collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Pendentes de compras colectivas por Hugu
[Hoje às 00:51]


Preços e fabricantes de pcb por vasco
[Ontem às 23:18]


Palavras Cruzadas por LVirtual
[Ontem às 20:54]


[Projecto] Bomba Airsoft por jm_araujo
[Ontem às 19:01]


Apresentação por Tech_JA
[23 de Setembro de 2017, 09:19]


Medir Agua que está no Poço por filjoa
[21 de Setembro de 2017, 20:58]


URGENTE - display de 7 segmentos com backpack por helderjsd
[20 de Setembro de 2017, 12:30]


Isaac Asimov - I, Robot por senso
[18 de Setembro de 2017, 03:41]


ic SL440 da Plessey? por senso
[16 de Setembro de 2017, 13:11]


Compra Colectiva RS-Amidata por brunus
[15 de Setembro de 2017, 22:31]

Autor Tópico: Iniciar à robótica, construir o primeiro robot  (Lida 4149 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.234
    • Tiago Rodrigues
Iniciar à robótica, construir o primeiro robot
« em: 24 de Setembro de 2008, 00:34 »
Hoje recebi um e-mail que gostava de partilhar com todos os membros do LusoRobotica.

Não vou referir o nome da pessoa, pois não sei se esta se importa, mas caso depois me notifique dando permissão posso referir.

O que interessa não é quem mas o quê..

Basicamente o e-mail veio de um grupo de 3 amigos, estudantes do 12º (décimo segundo) ano que gostavam de fazer um robot para projecto final, e estavam à procurar de concelhos, dicas, orientação para se iniciarem à robótica.
Queria gastar pouco, e iniciarem-se na robótica, mas como não sabem nada da área procuraram contactar o LusoRobotica.

Isto é uma situação bastante comum em quem pretende iniciar-se à área da robótica, e por isso decidi criar um post para que outros visitantes possam aprender, é para isso que cá estamos, e também para quem já tenha passado por esta fase (quase todos nós) possa deixar as suas dicas, para auxiliar os que são novos por aqui.

Antes de deixar as minhas dicas, que vou transcrever o e-mail que lhes enviei, quero dar os parabéns a todos os que tem contribuído para este projecto crescer, pois se as pessoas nos encontram, e comunicam connosco é porque temos feito um bom trabalho e devemos continuar neste sentido, para cada vez mais e melhor podermos fazer os nossos visitantes sentirem-se à vontade, e registarem-se para comunicar connosco, nem que seja para dizer, gostei ou não gostei, era giro fazeres mais isto ou aquilo, embora eu não saiba se isso é possível, acho que seria engraçado.

Temos comunicar mais, e pensar que as nossas duvidas normalmente são ou já foram duvidas dos outros, se todos as postarem, podemos encontra-las, e ler as respostas para mais facilmente passarmos à próxima etapa.

Deixo então as minhas dicas a quem se pretende iniciar, transpondo o meu e-mail de resposta:
=========================================================================================

Boa tarde,

Antes de mais bem-vindos ao LusoRobotica, e encorajo-vos a deixar tanto esses tipo de duvidas, como futuras duvidas que surjam com a construção, e programação do robot no fórum, permitindo que outros utilizadores vos possam auxiliar, caso estejam mais à vontade no tema. É sem duvida uma área em que quanto mais fontes de informação tiverem melhor.

Vocês dispõem de várias opções, dentro das quais podem pedir patrocínios a empresas, e até mesmo conseguir deste modo os robots, ou equipamentos necessários gratuitamente. Desde já a SAR e a idMind são duas empresas portuguesas que tem robots para esse fim, e podem estar interessados em auxiliar-vos.

Podem também fazer a partir do zero, o que é um pouco mais difícil para quem está a iniciar-se totalmente.

O objectivo do LusoRobotica é mesmo de ajudar os iniciantes como voces, a integrarem-se nesta área, e com esse objectivo criei o projecto "Smalluino" que podem encontrar no fórum.

Este pretende ter o mais baixo preço possível, e a maior expansibilidade, baseando-se para isso em arquitecturas open-source, que tem preços bem acessíveis.

Com pena minha, não tenho tido o tempo que gostava para dedicar-me à robótica, e por isso o meu projecto "Smalluino" ainda na versão V1.0 não é um robot que vos aconselhe, pode ser que consiga brevemente torna-lo mais apetecível com as próximas actualizações no projecto, mas para já não é o ideal. De qualquer das formas aconselho-vos a uma leitura dos artigos do mesmo.

Só não vos encorajo a ir para ele, pois não me posso comprometer com essas novas versões com uma data em concreto, depende da minha disponibilidade de tempo para o desenvolver.

Espero vos ter auxiliado, e ver-vos pelo fórum.

Como já disse antes, há outros utilizadores com mais experiência nessas andanças que vos podem responder melhor do que eu se postarem essa mesma duvida no fórum.

Os melhores cumprimentos,

TigPT
Tiago Rodrigues
=========================================================================================

PS - Obrigado pelo e-mail, foi a coisa mais gratificante que tive no dia de hoje, talvez nos últimos dias. É bom saber que estamos a ser bem recebidos, e que estamos a contribuir para ajudar os outros a passar facilmente as etapas que nós passamos com tanta dificuldade, é sinal de que estamos a contribuir para o desenvolvimento na área da robótica, e que rapidamente poderão ser vocês a ajudarem-me a mim. ;)

Offline Afonso

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 157
  • Afonso Cunha
Re: Iniciar à robótica, construir o primeiro robot
« Responder #1 em: 12 de Março de 2010, 22:30 »
Acho que este tópico vai ajudar que ainda estão a começar (tal como eu)! ;) ;D ::)
Dizem que eu sou ninguem , ninguem é perfeito por isso eu sou perfeito