collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Apresentação por Tech_JA
[Hoje às 09:19]


Palavras Cruzadas por Njay
[Hoje às 08:02]


Editor online de imagens p/ distorcer imagens trapezoidais p/ rectangulo? por Hugu
[Hoje às 01:26]


[Projecto] Bomba Airsoft por SrMorte
[Ontem às 23:51]


Medir Agua que está no Poço por filjoa
[21 de Setembro de 2017, 20:58]


URGENTE - display de 7 segmentos com backpack por helderjsd
[20 de Setembro de 2017, 12:30]


Preços e fabricantes de pcb por Sérgio_Sena
[19 de Setembro de 2017, 10:20]


Isaac Asimov - I, Robot por senso
[18 de Setembro de 2017, 03:41]


ic SL440 da Plessey? por senso
[16 de Setembro de 2017, 13:11]


Compra Colectiva RS-Amidata por brunus
[15 de Setembro de 2017, 22:31]

Autor Tópico: Corte de energia robô  (Lida 1016 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline silviap

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Corte de energia robô
« em: 19 de Março de 2014, 23:06 »
Boa noite.

Inscrevi-me neste forúm pq percebi pelo conteudo do mesmo a qualidade das intervenções e que concerteza me poderão ajudar.....uma vez que nada percebo de robotica :( Na empresa onde trabalho temos uma infinidade de robos com as carateristicas destes.

http://www.abb.com/product/seitp327/b8000efc980e9ffcc1256fba00366477.aspx?productLanguage=pt&country=PT&tabKey=2


Como as empresas estão cada vez mais preocupadas com os custos de energia e com a eficiencia energética, e como já reparei que durante as 48h de fim de semana os robos ficam ligados, queria tentar perceber (uma vez que não o consegui saber com a equipa dos tecnicos de manutenção :) enfim!!) se há algum problema com o corte geral de energia num robo durante um longo periodo?

E o ar comprimido pode ser cortado?

Desligar por completo que problemas pode trazer.....Problemas na desprogramação??? Demora no arranque? (digo isto pq foi essa a justificação q me deram para os mesmos estarem ligados....esqueceram-se é de me dizer como é que fazem qd a electricidade na empresa vai abaixo por corte externo :) calculo que isto não tenha grande fundo de verdade certo?).

Como já devem ter percebido, não percebo mesmo nada.....mas preciso de armas e bagagens para tentar convencer esta gente a desligar máquinas e equipamentos durante o fim de semana.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.390
  • Helpdesk do sitio
Re: Corte de energia robô
« Responder #1 em: 19 de Março de 2014, 23:15 »
Bem vindo ao fórum antes de mais.
É uma pergunta algo especifica, mas, tens alguma ideia de qual é o consumo quando o braço está efectivamente parado sem fazer nada?
Possivelmente se estiver no ar vai estar a consumir energia para se manter na mesma posição(suponho), se tiver uma posição de descanso em que fique apoiado diria que o consumo seja algo reduzido.

De resto, sem uma folha técnica (e informação se possivel sobre o que realmente esses braços estão a fazer) mais detalhada muito pouco á para dizer sem entrar em especulação, coisa que mesmo assim em tão pequena resposta já estou a fazer.

Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.125
  • NERD!
Re: Corte de energia robô
« Responder #2 em: 19 de Março de 2014, 23:35 »
Já consultaram o fabricante?
Certamente terá experiência nesse sentido.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 769
Re: Corte de energia robô
« Responder #3 em: 19 de Março de 2014, 23:36 »
Quanto a esses robots não sei especificar, na empresa onde trabalhei eram MOTOMAN, inicialmente os robots eram desligados diariamente (trabalhavam 16h por dia), após um problema com memória de programa que foi à vida e após reparação dentro da garantia as indicações da assitência técnica MOTOMAN é que os mesmos teriam de ficar sempre ligados, não me lembro bem agora mas penso que mesmo nas 3 semanas de paragem em agosto permaneciam ligados, o consumo deles parados a nível de motores em qualquer posição deveria ser nulo pois em caso de falha geral eles mantinham a sua posição fosse ela qual fosse, os nossos eram completamente elétricos, não tinham qualquer ligação de ar comprimido.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.123
Re: Corte de energia robô
« Responder #4 em: 20 de Março de 2014, 09:33 »
Da minha experiencia remota com um robot da ABB, apesar do braco estar parado, ele tem uma grande caixa de controlo (é quase um bastidor) so para ele a funcionar. Essa caixa tem o equivalente a um computador embutido, cartas IOs, potencia e controlo. Mesmo o robot estando parado deve consumir bem.

Penso que consegues saber isso pelas especificacoes (documentacao) ou pedir ao fabricante.

Deverias primeiro analisar por completo como a tua empresa em geral esta a lidar com isto e se tem politicas de eficiencia energetica. (Empresa e com os empregados... se deixam PCs ligados sempre.. se ficam maquinas sempre ligadas.. luzes.. aquecimento / AC .. etc)
Se calhar ha pequenas coisas mais simples de comecar a poupar, por outro lado, podiam fazer um estudo do que estao a gastar em standby.

Relativamente ao robot, o unico possivel problema que possa haver é ele arrancar e nao correr nenhum programa.
Geralmente coloca-se o programa a correr e ele fica ah espera de um trigger externo (por exemplo carregar num botao ou entao uma accao dada por outra maquina externa).
Se ele ao ligar nao estiver a carregar automaticamente nenhum programa e a corre-lo, é necessario alguem manualmente o fazer. Talvez seja necessario alguem especializado ou que saiba e tenha ordens para mecher na consola do robot e colocar o programa a correr.

Talvez nao seja desejavel que o robot inicie um programa automaticamente quando liga, nao parece muito seguro, portanto a solucao acaba por ser iniciar manualmente.

É uma questao de fazer as contas, para saber qt a empresa esta a pagar por os robots estarem sempre ligados e por alguem os ter de colocar em funcionamento.

Se os robots tiverem alguma especie de poupanca energetica enquanto nao estao a ser usados e continuarem com o programa carregado entao isso era o ideal.