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Autor Tópico: Segurança rele  (Lida 7728 vezes)

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Offline dio123

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Segurança rele
« em: 22 de Novembro de 2020, 11:40 »
Bom dia,
Estava aqui aqui a fazer umas pesquisas sem  fim e vi num forum uma pergunta mas sem respostas mas fiquei com curiosidade, a questão inicial era com um foguete mas vou simplificar a questão.

Resumido:
Imaginem  carro/moto em que tem um mcu a controlar on/off de um relay que controla 12v de alimentação da Centralina.

Como garantir que  quando passar, num buraco ou uma estrada em mau estado com toda a vibração e oscilações , o  relay não possa desatracar, ou as palhetas desatracar por momentos.

Por exemplo um rele auto  LR2A-12W no datasheet tem resistência choque de: 10G(11ms) e destruição 100G.

Uma alternativa seria um Latching Relay pois tem mais resistencia em g , depois trabalha por estado o que nao obriga a ter corrente para manter o estado só para trocar.

Haverá alguma solução ainda mais viavel, de manter a continuidade da corrente para não falhar.
Provalvelmente um mosfet, transistor mas depois 15A ja teriamos a questao do calor.




Offline Njay

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Re: Segurança rele
« Responder #1 em: 22 de Novembro de 2020, 12:05 »
Se é um relé  auto, está preparado para aguentar os choques...
Para 12V há MOSFETs com resistência bem baixa... mas o circuito tem que ser bem desenhado, pois são dispositivos muito mais sensíveis que um relé mecânico.

Offline jm_araujo

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Re: Segurança rele
« Responder #2 em: 22 de Novembro de 2020, 12:16 »
Um foguete e um carro em termos de acelerações e vibrações são completamente diferentes. Num carro nunca tens muitos G, graças à sua massa e suspensão, além que a direção de aceleração maior é na vertical e podes orientar os relés de acordo. Por isso é que não vez os faróis a piscar numa estrada esburacada.
MOSFETs é como diz o Njay, tens muita coisa no mercado, é só preciso cuidado com o dimensionamento e proteções.

Mas para mim nesses ambientes extremos essa é uma preocupação menor. Ligações e conectores são muito mais importantes, soldas partem, parafusos desapertam e massas maiores como pilhas soltam-se ou rebentam com fixações. Felizmente não faltam online manuais de boas práticas da NASA, são muito interessantes e já passaram por esses problemas há decadas.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2020, 12:22 por jm_araujo »

Offline Alfredo Garcia

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Re: Segurança rele
« Responder #3 em: 11 de Dezembro de 2020, 19:04 »
Uma solução assim tipo 1960 é colocar dois reles paralelos montados de modo que os contactos se movam em sentido opostos, assim quando a força G fizer um desligar o outro estaria fazendo mais força no contacto.
PDI