que disseste que ias fazer, se for algo de mirabulante estás feito lol.
Avr fanboy

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #57 em: 29 de Novembro de 2010, 02:52 »
E o vencedor tem que ir à Alemanha buscar o prémio :o
Se for necessário eles dão uma ajudinha de 200€ para as deslocações ;D

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #58 em: 29 de Novembro de 2010, 10:05 »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #59 em: 29 de Novembro de 2010, 11:54 »
É pena estar em alemão :s Isto foi algum curso no Porto?!