collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Feira de electricidade e eletrónica por edeweld
[Hoje às 02:02]


Recomendação de um opamp para um DAC r2r por jm_araujo
[Ontem às 10:48]


RN42 e TP-Link MR3020 por doiga
[22 de Novembro de 2017, 19:22]


Ajuda Projecto IR / RF por senso
[22 de Novembro de 2017, 13:15]


Ideias para construir um quadrúpede simples por dropes
[21 de Novembro de 2017, 22:43]


Ajuda com TRIAC por senso
[17 de Novembro de 2017, 18:00]


TV LG White Screen por almamater
[15 de Novembro de 2017, 08:37]


Pergunta sobre prototipagem ( Pesquisa ) por luisjustin
[14 de Novembro de 2017, 23:22]


Medir Agua que está no Poço por Njay
[14 de Novembro de 2017, 13:28]


Amplificador audio por beirao
[12 de Novembro de 2017, 23:43]

Autor Tópico: Fazer plástico  (Lida 8989 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Fazer plástico
« em: 15 de Setembro de 2012, 16:16 »
Pretendia fazer umas peças em plástico. O molde é facil e consigo fazer mas preciso do plástico propriamente dito.

Isso compra-se? Precisava de algo liquido que vertesse no molde e depois de seco ficasse plástico.

Alguem sabe de algum produto para isso?

Obrigado.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.402
  • Helpdesk do sitio
Re: Fazer plástico
« Responder #1 em: 15 de Setembro de 2012, 16:20 »
Plástico não é suficientemente liquido para isso, por isso é que as peças de plástico são feitas em máquinas de injecção de plástico, e o plástico encolhe quando seca, porque isso é que coisas com o Catia com plugins para modelação de moldes de plástico custam centenas de milhares de € por licensa.
Uma caixa de projecto com uns furos não te serve?
Avr fanboy

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.234
  • David_@@@_Teles
Re: Fazer plástico
« Responder #2 em: 15 de Setembro de 2012, 17:31 »
Resina não te chega é só misturar deitar no molde e esperar
David Teles

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.402
  • Helpdesk do sitio
Re: Fazer plástico
« Responder #3 em: 15 de Setembro de 2012, 18:14 »
Tem de ter um molde flexivel, e fica bastante caro usar epoxy liquido.
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Fazer plástico
« Responder #4 em: 15 de Setembro de 2012, 19:03 »
Caixa de projecto com furos... o que é isso senso?

eu quero fazer uma peça rígida moldada por mim... Lembrei-me do plastico... mas se houver outra coisa equivalente tanto me faz...


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.402
  • Helpdesk do sitio
Re: Fazer plástico
« Responder #5 em: 15 de Setembro de 2012, 19:04 »
Coisas destas:
http://www.allelectronics.com/make-a-store/category/490/Project-Boxes/1.html

Tens de muitas marcas, e de distribuidores respeitaveis como a Mouser, e a Digikey, se disseres o que queres fazer talvez te consiga ajudar melhor.
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Fazer plástico
« Responder #6 em: 15 de Setembro de 2012, 19:10 »
Eu nao quero fazer uma caixa...

Quero fazer um paralelipepedo com um furo no meio para passar um varão roscado. A minha ideia era, para o furo roscado, usar porcas.

Se tiver um molde com várias porcas em cima umas das outras de um lado ao outro do molde e verter o plastico (ou material equivalente), fazia a peça que pretendo.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.930
Re: Fazer plástico
« Responder #7 em: 15 de Setembro de 2012, 19:58 »
Não seria mais fácil soldar as porcas com um mini maçarico?
Existem porcas galvanizadas que não suportam ser soldadas com solda normal (chumbo / estanho) mas as mais baratas já dão.
Arranjavas uma base de aço ou ferro, enroscavas todas as porcas no varão roscado e poisavas sobre esta base; depois era só aquece-las e passar com solda (não muita ou fica o varão também soldado).

É apenas uma sugestão, porque estar a fazer um molde de plástico para colocar porcas é bem provável que estas fiquem desalinhadas e o varão não passe bem.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Fazer plástico
« Responder #8 em: 15 de Setembro de 2012, 20:43 »
Nao é má ideia dropes... vou pensar melhor na ideia.

o objectivo é começar  apensar numa CNC.... :)

E ja agora para fazer as peças onde entra o varao para deslizar... ideias?

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Fazer plástico
« Responder #9 em: 15 de Setembro de 2012, 20:57 »
O betume que se utiliza na carroçaria dos automóveis não dará para o que queres, acho que seja mais fácil e barato de trabalhar que a resina.
Alfredo Garcia

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.930
Re: Fazer plástico
« Responder #10 em: 15 de Setembro de 2012, 22:20 »
Já desconfiava que fosse para uma CNC  ;D
Isso é uma carga de trabalhos, claro que é possível mas sem peças adequadas pode dar para o torto, desde folgas, empenamentos, desalinhamentos XY, programação, interpretação de comandos... etc, etc.
Não te quero desencorajar, afinal tive uma ideia parecida à cerca de 10 anos e hoje ainda estou em programação, não estando certo se irá funcionar devidamente.
Regra geral, robustez, se queres realizar as peças para deslizar só posso recomendar teflon (PTFE), é caro mas funciona. Quanto à construção vais ter de pesquisar muito.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.490
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fazer plástico
« Responder #11 em: 15 de Setembro de 2012, 23:50 »
se queres peças em plastico (ABS) pk nao mandas fazer em impressao 3D?
mas se é um peça paralelepípedica só com um furo pk nao compras uma barra e furas dpx?.. se queres em acrilico arranjo-te mas acrilico em barra é super caro

Os teflons sao os melhores pra fazerem de casquinlho em varoes, pk sao plasticos de baixo atrito.

 

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.708
Re: Fazer plástico
« Responder #12 em: 16 de Setembro de 2012, 02:45 »
Minha ideia...

Compras Nylon para torneamento da grossura que quiseres...
Arrajanjas um tubo de ferro com o diametro pretendido para a rosca por dentro, arranjas um macho e fazes a rosca no tubo...

No nylon fazes um furo onde queres, o mais justinho possivel ao diametro externo do tubo...

Depois é só atacar o tubo redondo no furo feito no nylon e ficas com uma coisa boa...

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 539
Re: Fazer plástico
« Responder #13 em: 16 de Setembro de 2012, 07:28 »

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Fazer plástico
« Responder #14 em: 16 de Setembro de 2012, 11:49 »
Tenho de explorar melhor mas parece-me uma boa opçao. Obrigado!! :)