collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Palavras Cruzadas por Hugu
[Hoje às 00:54]


[Projecto] Bomba Airsoft por jm_araujo
[Ontem às 16:54]


Apresentação por Tech_JA
[Ontem às 09:19]


Medir Agua que está no Poço por filjoa
[21 de Setembro de 2017, 20:58]


URGENTE - display de 7 segmentos com backpack por helderjsd
[20 de Setembro de 2017, 12:30]


Preços e fabricantes de pcb por Sérgio_Sena
[19 de Setembro de 2017, 10:20]


Isaac Asimov - I, Robot por senso
[18 de Setembro de 2017, 03:41]


ic SL440 da Plessey? por senso
[16 de Setembro de 2017, 13:11]


Compra Colectiva RS-Amidata por brunus
[15 de Setembro de 2017, 22:31]


Ideias para construir um quadrúpede simples por zordlyon
[15 de Setembro de 2017, 10:18]

Autor Tópico: Soldar componentes SMD  (Lida 8801 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AcidDagger

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 364
  • Make Bits, Making robotics in Portugal
    • Make Bits
Soldar componentes SMD
« em: 10 de Maio de 2012, 18:37 »


Soldar componentes SMD por vezes parece mais dificil do que realmente é, com um pouco de prática consegue-se uma boa soldadura.

http://makebits.net/como-soldar-componentes-smd/

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Soldar componentes SMD
« Responder #1 em: 10 de Maio de 2012, 19:16 »
Concordo... Quando olhei para um Atmega1280 pela primeira vez assustei-me porque nunca iria conseguir soldar aquilo... hoje demoro uns 15 minutos e fica quase impecável. Essa técnica da malha dessoldadora é brutalmente eficaz!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.390
  • Helpdesk do sitio
Re: Soldar componentes SMD
« Responder #2 em: 10 de Maio de 2012, 19:20 »
Fluxo!
Acima de tudo fluxo, de qualidade e em quantidade generosa.
É só agarrar na seringa, e colocar um fio de fluxo em cada coluna de pads, pousar o componente, pingar duas pontas para centrar, uma bolinha de solda no ferro, arrastar pelos pinos e fica perfeito, ainda só soldei meia duzia de smd's e soldo tão rápido um SO-14 ou SO-16 que uma resistencia PTH.
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Soldar componentes SMD
« Responder #3 em: 10 de Maio de 2012, 19:30 »
Para mim os piores sao os BGA, aqueles com as patinhas por baixo do proprio componente! Tenho uma maquina de ar quente mas nao me atino com aquilo...

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Soldar componentes SMD
« Responder #4 em: 23 de Maio de 2012, 12:20 »
SJD22 estás como eu! Tinha para aqui umas samples com esse casing e rebentei-as quase todas... Os melhores resultados que tive até hoje foram com o forno! Desoxidar pinos do chip com fluxo, deixar la uma gota muito pequena de solda, fluxo em pasta na pcb para segurar o componente no lugar, meter no forno.
Ficou muito bem, mas n gosto de andar a cozinhar PCBs como é obvio! Alguém tem técnicas melhores?
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Soldar componentes SMD
« Responder #5 em: 23 de Maio de 2012, 13:05 »
Esses BGAs têm sempre um pouco da patinha de lado. O que eu fiz foi aumentar o tamanho das pistas na PCB e dps meto la o componente e soldo de lado... nao fica perfeito mas serve para prototipos na boa.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.708
Re: Soldar componentes SMD
« Responder #6 em: 23 de Maio de 2012, 13:15 »
E usar a tecnica da crepeira?!  :o

Colocam lá solda nos pinos, depois colocam o smd, e deixam que o calor trabalhe a solda...

falo disto:



Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Soldar componentes SMD
« Responder #7 em: 23 de Maio de 2012, 13:56 »
Esse da crepeira também me parece bem :D

SJD22, como fazes com os LGA por exemplo, que não tem nada!
Já atirei 3 destes po lixo :( :

http://media.digikey.com/Renders/STMicro%20Renders/LGA-10(exposed-pin).jpg
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Soldar componentes SMD
« Responder #8 em: 23 de Maio de 2012, 14:06 »
Esses nunca tentei e cheira-me que ia fazer merd* :)

