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Autor Tópico: Karting Elétrico  (Lida 3869 vezes)

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Offline Vdsm1994

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Karting Elétrico
« em: 20 de Abril de 2014, 20:05 »
Olá pessoal, tenho mente construir um karting mas não queria fazer com motor de combustão pois queria fazer uns controles "engraçados" com elétronica e dai querer usar um motor elétrico. O problema é que não tenho noção do tipo de motor necessário para que o karting ande bem com o peso que vai ter em cima dele.
Já estive a pensar nos motores daquelas trotinetes elétricas, será que dava para alguma coisa?

Offline senso

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Re: Karting Elétrico
« Responder #1 em: 20 de Abril de 2014, 20:36 »
Algo ligieramente mais potente, na casa dos 3-5kW, brushless, não estou a ver o que ganhas com "controlos" engraçados, mas tens aqui MUITA informação sobre karts eletricos, podes perder ai uns dias da tua vida, apresento-te Charles:
http://www.etotheipiplusone.net/
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Offline Hugu

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Re: Karting Elétrico
« Responder #2 em: 20 de Abril de 2014, 20:44 »

Offline Dave

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Re: Karting Elétrico
« Responder #3 em: 20 de Abril de 2014, 21:33 »
Precisas de um bom motor...

Valores hipotéticos:
Peso total do veiculo            200kg
Peso em cima de cada roda motora           50kg
Raio da roda                    15cm
Top Speed desejado            20m/s - 72km/h
Tempo desejado para acelaração           10s
Máximo angulo de inclinação         1º
Rolling Resistance (da pior superficie)   0.01
Perdas na transmissão (engrenagens)   1.1 - 10%
Coeficiente de atrito entre superficies   0.6
Número de rodas motrizes                   1

Resulta então:
Binário por cada roda motriz - Minimo   76.30330839   N.m
Rotações - RPS                    21.22065908   RPS
Rotações - RPM                    1273.239545   RPM
Dá um motor com cerca de 10kW  :D

Mas nestas condições, haveria depois um problema de tracção, por MTT<Tw
Binário motriz (Tw) - Geral         76.30330839   N.m
MTT - Máximo Torque Transmissivel           45   N.m

No entanto os valores para atrito e característica de fricção que usei era para mosaico, por isso este ultimo problema não deverá existir.

Por isso, tal como o senso já tinha sugerido, ou dois motores com cerca de 5kW, ou um com 10kW ;).

Alimentá-los seria um problema depois....
David Martins
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Offline senso

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Re: Karting Elétrico
« Responder #4 em: 20 de Abril de 2014, 21:43 »
um kart com uma pessoa pesa bem menos de 200Kg, a não ser que seja feito integralmente de ferro fundido.
As rodas têm mais de 15cm de diametro, é ver os projectos do Charles que ele já fez meia duzia de karts, para além de estar presentemente a dar uma cadeira no MIT em que os alunos fazem um veiculo eletrico, 2-3kW servem perfeitamente para mover 120-150Kg com velocidades máximas na casa das 25 milhas por horas, ou seja, cerca de 40km/h, muito mais que isso e as baterias duram meia duzia de minutos.
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Offline Dave

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Re: Karting Elétrico
« Responder #5 em: 20 de Abril de 2014, 21:49 »
Aqui com 20hp, mas pode-se ver o conjunto de baterias!



O Kart vazio pode até ser leve, mas tem de se contar com o peso enorme das baterias.
200kg kart + pessoa,  não deverá fugir muito da verdade.
75kg pessoa
30kg baterias
95kg kart

Senso... 15cm é o raio da roda e não o diâmetro...
30cm de diâmetro, penso que também não fugirá muito ao real.

