collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Desafio: Robot piruetador de trenós :)  (Lida 10387 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Desafio: Robot piruetador de trenós :)
« em: 18 de Dezembro de 2013, 16:13 »
Ah ah ah... em que é que pensaram quando viram "piruetador de trenós" :D ?

Toda a gente conhece o Pai Natal como sendo aquela creatura simpática e amorosa que gosta de passar a noite de Natal a viajar por esse mundo fora alegremente a distribuir presentes pela malta toda, enquanto a malta está quentinha em casa a dormir. Agora, o que a GRANDE maioria não sabe é que o Pai Natal também é um grande pândego que gosta de "soltar a franga" no inicio de cada ano, ho ho ho :) . Uma das suas "avarias" é que todos os anos lança um desafio aos gnomos lá da gnomolândia para arranjarem maneiras, digamos, interessantes de se ver livre do trenó em grande estilo; é que a carripana fica demasiado gasta na única noite de Natal (muita kilometragem) para poder voltar a ser usada em segurança no ano seguinte. E para ajudar a orientar nesse desafio o Pai Natal costuma lançar um tema.

Acontece que, caros lusorobotianos, chegou-nos aos ouvidos qual é o tema do Pai Natal para este ano, e achei que aqui no lusorobotica temos o dever moral e natalício de lhe dar uma ajuda: o velhote quer que se inventem trampolins de trenós. E o que raio é um trampolim de trenó? É uma excelente pergunta, só que isto foi tudo o conseguimos apurar, portanto daqui para a frente invento eu, hehehe! Então é assim:

1) Arranjem:
    a) qualquer quantidade de qualquer caixa/embalagem usada de qualquer coisa
    b) elásticos a gosto
    c) clips de arame à descrição
    d) cola-quente e fita-cola q.b.
    e) enfeites natalícios suficientes

2) Tirem uma foto de todo o material.

3) Inventem uma máquina capaz de manter um trenó de Pai Natal aos pinotes (trampolim de trenós!) apenas com estes materiais. Usem as ferramentas que quiserem mas não mais do que os materiais indicados e nas quantidades indicadas (não é obrigatório usar todos; tirem a foto só do que usarem). O projecto tem que ser original do autor.

4) A máquina tem que ter pelo menos 1 parte móvel, e actuando repetidamente nessa parte ou mecanismo associado faz o trenó dar os pinotes. O mecanismo pode ser manivela, estica e solta, pontapeia, etc, desde que possa ser automatizado com um motor DC/passo ou servo. Tem que ser possível activar o mecanismo repetidamente sem tocar nem reposicionar o (pobre) trenó.

5) Usem uma caixa de fio dental (com ou sem fio :) ) para fingir de trenó.

6) Até às 02:00 de 2ª-feira dia 6 de Janeiro de 2014 (mais ou menos daqui a 3 semanas), metam um post neste tópico com o seguinte:
    a) A foto do material
    b) Uma boa foto da máquina pronta
    c) Um video até 20 segundos só a mostar que a ou as partes móveis funcionam
    d) 1 ou 2 parágrafos a mencionar como funciona a máquina, como construiram alguma parte que seja menos óbvia e que ferramentas usaram

Conta a hora do fórum, na data de última alteração do vosso post (podem meter quando quiserem e alterarem quando quiserem até à data e hora limite).

Se não quiserem colocar aqui no fórum o tópico, enviem-me, por mensagem privada, links para as fotos a) e b) e video c), mais o texto d) .
Depois de terminado o prazo do desafio vou pedir-vos para colocarem o post aqui no tópico e vou confirmar que é igual ao que me enviaram por MP dentro do prazo. Podem enviar-me as MPs que quiserem, será válida a mais recente que esteja dentro do prazo (de acordo com a hora do fórum).

Um painel de avaliadores constituído pelo TigPT, Tech_JA, e eu, mais a ajuda da comunidade LR, irá escolher o projecto mais interessante, tendo em conta vários aspectos como a apresentação do projecto, originalidade, re-aproveitamento de materiais, altura dos pinotes do trenó, acrobacias aérea, factor gargalhada, etc etc, e iremos enviar ao seu autor um micro servo + ATmega328P c/ o bootloader arduino (Njay) e uma matriz de contactos + cabos para matriz (Tech_JA). Haverá também um escolhido para "menção honrosa" que irá receber um L293D (Njay) e 4 rodas de plástico + 10 LEDs de 5mm (Tech_JA).

Como organizador e patrocinador parcial reservo-me o direito de resolver qualquer questão da forma que entender.

O Tech_JA, TigPT e eu só não entramos nesta porque obviamente não podemos >:( ...
...mas e tu, entras nesta ou ficas (outra vez) só a ver 8)?
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, 16:17 por Njay »

Offline gadelhas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re: Desafio: Robot piruetador de trenós :)
« Responder #1 em: 18 de Dezembro de 2013, 16:47 »
Mais uma excelente iniciativa! Espectacular. Parabéns!
Obrigado.

