• Welcome to LusoRobótica - Robótica em Português.
 

Carregador Solar para Baterias - EBay

Started by almamater, 27 de August de 2019, 13:30

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

almamater

Olá,

Estou tentado a adquiri este controlador para carregar baterias a partir de um painel solar.

Alguém usa algo do género? Pelo preço parece-me porreiro.

Chama-se Wincong SX01

Este user no youtube testou-o aqui

A minha ideia era ter 1 ou 2 baterias 18650 a serem carregadas por um painel solar qualquer e que não existisse o risco de rebentarem  :P A carga neste caso seria pouco mais do que 200mA mas pode-se adaptar para algo mais.. mas duvido que seja aconselhável ir até aos 3A que dizem na descrição  ::)

Entre este controlador e as baterias podia até colocar uma BMS ou aquelas pequenas boards\módulos TP4056 para duplicar a segurança enquanto estiver a carregar ou descarregar.

Existem muitos outros, como este SL02B-20A mas gostei daquele que mencionei.

Alguém usa um destes módulos ou desenharam algum um circuito para este fim?

jm_araujo

Pelo que li na folha de caraterísticas, esse charge controller já controla a carga e descarga das baterias (daí a redundância no texto), de acordo com o que programas. Meter mais alguma coisa no caminho é para dar asneira, só vais confundir o controlador,  qq coisa que metas em série na bateria vai alterar a forma como é vista pelo circuito.

Quanto à corrente de carga máxima, deve depender do painel solar. O circuito de carga é muito simples, deve deixar passar a corrente toda para a bateria na fase CC e regular (o PWM) quando chegar a fase CV. Normalmente em aplicações solares e quando não tens reguladores comutados para fazer MPTT (que obviamente não tem porque não há inductores), costuma-se utilizar uma regulação em shunt, mas neste caso também não me parece porque  seria precisa de capacidade de dissipação e não vejo nenhum dissipador. Só com uma análise do circuito à Big Clive :D

Mas pelo preço nem sei porque lutas com a tentação, é comprar, testar e dar feedback ;)



senso

Minimo são 3 baterias de litio, e pelas gamas de voltagens, semi-cheira-me que trata tudo como se fosse baterias de chumbo..
Avr fanboy

almamater

Pois, mas parece que não deixa carregar mais do que os 4.2V e descarregar mais que os 2.8V nas baterias de Lítio, pode não o fazer da maneira mais recomendada mas parece que o faz.

De qualquer maneira se calhar faço como o jm_araujo referiu, vou comprar 1 para ver como é e 2 painéis solares para testar: um de 6V, outro de 12V ambos de 167mA (deve dar para ir carregando).

brunus

Quote from: senso on 27 de August de 2019, 17:21
Minimo são 3 baterias de litio, e pelas gamas de voltagens, semi-cheira-me que trata tudo como se fosse baterias de chumbo..
Não é o máximo? E como se carregam mais baterias se só existe uma saída para bateria? Seria carregamento em paralelo?


almamater

e pois que já chegou:






Ainda não fiz testes, tenho que ler as instruções, colocar uma bateria\carga\tensão input e ver se os valores de corte na carga e descarga batem certos..