Espero nc precisar disso... Eu ha 1 ano qdo comecei a soldar Atmegas1280 ia desesperando... achava aquilo super hiper dificil... agora é facilimo... mas acho que nc vou achas facil esses LGA.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.390
  • Helpdesk do sitio
Re: Soldar componentes SMD
« Responder #9 em: 23 de Maio de 2012, 16:01 »
LGA's e afins o melhor é uma pistola de ar quente, ou então uma tostadeira de 40€ com um termopar e um micro a fazer um perfil para soldar.
Avr fanboy

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 793
Re: Soldar componentes SMD
« Responder #10 em: 23 de Maio de 2012, 18:09 »
Nos ultimos dias soldei um TPS63031 (DFN) e um MMA8453 (QFN) com mas com uma stripboard para depois meter na breadboard.

O TPS63031 já o testei e acho que ficou bem soldado mas os resultados que obtive não foram grande coisa principalmente porque este IC é de alta frequência e alta frequencia + breadboards + deadbugstyle + carrada de fios/jumpers, etc não se dão nada bem (obtive Vout~2.9V com Vpp~0.8V). O MMA8453 vou testar nos proximos dias, estou confiante.
Para soldar estes usei solda com diâmetro 0.02 inch (com chumbo), fluxo kester 951 e fio 30 AWG. O ferro que uso é o de 7€ que comprei ha uns tempos e tem funcionado MUITO bem.

Outra experiência que tive com QFN foi esta. Aqui usei fluxo de seringa (gel) e pistola de ar quente. As primeiras boards exagerei um bocado no fluxo mas ficaram todas a funcionar (soldei 3 ou 4).

É um bocado stressante e demora algum tempo a soldar mas acho que vale a pena saber soldar estes bixos, visto que em geral os ICs mais "interessantes" aparecem com este tipo de package.

Edit:
Deixo aqui uma foto do acelerometro "bug styled".
http://minus.com/mfKmvrhGD/
Usei cola UHU que era o que tinha cá em casa, com super cola ficaria melhor (mais liquida e menos "peganhenta").
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, 18:19 por msr »

Offline doiga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 58
Re: Soldar componentes SMD
« Responder #11 em: 23 de Maio de 2012, 18:28 »
Eu para soldar um LGA, e recentemente um accelerometro, também usei esta técnica, mas no meu caso foi numa padboard, e não tive qualquer tipo de problema, e trabalha as mil maravilhas!

Nos ultimos dias soldei um TPS63031 (DFN) e um MMA8453 (QFN) com mas com uma stripboard para depois meter na breadboard.
O pior é quando de sem querer tocas noutro fio, e ele dessolda, e tens que repetir o processo  :(
github.com/DMRodrigues

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 793
Re: Soldar componentes SMD
« Responder #12 em: 23 de Maio de 2012, 18:31 »
O pior é quando de sem querer tocas noutro fio, e ele dessolda, e tens que repetir o processo  :(

No acelerometro faltava-me só soldar um pino tive que voltar a re-soldar mais 3 ;D Acabei por demorar quase 2h de volta do bixo, com uma ou outra pausa pelo meio para recompor a postura.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.234
    • Tiago Rodrigues
Re: Soldar componentes SMD
« Responder #13 em: 24 de Maio de 2012, 17:48 »
Melhor forma que consegui fo complaca vitrocerâmica, para não queimar as pcbs ao colocar directamente, coloco folha de prata por baixo (daquela de cozinha) para distribuir o calor mais uniformemente e fazer um aquecimento mais gradual.

Depois vou aquecendo gradualmente a placa e observando a temperatura da pcb com termometro laser.

PS - usar sempre solda líquida com flux (+/-60%), pouca quantidade em todos os pontos a soldar.

Assim que começa a ficar derreter o flux, solda de imediato. Depois deixar baixar a temperatura também gradualmente para não danificar os ICs.

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Soldar componentes SMD
« Responder #14 em: 24 de Maio de 2012, 17:54 »
Onde arranjas solda liquida?
Tr3s
Daniel Gonçalves