collapse

* Posts Recentes

Controlar Motor AC por senso
[Hoje às 21:01]


Paineis Fotovoltaicos para Autoconsumo (Kits EDP)? por KammutierSpule
[Hoje às 13:42]


Como repôr posições dos Icones/Pastas no Desktop W8? por senso
[Ontem às 23:55]


Alguem usa as libs md_max72xx e md_parola ? por jm_araujo
[18 de Abril de 2018, 16:32]


Festival Nacional de Robótica 2018 por beirao
[16 de Abril de 2018, 23:36]


King of Bots - China (Robotwars, Battlebots) por beirao
[16 de Abril de 2018, 23:35]


HM-20 BLE 4.0 + ARDUINO por tigochi
[16 de Abril de 2018, 15:44]


Impressora 3D problema no nivelamento automatico por jm_araujo
[15 de Abril de 2018, 23:17]


Apresenta-te aqui - Onde e o que estudam/trabalham? por TigPT
[15 de Abril de 2018, 17:30]


Resina em PCB por Hugu
[15 de Abril de 2018, 16:26]

Autor Tópico: Resistências SMD  (Lida 5143 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ricardo Oliveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Resistências SMD
« em: 25 de Fevereiro de 2014, 10:42 »
Bom dia
Será que me podem ajudar ou indicar alguém que me possa soldar umas resistências
SMD na zona da Covilhã/Guarda????
Aquilo é tão pequeno e não tenho experiência que tenho medo de queimar o circuito.
É para um projeto que ando a fazer para um aquário.
http://lusorobotica.com/index.php?topic=7044.0

Muito obrigado
Ricardo

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Resistências SMD
« Responder #1 em: 25 de Fevereiro de 2014, 11:05 »
São de que tamanho?
Não conheço ninguém mas acho que tu consegues fazer isso.



Offline Ricardo Oliveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.288
  • NERD!
Re: Resistências SMD
« Responder #5 em: 25 de Fevereiro de 2014, 12:18 »
1206?? isso são quase do tamanho de tijolos ;D (pelo menos depois de ter andado a brincar com 0603)

Qualquer ferro de menos de 30W com ponta fina, ou de temperatura regulável solda-se isso na boa.

Primeiro estanhas os contactos na PCB, um bocado de fluxo em cima da solda fresca, seguras a resistência com umas pinças de ponta fina e basta dar calor num dos lados, solda logo. Se ficou direitinha, podes soldar o outro lado que já não precisas de pinça.


Offline Ricardo Oliveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Resistências SMD
« Responder #6 em: 25 de Fevereiro de 2014, 12:22 »
1206?? isso são quase do tamanho de tijolos ;D (pelo menos depois de ter andado a brincar com 0603)

Qualquer ferro de menos de 30W com ponta fina, ou de temperatura regulável solda-se isso na boa.

Primeiro estanhas os contactos na PCB, um bocado de fluxo em cima da solda fresca, seguras a resistência com umas pinças de ponta fina e basta dar calor num dos lados, solda logo. Se ficou direitinha, podes soldar o outro lado que já não precisas de pinça.
OK
Obrigado.Vamos la ver se me safo.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.264
    • Tróniquices
Re: Resistências SMD
« Responder #7 em: 25 de Fevereiro de 2014, 14:41 »
Estanha só um dos pads no PCB 1º. Se estanhares os 2, depois a resistência não assenta bem.

Estanhas 1 pad. Depois metes lá a resistência a segurar nela para baixo com uma pinça, a ponta de um arame grosso, ou qualquer coisa que tenhas à mão e sirva, e dás um toque na solda do pad, ela derrete e a resistência assenta e fica lá presa. Depois é só aplicar um pouco de solda no outro lado, mas aí a aresistência já está presa ao PCB.

Outra táctica para iniciantes que já ouvi falar é colar a resistência ao PCB com super-3, e depois com ela presa é mais fácil meter 1/2 pingo de solda em cada pad.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.940
Re: Resistências SMD
« Responder #8 em: 25 de Fevereiro de 2014, 14:59 »
Essa de usar supercola3 nunca tinha ouvido falar, sei que a cola não suporta grandes temperaturas e deita um vapor nada agradável.
Qualquer toque com a cola vai-se espalhar pelo componente e se for na PCB tens a cola a ir para as pads e fica bonito de se soldar.

Já a técnica anterior é a mais eficaz, as melhores pinças ainda são aquelas compridas de cosmética.

O mais pequeno que já soldei foi 0402, entretanto prefiro as 0805 por razões óbvias, 1206 já é um tijolo :)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.264
    • Tróniquices
Re: Resistências SMD
« Responder #9 em: 25 de Fevereiro de 2014, 15:37 »
O truque da super-3 é meteres mesmo mto pouco (aquilo é forte :)). Encostas o bico do canto de uma folha de papel no dispensador da cola e depois encostas o bico da folha no pcb (no centro do componente), e metes o componente por cima. É "quase nada" de cola, não se espalha nada.

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Resistências SMD
« Responder #10 em: 25 de Fevereiro de 2014, 16:10 »
Essa da cola é fixe para ICs porque tens um área maior, não há tanto esse risco da cola se espalhar.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.288
  • NERD!
Re: Resistências SMD
« Responder #11 em: 25 de Fevereiro de 2014, 16:26 »
Mas tens um risco muito maior de mau alinhamento, se a cola secar rápido estás tramado.
Para ics soldo primeiro pinos opostos em diâmetro, é mais fácil corrigir se houver um desvio. Só depois é que soldo o resto.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.940
Re: Resistências SMD
« Responder #12 em: 25 de Fevereiro de 2014, 16:35 »
Bem dito jm_araujo, é isso mesmo.
As pinças encontram-se nos chineses não são anti-estáticas, mas afiadas e compridas o suficiente para se ver o que se está fazer (alinhamento), não comecem a roubar às vossas mulheres que elas dão por isso e tenho más experiências  :-\

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Resistências SMD
« Responder #13 em: 25 de Fevereiro de 2014, 17:12 »
Sim é verdade. Eu nunca usei esse método da cola mas também já tinha ouvido falar.

Eu também uso a técnica de soldar os extremos opostos, para já tem corrido tudo bem. :D

Ricardo acho que já estás pronto para soldar isso!

Offline Ricardo Oliveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Resistências SMD
« Responder #14 em: 25 de Fevereiro de 2014, 17:36 »
Sim é verdade. Eu nunca usei esse método da cola mas também já tinha ouvido falar.

Eu também uso a técnica de soldar os extremos opostos, para já tem corrido tudo bem. :D

Ricardo acho que já estás pronto para soldar isso!

Sim obrigado.
Vamos la ver como corre.
Estou só a espera que chegue o material.