collapse

* Posts Recentes

Augmented reality AR por josecarlos
[Ontem às 22:14]


MKR Vidor4000 por josecarlos
[Ontem às 18:06]


Boa compra este osciloscópio? por jm_araujo
[Ontem às 10:37]


Frequência máxima de pwm com controlo de duty cycle de 0 a 100% por senso
[Ontem às 01:22]


Robô BBC micro:bit controlado com gestos no telemóvel Android por Tayeb
[22 de Maio de 2018, 13:11]


Programar ATTiny85 sem Arduino por hackeduca
[22 de Maio de 2018, 12:20]


[Técnico de Electrónica] Anuncios para "consoveyo" por KammutierSpule
[22 de Maio de 2018, 09:06]


PWM com ventoinha por jm_araujo
[21 de Maio de 2018, 11:24]


NiCd por NiMH? por jm_araujo
[20 de Maio de 2018, 11:46]


LusoRobótica - Website - Estado actual por TigPT
[19 de Maio de 2018, 22:34]

Autor Tópico: Arduino para projeto de futebol  (Lida 1997 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline wallaaa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
    • Blog (paradp =/) de robótica
Arduino para projeto de futebol
« em: 06 de Janeiro de 2010, 13:28 »
Olá, estou trabalhando em projeto para futebol de robôs, estou querendo usar Arduino mas como ainda não conheço muito estou na duvida entre o Mega e o Duemilanove, alguém pode me ajudar?
Para o robô usarei 4 sensores de ultrassom, 4 motores DC para movimento da base, 1 motor DC para acionar o dribbler que é um dispositivo que faz com que a bola gire contra o robô para que ele tenha o domínio da bola, 1 solenóide para chutar a bola, 1 sensor bússola, 1 sensor de toque para saber se a bola está em posse do robô, e o item que mais está me preocupando 8 sensores de infravermelho para detectar a bola, esses sensores iriam em entradas analógicas, o Arduino Duemilanove só dispõe de 6 entradas analógicas mas em compensação o Arduino Mega tem uma disponibilidade muito maior, tenho receio de estar matando mosquito com canhão. Um outro fator que me preocupa é a memória flash, 32Kb são suficientes para um programa de complexidade mediana?

Desde já agradeço a todos.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.060
  • El RoboSapiens
Re: Arduino para projeto de futebol
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2010, 14:01 »
Boas,

Se queres mesmo fazer um futebolista vai, no minimo, para o arduino mega. Eu ja fiz futebolistas para o festival nacional e sei que o diecimilla/duemillanove nunca terao capacidade para processar a informaçao toda necessaria. O mega nao conheço, por isso nao faço ideia se serve, mas penso que sim :)

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Arduino para projeto de futebol
« Responder #2 em: 06 de Janeiro de 2010, 14:17 »
Também acho que mais vale ires para o Mega, pois onde comem 50 comem 10 :D (sempre ouvi dizer xD)

Se calhar conseguias fazer tudo com o Duemilanove, mesmo com os 32K, só que se algum dia quisesses fazer upgrade, estavas limitado...

Tens aí muita coisa para ligar... O Arduino Mega dará quase de certeza conta do assunto.

Offline wallaaa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
    • Blog (paradp =/) de robótica
Re: Arduino para projeto de futebol
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2010, 14:22 »
Já imaginava algo do tipo, mas ainda tinha esperança.
Um dos fatores que mais pesa é o preço, mas é o que parece melhor memo, o Mega.

Obrigado pela resposta.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Arduino para projeto de futebol
« Responder #4 em: 06 de Janeiro de 2010, 17:40 »

Offline wallaaa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
    • Blog (paradp =/) de robótica
Re: Arduino para projeto de futebol
« Responder #5 em: 06 de Janeiro de 2010, 23:30 »
Não conhecia, e é confiável pelo preço?
Como pode ser tão mais barato?