collapse

* Posts Recentes

Bibliotecas para arduino e drivers de stepper - o problema da 'distracção' por SerraCabo
[Ontem às 23:27]


Zener BZW04-105? por brunus
[Ontem às 17:34]


Artigo 11, 13 e os restantes por jm_araujo
[10 de Dezembro de 2018, 11:05]


Compra Colectiva Mouser N3-2018 (limite 25 Nov) por Hugu
[10 de Dezembro de 2018, 01:07]


Ajuda para reparar Luzes de LED de Natal por brunus
[09 de Dezembro de 2018, 00:59]


Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar? por brunus
[09 de Dezembro de 2018, 00:12]


Usar steppers de 5 pontas como se fossem de 4 pontas por SerraCabo
[08 de Dezembro de 2018, 21:18]


LusoRobótica - Website - Estado actual por Tech_JA
[06 de Dezembro de 2018, 09:18]


Como transformar um mosquito killer de tomada em um portátil? por brunus
[05 de Dezembro de 2018, 23:28]


LR, passado, presente e futuro por iyahdub
[05 de Dezembro de 2018, 04:16]

Autor Tópico: Desenho Footprint de componente - PCB  (Lida 1193 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.749
Desenho Footprint de componente - PCB
« em: 06 de Outubro de 2013, 14:09 »
Olá,
Estava aqui a desenhar o footprint de um componente seguinte as recomendações da datasheet



No entanto a imagem presente na datasheet não respeita muito as proporções das medidas, eu sei que esta imagem não deve servir de referencia, mas a diferença ainda é grande.



Sendo o espaço entre cada pad de 0.13mm o que é menos que o limite dos sitios mais comuns, por exemplo olimex ou seeedstudio, para prototipos.

devo seguir esquer os valores recomendados?

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.527
Re: Desenho Footprint de componente - PCB
« Responder #1 em: 06 de Outubro de 2013, 14:35 »
Tendo em conta que os pins do IC têm entre 0.22 e 0.36 distanciados de 0.65, tens entre pins um espaço entre 0.43 e 0.29. Portanto, como o clearance minimo é de 0.2mm, eu desenhava o footprint com 0.2mm entre pads, pelo que ficas com 0.45mm em cada pad (o que é suficiente para um pin entre 0.22 e 0.36)

Is my opinion ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.749
Re: Desenho Footprint de componente - PCB
« Responder #2 em: 06 de Outubro de 2013, 16:40 »
Tendo em conta que os pins do IC têm entre 0.22 e 0.36 distanciados de 0.65, tens entre pins um espaço entre 0.43 e 0.29. Portanto, como o clearance minimo é de 0.2mm, eu desenhava o footprint com 0.2mm entre pads, pelo que ficas com 0.45mm em cada pad (o que é suficiente para um pin entre 0.22 e 0.36)

Is my opinion ;)

Foi o que entretanto tambem fiz :)

a olimex diz que o espaço minimo entre traces deve ser de 0.2mm mas depois diz para colocar um clearance de 0.2mm, não deveria ser de 0.1mm este ultimo valor?

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.527
Re: Desenho Footprint de componente - PCB
« Responder #3 em: 06 de Outubro de 2013, 17:16 »
Para mim o clearance é a distância mínima entre "sinais" diferentes: distância entre pads, pistas, pads e pistas, vias, etc.

Portanto nesse caso, do meu ponto de vista, falares de distância mínima entre pistas e de clearance é a mesma coisa....
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.749
Re: Desenho Footprint de componente - PCB
« Responder #4 em: 06 de Outubro de 2013, 17:33 »
Para mim o clearance é a distância mínima entre "sinais" diferentes: distância entre pads, pistas, pads e pistas, vias, etc.

Portanto nesse caso, do meu ponto de vista, falares de distância mínima entre pistas e de clearance é a mesma coisa....

Mas se definires que o clearance é de 0.1 para as pistas, vias, pads, etc vais ter sempre uma distancia minima de 0.2 entre eles.