collapse

* Posts Recentes

+ LASERs por dropes
[20 de Junho de 2025, 16:01]


Cerca eléctrica por SerraCabo
[14 de Junho de 2025, 23:26]


Alguém arranja motores? por almamater
[10 de Junho de 2025, 22:34]


Condensador 4.7uF 0603 por brunus
[09 de Junho de 2025, 15:52]


Lenovo IdeaPad 3 Não liga por jm_araujo
[07 de Maio de 2025, 19:10]


Identificar Diodo Zenner por filjoa
[01 de Maio de 2025, 23:07]


Meu novo robô por dropes
[18 de Março de 2025, 14:51]


JBL partybox On-The-Go por almamater
[21 de Fevereiro de 2025, 23:32]


Talking Reverse Engineering with an Absolute Legend! por SerraCabo
[13 de Fevereiro de 2025, 09:56]


Motoserra Stihl 120C por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:29]

Autor Tópico: colunas pc  (Lida 5514 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.034
colunas pc
« em: 05 de Agosto de 2015, 10:25 »
Bom dia, como remodelei a minha secretaria, surgiu um problemas que é  o seguinte.
Tenho 2 ups uma ao lado da outra, e por cima das ups iria ficar o controlador das colunas. Uma vez que não cabia, peguei numa caixa de madeira e meti controlador la dentro.

O problema é que se puser o controlador em cima da ups, aquilo faz um ruído/zumbido tipo "hummmmmmm"  nas colunas.
Alguem tem ideia de como resolver.

obrigado

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.986
  • NERD!
Re: colunas pc
« Responder #1 em: 05 de Agosto de 2015, 10:55 »
Afasta a caixa ;)

Se não der, usa uma caixa de metal e liga-a à terra. Há umas de bolachas ou de whisky que devem dar.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: colunas pc
« Responder #2 em: 05 de Agosto de 2015, 11:21 »
A tomada onde as UPS estão ligadas tem terra, o mais provável é que não, senão a blindagem delas deveria evitar isso.
PDI

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.986
  • NERD!
Re: colunas pc
« Responder #3 em: 05 de Agosto de 2015, 11:30 »
UPS mais baratas tem caixa de plástico (a minha pelo menos tem :D)

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: colunas pc
« Responder #4 em: 05 de Agosto de 2015, 11:42 »
Não imaginava, já não se fazem UPS como antigamente ::).
E não será viável por uma chapa entre os equipamentos ligada a terra?
PDI

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re: colunas pc
« Responder #5 em: 05 de Agosto de 2015, 14:13 »
Uma chapa no meio não elimina as interferências eletromagnéticas, mesmo ligando à terra.
@jm_araujo, tens de começar a moderar as tuas respostas LoL, tipo, estás mal muda-te não é resposta que se dê (neste caso funciona mas prontos) :P

Então é assim, tudo o que leva caixa metálica tem obrigação desta estar ligada à terra, evitam-se muitas coisas, mas nem sempre as RF ou interferências de baixa frequência.
Por isso para casos extremos, medidas extremas, blindar todo o controlador com uma chapa de ferro ou aço, é desta forma que se fazem as blindagens de todos os equipamentos subjetiveis de apanhar com interferências em cima.
 

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: colunas pc
« Responder #6 em: 05 de Agosto de 2015, 14:34 »
A chapa vai fazer qualquer coisa, mas é bem mais simples mudar o amplificador de sitio.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.986
  • NERD!
Re: colunas pc
« Responder #7 em: 05 de Agosto de 2015, 14:46 »
é bem mais simples mudar o amplificador de sitio.

Outro gajo sem modos como eu, já te cai o dropes em cima LOLOL :P

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re: colunas pc
« Responder #8 em: 05 de Agosto de 2015, 16:24 »
eheheh não posso corrigir o @senso senão quem me cai em cima é ele LoL, só o tenho a elogiar pela sua participação, muita coisa aprendi às custas dele, e também me fez andar à procura de mais pormenores sobre certos assuntos, é assim que deve ser feito ;)

Afastar é a solução ideal, à equipamentos que irradiam interferências, e tudo o que é áudio ou equipamento analógico sofre com isso.
Nem sempre há preocupações de interferências quando constroem equipamentos de consumo, saem mais baratos e sob certas condições dá nisto, infelizmente.

ps: também tenho de desmontar um amplificador que tenho aqui, anda a fazer um zumbido proveniente da rede e devem haver condensadores já avariados, já estive à volta dele e não é problema de cabos ou impedâncias.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: colunas pc
« Responder #9 em: 05 de Agosto de 2015, 17:17 »
Eu não caio em cima de ninguem(ainda matava alguem), só atrofio quando andam ás chapadinhas uns aos outros.

Não sei até que ponto meter uma chapa em cima da ups ligada ao fio de terra não vai basicamente criar uma "volta/enrolamento" no transformador que será basicamente um curto á terra, dada a distância não deve mandar o quadro abaixo, mas vai fazer o transformador aquecer muito mais.

É simples, audio são umas centenas de mV's até ser amplificado, é bem mais facil afastar o cabo 1 ou 2m da UPS que é criar isolamento magnético em meia duzia de cm's com a mesma eficiência de 1 ou 2m de distância fisica.
Avr fanboy