Abraço
gadelhas

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Desafio: Robot piruetador de trenós :)
« Responder #2 em: 18 de Dezembro de 2013, 18:11 »
Bora lá meter esses ternos às piruetas!

(PS - Toda a gente que vai lá a casa quer tirar M&Ms da maquineta :P)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Desafio: Robot piruetador de trenós :)
« Responder #3 em: 18 de Dezembro de 2013, 18:45 »
O ponto 5 é obrigatório?
"5) Usem uma caixa de fio dental (com ou sem fio :) ) para fingir de trenó."

Pode-se usar qualquer tipo de cola sem ser a descrita?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Desafio: Robot piruetador de trenós :)
« Responder #4 em: 18 de Dezembro de 2013, 19:13 »
O ponto 5) é obrigatório, é uma forma de incutir na malta o uso de fio dental ;D (para os dentes ;D )

O ponto 3) diz "apenas com estes materiais" ;D.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Desafio: Robot piruetador de trenós :)
« Responder #5 em: 18 de Dezembro de 2013, 19:45 »
Obrigado pela resposta, por acaso costumo guardar essas caixas e nunca tiveram destino até agora, sabia que um dia seriam úteis... lol
lamento que o pessoal mais criativo que entrou no desafio anterior, agora só fique a ver, espero é que sejam mais os participantes.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Desafio: Robot piruetador de trenós :)
« Responder #6 em: 18 de Dezembro de 2013, 19:48 »
Acho que os membro do júri também deviam de participar. Mesmo que excluídos das classificações. Afinal o desafio é para todos, e só quem não quer fazer é que fica a ver.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, 21:25 por TigPT »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Desafio: Robot piruetador de trenós :)
« Responder #7 em: 18 de Dezembro de 2013, 19:53 »
Há-de haver mais participações sim, acredito que cá no rectangulo ainda temos malta que gosta de fazer coisas ;D

Quem quiser pode sempre fazer um projecto, claro, simplesmente as participações de algumas pessoas não serão consideradas para o desafio :D

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Desafio: Robot piruetador de trenós :)
« Responder #8 em: 19 de Dezembro de 2013, 22:22 »
lamento que o pessoal mais criativo que entrou no desafio anterior, agora só fique a ver, espero é que sejam mais os participantes.

Quem disse que ficava a ver? Estou com pouco tempo para o desafio mas espero apresentar um projecto - Só que à partida já está desclassificado  ;D

A todos os LusoRobotianos: Estes desafios parecem fáceis ou de "brincadeira" mas acreditem que só quem participou no primeiro desafio é que sabe a dificuldade de efectuar um projecto com objectos tão simples. Por isso desafio todos os membros a participarem

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Desafio: Robot piruetador de trenós :)
« Responder #9 em: 19 de Dezembro de 2013, 23:54 »
Verdade, uma coisa que parecia da primária ainda deu alguma luta.
Demorei uma semana ou 56 horas a projectar, se bem que tive tempo para isso... e gosto de desafios :)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Desafio: Robot piruetador de trenós :)
« Responder #10 em: 23 de Dezembro de 2013, 02:59 »
Já tou a ver o que é que vais oferecer aos amigos no Natal, TigPT :))!!! (reparei agora no teu ps)

dropes, eu uso uma caixa de fio dental como dispensador de solda :)

E então, tá tudo aí a magicar qualquer coisa, hum? Ou tão ocupados a escrever cartas ao Pai Natal :) ? Não ajudem o velhote este ano a ver-se livre do trenó que ele pó ano logo vos diz o que vos calha no sapatinho (dica: tem uma grande bagajeira!), lol!!

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Desafio: Robot piruetador de trenós :)
« Responder #11 em: 23 de Dezembro de 2013, 13:43 »
Não uso dispensador, apenas um rolo de 500gm em que enrolo na mão 50cm e tá a andar.
Quando são muitos componentes smds é que uso um desenrolador ou lá como se chama.
Desta vez fico de fora e na participo... tenho algumas ideias mas fica prá próxima...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Desafio: Robot piruetador de trenós :)
« Responder #12 em: 23 de Dezembro de 2013, 18:45 »
Eu evito mexer muito na solda com as mãos ;)

Pessoal, uma má noticia e uma boa notícia: a má é que o dropes desistiu :( . A boa é que a vossa probabilidade de ganhar aumentou :)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Desafio: Robot piruetador de trenós :)
« Responder #13 em: 31 de Dezembro de 2013, 03:35 »
Bump bump bump

Então, muitos piruetadores a serem planeados por aí na penumbra, hum? Ainda falta mais de uma semanita, mas... o tempo voa!

Offline Vdsm1994

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Desafio: Robot piruetador de trenós :)
« Responder #14 em: 31 de Dezembro de 2013, 17:19 »
Os elasticos tem de ser daqueles das "notas"? pode ser daqueles usados no interior das cintas das calças de treino?  ;D é que só tenho desses :P