collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Compra colectiva seeedstudio por jm_araujo
[12 de Dezembro de 2017, 23:55]


Robot Wars International Special por beirao
[12 de Dezembro de 2017, 22:52]


Docker por nnr
[12 de Dezembro de 2017, 13:41]


Comprar transformador de +/-12Volts por jm_araujo
[12 de Dezembro de 2017, 10:16]


Embedded World 2018 por KammutierSpule
[12 de Dezembro de 2017, 09:05]


Esquema Fonte Bancada por almamater
[12 de Dezembro de 2017, 08:13]


Meu projecto - Arm Robot com arduino por Diogo Bento
[11 de Dezembro de 2017, 23:18]


Ajuda Projecto IR / RF por dio123
[09 de Dezembro de 2017, 10:53]


Drivers Arduino UNO! por dio123
[09 de Dezembro de 2017, 10:46]


Problema em converter codigo C arduino para C + Pigpio na raspberry por vasco
[08 de Dezembro de 2017, 19:22]

Autor Tópico: Afinar impressora 3d  (Lida 1331 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Afinar impressora 3d
« em: 26 de Agosto de 2015, 20:57 »
Algu+em me consegue dizer porque é que a primeira layer fica sempre assim:

Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.181
  • NERD!
Re: Afinar impressora 3d
« Responder #1 em: 26 de Agosto de 2015, 21:05 »
(não tenho impressora 3d)
A altura da primeira camada está bem regulada?
Imagino que se estiver muito alta o filamento tenha espaço para se retorcer antes de aderir e o resultado imagino que seja semelhante.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Afinar impressora 3d
« Responder #2 em: 26 de Agosto de 2015, 21:08 »
Não sei se é esse o problema.

Se assim fosse os círculos iniciais também não ficavam bons.

Reparem que nas pontas fica sempre bem, só quanto tem muito plástico junto é que fica esquisito.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 753
Re: Afinar impressora 3d
« Responder #3 em: 27 de Agosto de 2015, 07:03 »
Tens de por a boca só estrusor mais próximo da base.
Usa o método da folha de papel.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Afinar impressora 3d
« Responder #4 em: 27 de Agosto de 2015, 10:57 »
A folha mal passa entre o extrusor e a mesa.

Até me parece que o problema é exatamente o oposto, o nozzle parece-me está demasiado perto da mesa.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.931
Re: Afinar impressora 3d
« Responder #5 em: 27 de Agosto de 2015, 14:53 »
Dos imensos factores tens alguns fundamentais, temperatura do nozzle, temperatura da mesa, velocidade XY, distância do nozzle à mesa, tipo de filamento, velocidade deste... muita coisa a calibrar antes de teres um resultado "bom".
Testes e mais testes.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Afinar impressora 3d
« Responder #6 em: 27 de Agosto de 2015, 14:59 »
- Temperatura do nozzle - Já escolhi desde 175 até 210 (incrementos de 5º C) fica na mesma
- Temperatura da mesa - como a mesa só chega aos 50º C mas o PLA não adere nem por nada, só uso temperatura ambiente (com fita azul)
- Velocidade - testado de 30 até 100 fica na mesma
- Tipo de filamento - Só uso PLA

Só fica a faltar distância do nozzle à mesa ... tenho de arranjar um apalpa-folgas ...

PS: Como devem ter reparado tenho sensor para manter a mesa sempre à mesma distância.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.404
  • Helpdesk do sitio
Re: Afinar impressora 3d
« Responder #7 em: 27 de Agosto de 2015, 21:12 »
Testa outro filamento.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.490
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Afinar impressora 3d
« Responder #8 em: 27 de Agosto de 2015, 22:53 »
E qual é mm o problema? nao consigo perceber... é porque o deposito do plastico nao ser direitinho e alinhado com a linha do lado e ficar tipo doce de aletria? :)

Isso nao pode ser por o plastico estar demasiado liquido/quente e devido à atracção/capilaridade o plastico que sai do extrusor se desvie pro plastico ja depositado?

E qual é o problema a primeira camada n sair flat? normalmente essa camada é apenas o suporte do obejecto a imprimir, que depois é lixado, aparado..

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 753
Re: Afinar impressora 3d
« Responder #9 em: 28 de Agosto de 2015, 05:50 »
A folha mal passa entre o extrusor e a mesa.

Até me parece que o problema é exatamente o oposto, o nozzle parece-me está demasiado perto da mesa.
Então é esse o problema. O nozzle deve estar a distancia da mesa que o diametro que ele tem.
Tensa subir isso um bocadinho.

E testa outro filamento