Mas exagerei um bocado nos 72km/h eheheh
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline senso

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Re: Karting Elétrico
« Responder #6 em: 20 de Abril de 2014, 21:54 »
Baterias de litio pesam meia duzia de kg's, quanto muito, baterias de chumbo são demasiado pesadas e menos densas energéticamente falando.
Isso no filme não é um kart, é quase um carro sem carroçaria, um kart são pouco mais que 4 tubos de ferro.
os do charles são extrusões de aluminio e meia duzia de peças em ferro, com rodas de 4-5", leves, porque para ter algo que se chame de autonomia, não pode ser muito pesado.
Para além disso, esse kart usa um motor DC com campo magnético variavel, ou seja, o motor tem sempre a mesma tensão aos terminais e varia-se a rotação variando o campo magnético do estator.
« Última modificação: 20 de Abril de 2014, 21:56 por senso »
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Offline Dave

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Re: Karting Elétrico
« Responder #7 em: 20 de Abril de 2014, 22:01 »
 ;D
Está certo!

Mas se eu fosse construir isto, preferia meter baterias de chumbo com um motor mais forte.
Além de aumentar o peso estrutural e dar muito mais aderência ia poder fazer curvas com mais G.

As baterias de lítio são muito caras e duram menos que as de chumbo. Em situações onde o peso não é um elemento critico, o custo de baterias de lítio não é justificado.

Bem... mas isso era se eu tivesse tempo e €€ para fazer uma coisa destas :D
 
David Martins
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Online jm_araujo

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Re: Karting Elétrico
« Responder #8 em: 20 de Abril de 2014, 22:12 »
As baterias de lítio são muito caras e duram menos que as de chumbo.

Podes explicar melhor?

A noção que tenho é que as baterias de chumbo "normais" de automóvel degradam-se rapidamente se não forem sempre mantidas carregadas. Num automóvel só servem praticamente para dar ao motor de arranque e são imediatamente recarregadas. Os primeiros carros com start-stop "comiam" baterias porque não dava tempo para as recarregar, e há carros que atualmente usam super-condensadores para evitar esse problema.

Há também baterias de chumbo de descarga profunda, usadas em auto caravanas, sistemas solares, e como apoio em falhas de energia em sistemas críticos, mas o seu preço upa upa...

Offline Dave

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Re: Karting Elétrico
« Responder #9 em: 20 de Abril de 2014, 22:21 »
As baterias de litio, pelo que sei e pelo que se pode encontrar na internet, têm uma vida mais curta.
Elas têm uma validade de cerca de 3 anos. Mesmo não estando a ser usadas deterioram-se logo após a sua produção.

Também não podem ser totalmente descarregadas, pois deixam de poder ser utilizáveis.

Um conjunto de baterias de lítio deve ter um controlador para as gerenciar, tornando-as ainda mais caras do que já são.

Com altas temperaturas deterioram-se ainda mais rapidamente.

Estas eram algumas desvantagens das baterias de litio que tenho aqui numa nota, resultante de uma pesquisa que fiz à umas semanas...
David Martins
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Re: Karting Elétrico
« Responder #10 em: 20 de Abril de 2014, 22:32 »
Além de todas as vantagens das baterias de lítio sobre as de chumbo, para este tipo de aplicação não me convencem ainda...

Quero dizer... nem a mim nem à quantidade enorme de fabricantes automóveis que continuam a sair com baterias de chumbo.

A "tecnologia" de armazenamento de energia está, a meu ver, muito estagnada e não muda muito à vários anos.

Vamos esperar para ver o que o grafeno vai fazer...
Muitos dinheiros estão a ser aplicados na investigação deste material :).
David Martins
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Offline Hugu

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Re: Karting Elétrico
« Responder #11 em: 20 de Abril de 2014, 23:02 »


mas melhor é mm um kart solar :P
« Última modificação: 20 de Abril de 2014, 23:04 por Hugu »

Offline Vdsm1994

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Re: Karting Elétrico
« Responder #12 em: 20 de Abril de 2014, 23:57 »
Existe alguma loja cá em portugal a vender esse tipo de motores? É que não encontrei, só no ebay.

Offline Dave

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Re: Karting Elétrico
« Responder #13 em: 21 de Abril de 2014, 00:12 »
Pois.... disso já não sei.

Mas é capaz de não ser muito fácil, ou não haver muita escolha...
David Martins
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Re: Karting Elétrico
« Responder #14 em: 21 de Abril de 2014, 00:50 »
Motores DC é algo do passado, o que usa são brushless's, vai ver o blog do Charles, ele usa brushless's da hobbyking, dos de 80-100€.
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