collapse

* Posts Recentes

Ajuda atualizar hora NTP Verão/Inverno por jm_araujo
[Hoje às 19:18]


Audio - Controlo Volume por SerraCabo
[Ontem às 21:20]


Aplicação de IC TP4056 - dissipador por dropes
[16 de Janeiro de 2020, 16:21]


Mau condutor por vasco
[14 de Janeiro de 2020, 16:44]


Pequena impressora por jm_araujo
[13 de Janeiro de 2020, 10:34]


Martelo??? por Njay
[13 de Janeiro de 2020, 02:30]


Circuito de proteção para ferro de soldar. por vasco
[11 de Janeiro de 2020, 20:49]


Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr? por senso
[09 de Janeiro de 2020, 14:42]


Construir tanque ultrassons com nebulizadores? por senso
[09 de Janeiro de 2020, 14:42]


Trabalhos de maquinação em Nylon/Poliamida/PTFE? por senso
[09 de Janeiro de 2020, 14:39]

Autor Tópico: Mini berbequim para furação PCB  (Lida 6716 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 946
Re: Mini berbequim para furação PCB
« Responder #15 em: 26 de Setembro de 2014, 23:59 »
Pelo o que estive a ver, e se não vi mal, as brocas para fibra de vidro são "mais bicudas" com que as brocas de metal é isso?
As brocas de fibra tem um angulo de 60º enquanto as brocas de metal tem um angulo de 120º.

As primeiras dremel, a minha é , é para esquecer para fazer furos de precisão, aquilo abana  que é uma coisa parva, até há um tópico sobre isso, já os novos modelos parecem ser melhores mas nunca testei.

Nao te esqueças é usar o truque do prego.

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.945
Re: Mini berbequim para furação PCB
« Responder #16 em: 27 de Setembro de 2014, 00:57 »
Diria que as brocas para fibra de vidro têm um ângulo maior (comparando a olho com brocas de 1mm), além de outras propriedades que as de ferro não têm como dois gumes em vez de um (2 Straight Flute Cutter) o que deixa o furo perfeito sem rebarbas, outra propriedade é o material, tungsténio.

Uma broca para pcb não pode ser afiada, quer dizer, pode mas nunca à de fazer um furo perfeito como fazia anteriormente, pelo que tenho dado conta ao fim de centenas de pcbs que já fiz, nunca vi necessidade de afiar alguma.

O mesmo se passa com as serras, para cortar uma placa de fibra de vidro recorro a uma serra para madeira, pelo que dá para 10 pcbs médias sensivelmente cada serra comprada no maxmat, se cortar com uma dos chineses, teria de usar uma serra por lado.

Dremel é usado para bricolage, aí deve funcionar bem, para pcbs, nem por isso, uso um balastro para baixar a velocidade porque a velocidade mínima dela já é demais para o serviço.

(nunca usei pregos)