collapse

* Posts Recentes

Making Linear Ball Way Cages por jm_araujo
[14 de Agosto de 2018, 23:03]

TV Antiga Desliga-se por almamater
[14 de Agosto de 2018, 12:34]

Tubo PVC 32mm Branco por SerraCabo
[10 de Agosto de 2018, 22:49]

Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha. por Hugu
[08 de Agosto de 2018, 00:47]

Comprar solda decente por jm_araujo
[07 de Agosto de 2018, 11:30]

Telescopio por kieferdl
[03 de Agosto de 2018, 10:10]

Com que equipamento costumam aceder ao LR? por KammutierSpule
[01 de Agosto de 2018, 10:14]

BostonDynamics - Vai uma mãozinha? por jm_araujo
[01 de Agosto de 2018, 08:29]

Baby's got blue eyes por jm_araujo
[30 de Julho de 2018, 22:55]

Queimei 1 Motor :) por SerraCabo
[30 de Julho de 2018, 22:32]

Autor Tópico: O meu plano para produzir fotograficamente circuito impresso  (Lida 284 vezes)

Offline SerraCabo

• Mini Robot
  • *
    • Serra Cabo
O caminho tem sido longo (o software é complicado pr'a burro e não façam muitas perguntas). Estou na parte final ainda com um problemita para resolver (nada de grave, por enquanto).

Nesta mala estou a acabar de montar o sistema de exposição aos UV.

>

Encostado à traseira está uma placa de acrílico(?) que saquei a um LCD pifado. Aliás, a placa por debaixo das lâmpadas e os difusores que vou usar vieram todos desse LCD.

As lâmpadas devem ser traiçoeiras porque embora a luz deles pareça fraca, provocam uma luminescência dos diabos nalguns materiais.

A quem se meter com estas lâmpadas, cuidado com os olhos porque a luz parecendo fraca, tem dentes de piranha. Vou ver se amanhã arranjo uns óculos amarelos.

Vou usar ácido muriático e água oxigenada e, para evitar ter que usar mais ácido usando esta técnica (apenas a separação do cobre):

(até aos 2:13).

Tudo o que meter químicos é para fazer no quintal onde estou a montar um telheiro. Tenho que reciclar o ácido porque, vivendo fora da rede de esgotos, tenho que ter cuidado extra. Para matar o ácido bastaria soda cáustica, usado aliás como revelador, mas depois não tenho onde o que resulta da coisa.

Ainda me falta uma placa de acrílico para entalar os filtros difusores entre duas placas.

Deverei usar a impressora laser com acetatos. O primeiro PCB que está alinhado para ser feito será de baixa resolução (feito muuuuuito à defesa).

Embora o primeiro projecto seja de uma placa, single side, tamanho A4, farei, evidentemente, testes com pequenas placas para poder calibrar tempos de exposição.

Alguém tem experiência com esta película?

https://www.ebay.co.uk/itm/311935442793

Irá sair um vídeo.

Entretanto tenho que fazer uma nova caixa de correio mais larga. :)

SC
« Última modificação: 15 de Julho de 2018, 18:42 por SerraCabo »

Offline dio123

• Mini Robot
  • *
Re: O meu plano para produzir fotograficamente circuito impresso
« Responder #1 em: 15 de Julho de 2018, 21:44 »
Eu uso o dryfilm / Photosensitive mas tem os seus truques para ficar em condições.
Quando fiz a minha box com 2 lampadas coloquei 2 vidros e o circuito no meio e mas na placa 15x10 lixei-me que nao fazia pressao igual em  toda a superfice da pcb ter atenção a isso.

1- lavar e limpar muito bem o cobre, depois preparar o dryfilm passar novamente  álcool isopropílico, e para dentro da laminadora morna  passar meia duzia de vezes depois com pano liso ainda esfrego mais umas quantas vezes.
2- acetato para cima, eu uso 3 acetatos pois há impressoras que o preto nao é tao uniforme e passa alguma luz, 4 minutos a luz.
3- tirar a outra pelicula e revelo com potassa, soda caustica é mais agressiva, depois do cobre ficar todo a vista, deixo ficar ao sol enquanto arrumo e preparo o acido muriatico e placa para dentro. 

Offline SerraCabo

• Mini Robot
  • *
    • Serra Cabo
« Responder #2 em: 16 de Julho de 2018, 00:51 »
Obrigado. Boas dicas.

