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Autor Tópico: Componentes, curiosidades  (Lida 699 vezes)

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Componentes, curiosidades
« em: 23 de Fevereiro de 2017, 22:59 »
Olá.

Se as imagens não aparecerem, esperem mais um pouco, tentarei corrigir. [Já estão todas].

Estive a escaqueirar uma placa de um driver de motor AC (1000W aprox, de rotor em curto circuito) e saquei dela uns quantos componentes. A ideia inicial era a de abarbatar os electrolíticos matulões (2200uF 400V) mas acabei por retirar mais umas tralhas.



Na imagem acima, o condensador cinzento, de 7cm de comprimento, parece ser de 50uF, AC 200V. O multímetro diz que sim, que serão 50uF, e parece poder ler-se 50 na etiqueta logo por cima de "200". A coisa que me chamou a atenção é que o dito é extremamente leve. Não parece ser electrolítico de AC. Parece-me que estava  mais ou menos ligado a um dos filtros-bobina (bajolos).

O componente preto, ao lado do condensador, não se parece com nada e ainda não busquei para ver se sei para que serve. Tem apenas dois terminais. Talvez seja uma PTC (começa com PT :)). Encontrei qualquer coisa em chinês e tentei a tradição da Google e ainda fiquei menos esclarecido:
https://translate.google.pt/translate?hl=en&sl=zh-CN&u=http://nxtmarket.info/item/537374654768&prev=search



O bloco preto tem alguma graça e será o driver (potência do motor). Deixei a imagem só por curiosidade. O transformador (em baixo à direita) deve ser o driver do andar de potência do lado da alimentação (não tenho a certeza, claro). Os 5 picoletes que se veem acima dos condensadores são os terminais onde entra e sai a potência.




Este bajolo parece um balum. Tem 4 pontas e dois enrolamentos com a mesma secção.

Uma das coisa curiosas é que ...




... o ferro por debaixo da bobina não encosta ao ferro da base. Há uns 4mm de folga.

Há ainda ...



... aquilo que perece ser um cubinho de borracha vermelha entalado entre o ferro e a bobina que servirá talvez para evitar que a última chapa possa vibrar.



E há esta coisa dos "E" e dos "i" estarem soldados ... já não me lembro porquê. Os transformadores da saída do varrimento vertical dos TVs a válvulas (e P/B) do tempo da Maria Cachucha (já depois do tempo em que saiam cartas de condução na Farinha Amparo) também eram assim. Esta bobina é mais 'normal', só tem 2 pontas.

Vejamos agora se as imagens aparecem. Se não aparecerem à primeira tentarei corrigir.  [Já estão todas].

SC
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2017, 23:32 por SerraCabo »
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Re: Componentes, curiosidades
« Responder #1 em: 23 de Fevereiro de 2017, 23:08 »
ainda nao apareceram... ;)
fiz uma pesquisa rapida por esse "PTC" e apareceu-me isto dum manual qualquer.

https://www.manualslib.com/manual/845497/Haier-Au282ahbea.html?page=259

no final da pagina fazem referencia a um ptc com essa referencia como sendo fabricado pela murata.
fui ao site da murata mas nada consta na pesquisa efectuada. ;)
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Re: Componentes, curiosidades
« Responder #2 em: 23 de Fevereiro de 2017, 23:15 »
Citar
fiz uma pesquisa rapida por esse "PTC" e apareceu-me isto dum manual qualquer.

Boa. Deve ser isso, deve. Uma PTC de 40 Ohm.

Abraço
SC
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Re: Componentes, curiosidades
« Responder #3 em: 23 de Fevereiro de 2017, 23:16 »
agora ja apareceram :)

isso nao era dum aparelho de ar condicionado antigo?

eu lembro-me de ver muitos tranformadores antigos assim com as chapas soldadas como esse, se calhar era para elas nao se desencaixarem com as trepidaçoes.

