collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Palavras Cruzadas por Hugu
[Hoje às 00:54]

[Projecto] Bomba Airsoft por jm_araujo
[Ontem às 16:54]

Apresentação por Tech_JA
[Ontem às 09:19]

Medir Agua que está no Poço por filjoa
[21 de Setembro de 2017, 20:58]

URGENTE - display de 7 segmentos com backpack por helderjsd
[20 de Setembro de 2017, 12:30]

Preços e fabricantes de pcb por Sérgio_Sena
[19 de Setembro de 2017, 10:20]

Isaac Asimov - I, Robot por senso
[18 de Setembro de 2017, 03:41]

ic SL440 da Plessey? por senso
[16 de Setembro de 2017, 13:11]

Compra Colectiva RS-Amidata por brunus
[15 de Setembro de 2017, 22:31]

Ideias para construir um quadrúpede simples por zordlyon
[15 de Setembro de 2017, 10:18]

Autor Tópico: Caixa - Baterias Lítio  (Lida 235 vezes)

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
Caixa - Baterias Lítio
« em: 09 de Setembro de 2017, 08:46 »
Como costumam guardar baterias de Lítio? Tenho aqui umas quantas que vou tirando das baterias de portáteis, e mais umas células de Drone.

Neste momento a maior parte estão carregadas e  tenho-as guardadas dentro de uma caixa de plástico (resistente). A longo prazo (para além de não puderem estar com a carga máxima) onde é mais seguro guardá-las?

Estava a pensar em substituir a caixa de plástico por uma de metal? Como guardam as vossaS?

Offline artur36

• Mini Robot
  • *
Re: Caixa - Baterias Lítio
« Responder #1 em: 09 de Setembro de 2017, 09:18 »
Eu tenho as minhas dentro de um saco "lipo-safe" comprado ao mesmo tempo que as células. Basicamente é um saco de material ignifugo bastante resistente, no meu caso são só meia dúzia de células individuais pelo que a "carga explosiva" acumulada não é grande, provavelmente se o número de baterias for elevado deverá ser usada outra solução.

Offline LVirtual

• Mini Robot
  • *
« Responder #2 em: 09 de Setembro de 2017, 09:24 »
Eu tenho as minhas dentro de um saco "lipo-safe" comprado ao mesmo tempo que as células. Basicamente é um saco de material ignifugo bastante resistente, no meu caso são só meia dúzia de células individuais pelo que a "carga explosiva" acumulada não é grande, provavelmente se o número de baterias for elevado deverá ser usada outra solução.

um desses sacos para cada bateria e uma caixa estanque de material nao perecivel e suficientemente resistente ao peso para as guardar todas. ;)

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
« Responder #3 em: 09 de Setembro de 2017, 10:06 »
As li-po são meio manhosas e justifica-se essas precauções, mais se forem de R/C que são sujeitas a muitos abusos.

Para 18650 de portáteis parece-me já um bocado exagerado. As mesmas tem mecanismos de ventilação em caso de sobrepressão, e não me lembro de ver histórias de falhas catastróficas das mesmas. Convém guardar de forma a que se evitem curto-circuito entre as mesmas, e ficarem longe de material inflamável caso o azar venha a acontecer, mas não é preciso construir um paiol para as mesmas. As minhas estão numa prateleira junto às eneloop e às lanternas em que são mais usadas, sem nenhuma precaução especial.

Offline Hugu

• Mini Robot
  • *
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
« Responder #4 em: 09 de Setembro de 2017, 20:24 »
essa lipo-safe sao apenas "seguras" no sentido de conter a propagação das faiscas/fogo, caso alguma faça algumas faísca ou rebente, certo?
Não são estanques à humidade e à agua pois nao?

Offline SerraCabo

• Mini Robot
  • *
    • Serra Cabo
« Responder #5 em: 09 de Setembro de 2017, 21:18 »
A melhor forma que conheço de guardar células de bateria é esta:

Estas caixas são muito 'pro' mas eu procuraria tubo de electricidade (VD) um pouco mais largo que a célula, cortaria com mais uns milímetros que o comprimento da célula, em função da quantidade de células que tiver para guardar procuraria uma caixa tipo tuperware (ou mais baratex-chinesoico), cortaria os canudos de plástico em quantidade suficiente para preencher a caixa (colmatando a folga que sobrar com uma folha de esponja), e enfiaria as células dentro dos canudos.

Se os canudos mais a esponja preencherem a totalidade do espaço, os canudos não tombam e as células permanecem sossegadas.

E é assim que eu guardo as minhas? Não. É ainda mais tosco, pouco transportável e se a caixa cair é capaz de dar salgalhada. Quando lá conseguir chegar mando uma foto.

serra-cabo.blogspot.com

Offline edeweld

• Mini Robot
  • *
« Responder #6 em: 09 de Setembro de 2017, 22:27 »
Uma pergunta de quem não percebe muito de baterias....
O problema de elas serem guardadas ao calhas é o perigo de faíscas e/ou derrames. Certo?

Obrigado

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
« Responder #7 em: 09 de Setembro de 2017, 22:33 »
Com baterias de lítio é mais curtos e consequente explosão.
Não gostam nada de curtos, podem danificar-se internamente e nesse caso entram numa deriva térmica que acaba com elas a arder de forma violenta.

Offline vasco

• Mini Robot
  • *
« Responder #8 em: 10 de Setembro de 2017, 09:54 »
Gosto da ideia do tubo eléctrico.
Provavelmente acrescentaria uma espuma não condutora na base da caixa.

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #9 em: 11 de Setembro de 2017, 07:52 »
(...) As minhas estão numa prateleira junto às eneloop e às lanternas em que são mais usadas, sem nenhuma precaução especial.

Uma curiosidade, estava a pensar comprar uma lanterna para usar com as 18650, como estas baterias são sensíveis a baixa voltagem, a lanterna deixa de funcionar a um valor de carga seguro para a bateria ou esgota-a completamente?

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
« Responder #10 em: 11 de Setembro de 2017, 08:10 »
Depende de cada lanterna. Algumas param ou até avisam (piscam), outras esgotam até ao fim e convém usar pilhas protegidas.