Dentro de 1 hora deve aparecer um vídeo que está neste momento a ser enviado. Aparecerá aqui:

Tenciono colocar uma esponja dentro da tampa para que, ao fechar a caixa, haja alguma pressão na placa tanto mais que me parece que elas são sempre um bocado abauladas (dantes eram).

Essa de sobrepor acetatos não me ocorreu. De facto é possível alinha-los manualmente para obter uma boa coincidência. Lembrei-me de imprimir sucessivamente na mesma folha mas pareceu-me que a sobreposição na mesma folha ficaria provavelmente desalinhada e que corria o risco de ao refundir o toner poder armar encrenca na impressora. É uma excelente ideia mas ...

... a grossura do acetato não é um problema para os rebordos das pistas de circuito impresso? Não tende a desfocar e a ficar ratado? O 2º acetato vai ficar afastado da placa por causa da grossura do primeiro acetato. Isso com pistas finas não dá raia?

E a potassa? É coisa de que já não oiço falar há muito. Compra-se onde?

Entretanto, vou usar o tal filtro estranho que mostro no vídeo. Resolverá um problema que não antecipei.

Obrigado
SC

Offline SerraCabo

• Mini Robot
  • *
    • Serra Cabo
« Responder #3 em: 16 de Julho de 2018, 16:00 »
Comprei 1Kg de potassa uma loja de construção civil. Dizem que é usada para acelerar o processo de endurecimento do cimento.

Já tenho, igualmente, uma outra placa de acrílico semelhante à do monitor para aumentar a resistência à flexão do tampo e ensanduichar mais facilmente os difusores.

SC

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
« Responder #4 em: 16 de Julho de 2018, 16:34 »
Ainda não tive oportunidade de ver o vídeo, mas a imagem de apresentação fez-me lembrar este vídeo muito interessante do EEVBlog:
No inicio fala dos vários tipos de  filtros que são usados para garantir a uniformidade da luz de fundo num ecrã LCD.

Offline SerraCabo

• Mini Robot
  • *
    • Serra Cabo
« Responder #5 em: 17 de Julho de 2018, 23:57 »
Eu depois no vídeo explico melhor, mas para evitar que alguém se estampe, o acrílico é opaco aos UV.

Testei com algo luminescente e, fora do acrílico a luminescência era gigantesca, através do acrílico desaparecia. Já agora, um dos filtros terá, a olho, uma atenuação de 50% aos UVs, os outros são quase completamente opacos.

Testei com vidro e a transparência é total.

:) :)

SC

Offline SerraCabo

• Mini Robot
  • *
    • Serra Cabo
« Responder #6 em: 19 de Julho de 2018, 16:31 »
OK.

Já acabei a bancada de UV. Logo que tenha tempo despacho o vídeo.

Entretanto mandei vir uma coisa destas:
https://www.ebay.co.uk/itm/30cmx5m-Photosensitive-Dry-Film-For-PCB-Circuit-Production-Photoresist-Board/311935442793

Não sei se é bom, se é mau ou antes pelo contrário. Depois digo.

Entretanto precisava ganhar um bocado de tempo relativamente a tempos de exposição, revelação, etc.

Comprei cá no burgo (Lisboa) uns bocados de placa para cortar em bocadinhos e testar mas ainda não tenho a película.

Alguém sabe onde poderei comprar, em Lisboa, aquele tipo de película? Mesmo que se perceba que a chinesa (provavelmente toda ela é chinesa) é diferente, já ganharia algum tempo a descascar as batatas.

Obrigado
SC

Offline metRo_

• Administrator
  • Mini Robot
« Responder #7 em: 20 de Julho de 2018, 22:38 »
Infelizmente as imagens foram a' vida mas tens aqui mt informacao https://lusorobotica.com/index.php?topic=2564.0

Tens aqui PCBs fotosensiveis http://aliatron.pt/e-biz/index.php/cPath/59_172 tenho ideia que e' em lisboa!

Offline SerraCabo

• Mini Robot
  • *
    • Serra Cabo
« Responder #8 em: 21 de Julho de 2018, 00:41 »
Que pena não ter encontrado essa ao início. Mesmo assim vou ver porque há certamente pormenores que evitam eu estar a reinventar a roda.

De qualquer forma, acabei o sistema o suficiente para passar à fase de testes.

Está aqui o vídeo da parte final, que há-de acabar de processar lá para as 4 da manhã :)

SC