os aparelhos de ar condicionado da antiga Fabrica Nacional de Ar Condicionado, tambem conhecida como FNAC era uns bisontes desgraçados que pesavam cerca de 100 quilos cada unidade esterior. ainda carreguei alguns. como aquelas turbinas eram poderosas a trepidaçao tambem deveria ser. dai soldarem as chapas para nao se desmontar tudo.
eu quando era puto e apanha um desses com as chapas livres desmontava tudo em 3 tempos. ;)
achava fascinante fazerem um objecto solido com folhas entrelaçadas. depois mais tarde fui trabalhar para uma serralharia onde se fabricava chapas dessas a uma cadencia de 1 chapa por segundo num balance maior que eu. ;)
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Re: Componentes, curiosidades
« Responder #4 em: 23 de Fevereiro de 2017, 23:22 »
olhando melhor para as fotos, esse motor nao é trifasico (480 V)?

dai se calhar o condensador de 200V devia estar ligado entre entre uma das fazes que dão 180 Volts.

o driver tem terminais marcados com a nomenclatura trifasica...
;)
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Re: Componentes, curiosidades
« Responder #5 em: 23 de Fevereiro de 2017, 23:30 »
Citar
olhando melhor para as fotos, esse motor nao é trifasico (480 V)?

dai se calhar o condensador de 200V devia estar ligado entre entre uma das fazes que dão 180 Volts.

Não vi o motor mas habitualmente são trifásicos de 220V (ou 230V). O driver é tipicamente trifásico alimentado por DC proveniente de uma alimentação 230V monofásica. Mas não perdi muito tempo a investigar.

A bobina maior deve pesar uns 4 ou 5 Kg.

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Re: Componentes, curiosidades
« Responder #6 em: 23 de Fevereiro de 2017, 23:32 »
antigamente usava-se muito motores trifasicos de 400 volt's. uma bobina com esse peso ainda é muito cobre ;)

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Re: Componentes, curiosidades
« Responder #7 em: 23 de Fevereiro de 2017, 23:33 »
Modifiquei esta frase:

O bloco preto tem alguma graça e será o driver (potência do motor). Deixei a imagem só por curiosidade. O transformador (em baixo à direita) deve ser o driver do andar de potência do lado da alimentação (não tenho a certeza, claro). Os 5 picoletes que se veem acima dos condensadores são os terminais onde entra e sai a potência.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2017, 23:37 por SerraCabo »
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Re: Componentes, curiosidades
« Responder #8 em: 23 de Fevereiro de 2017, 23:37 »
Citar
antigamente usava-se muito motores trifasicos de 400 volt's. uma bobina com esse peso ainda é muito cobre ;)

Ainda se usam, mas quando a alimentação disponível (da rede) é apenas 230V  (pequenos sistemas) torna-se mais complicado arranjar tensões DC suficientemente altas para fazer funcionar drivers de motores de 400V. Daí terem aparecido imensos motores trifásicos de 230V. Nalguns casos triângulo 230V, estrela 400V.

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Re: Componentes, curiosidades
« Responder #9 em: 23 de Fevereiro de 2017, 23:41 »
yeap, completaste o que eu deixei por dizer. ;)

ainda ha 4 meses atras tive que fazer uma modificaçao dessas num motor duma cancela automatica, originalmente trabalhava a 400 V, mas como levou nova placa controladora tive que por aquilo a trabalhar monofasico em triangulo, porque a nova placa vem equipada com variador de velocidade para o motor...

isso estava tudo agarrado ao corpo do motor? ou arranjaste tudo em peças soltas?
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Re: Componentes, curiosidades
« Responder #10 em: 23 de Fevereiro de 2017, 23:45 »
Citar
isso estava tudo agarrado ao corpo do motor? ou arranjaste tudo em peças soltas?

Já só apanhei o bloco da electrónica meio escaqueirado. Ia para o lixo.

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Re: Componentes, curiosidades
« Responder #11 em: 23 de Fevereiro de 2017, 23:50 »
o motor é que era...
ainda deveria estar operacional com uma boa limpeza.

esses motores antigos duravam uma vida e aguentavam tudo sem chiar ;)
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Re: Componentes, curiosidades
« Responder #12 em: 23 de Fevereiro de 2017, 23:54 »
A porra é que a maioria dos motores que encontro nessas condições já voaram pelo menos 5 metros antes de aterrarem.
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Re: Componentes, curiosidades
« Responder #13 em: 23 de Fevereiro de 2017, 23:55 »
eram capazes de serem motores de avioes, nao? ;)
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