collapse

* Posts Recentes

Como ver se uma tomada tem a terra ligada? por Alfredo Garcia
[Ontem às 20:13]


Via Verde - Identificador por TigPT
[Ontem às 09:56]


Estação de soldadura da Banggood, será boa compra ? por vasco
[16 de Fevereiro de 2018, 17:47]


Desenho PCBs 80's por senso
[16 de Fevereiro de 2018, 14:35]


Como guardar componentes SMD ? por vasco
[16 de Fevereiro de 2018, 14:34]


e-bike converter piscas para 12v por vasco
[15 de Fevereiro de 2018, 23:51]


Ebay - fornecedor em Espanha por SerraCabo
[15 de Fevereiro de 2018, 01:11]


BostonDynamics - Vai uma mãozinha? por TigPT
[14 de Fevereiro de 2018, 15:58]


Primeiro campeonato mundial de Ski robótico por TigPT
[14 de Fevereiro de 2018, 15:15]


Ajuda com 5A por almamater
[13 de Fevereiro de 2018, 19:38]

Autor Tópico: Arduino para projeto de futebol  (Lida 1945 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline wallaaa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
    • Blog (paradp =/) de robótica
Arduino para projeto de futebol
« em: 06 de Janeiro de 2010, 13:28 »
Olá, estou trabalhando em projeto para futebol de robôs, estou querendo usar Arduino mas como ainda não conheço muito estou na duvida entre o Mega e o Duemilanove, alguém pode me ajudar?
Para o robô usarei 4 sensores de ultrassom, 4 motores DC para movimento da base, 1 motor DC para acionar o dribbler que é um dispositivo que faz com que a bola gire contra o robô para que ele tenha o domínio da bola, 1 solenóide para chutar a bola, 1 sensor bússola, 1 sensor de toque para saber se a bola está em posse do robô, e o item que mais está me preocupando 8 sensores de infravermelho para detectar a bola, esses sensores iriam em entradas analógicas, o Arduino Duemilanove só dispõe de 6 entradas analógicas mas em compensação o Arduino Mega tem uma disponibilidade muito maior, tenho receio de estar matando mosquito com canhão. Um outro fator que me preocupa é a memória flash, 32Kb são suficientes para um programa de complexidade mediana?

Desde já agradeço a todos.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.060
  • El RoboSapiens
Re: Arduino para projeto de futebol
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2010, 14:01 »
Boas,

Se queres mesmo fazer um futebolista vai, no minimo, para o arduino mega. Eu ja fiz futebolistas para o festival nacional e sei que o diecimilla/duemillanove nunca terao capacidade para processar a informaçao toda necessaria. O mega nao conheço, por isso nao faço ideia se serve, mas penso que sim :)

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Arduino para projeto de futebol
« Responder #2 em: 06 de Janeiro de 2010, 14:17 »
Também acho que mais vale ires para o Mega, pois onde comem 50 comem 10 :D (sempre ouvi dizer xD)

Se calhar conseguias fazer tudo com o Duemilanove, mesmo com os 32K, só que se algum dia quisesses fazer upgrade, estavas limitado...

Tens aí muita coisa para ligar... O Arduino Mega dará quase de certeza conta do assunto.

Offline wallaaa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
    • Blog (paradp =/) de robótica
Re: Arduino para projeto de futebol
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2010, 14:22 »
Já imaginava algo do tipo, mas ainda tinha esperança.
Um dos fatores que mais pesa é o preço, mas é o que parece melhor memo, o Mega.

Obrigado pela resposta.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Arduino para projeto de futebol
« Responder #4 em: 06 de Janeiro de 2010, 17:40 »

Offline wallaaa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
    • Blog (paradp =/) de robótica
Re: Arduino para projeto de futebol
« Responder #5 em: 06 de Janeiro de 2010, 23:30 »
Não conhecia, e é confiável pelo preço?
Como pode ser tão mais barato?