collapse

* Posts Recentes

Bibliotecas para arduino e drivers de stepper - o problema da 'distracção' por SerraCabo
[Hoje às 02:12]


Zener BZW04-105? por brunus
[11 de Dezembro de 2018, 17:34]


Artigo 11, 13 e os restantes por jm_araujo
[10 de Dezembro de 2018, 11:05]


Compra Colectiva Mouser N3-2018 (limite 25 Nov) por Hugu
[10 de Dezembro de 2018, 01:07]


Ajuda para reparar Luzes de LED de Natal por brunus
[09 de Dezembro de 2018, 00:59]


Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar? por brunus
[09 de Dezembro de 2018, 00:12]


Usar steppers de 5 pontas como se fossem de 4 pontas por SerraCabo
[08 de Dezembro de 2018, 21:18]


LusoRobótica - Website - Estado actual por Tech_JA
[06 de Dezembro de 2018, 09:18]


Como transformar um mosquito killer de tomada em um portátil? por brunus
[05 de Dezembro de 2018, 23:28]


LR, passado, presente e futuro por iyahdub
[05 de Dezembro de 2018, 04:16]

Autor Tópico: Arduino para projeto de futebol  (Lida 2121 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline wallaaa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
    • Blog (paradp =/) de robótica
Arduino para projeto de futebol
« em: 06 de Janeiro de 2010, 13:28 »
Olá, estou trabalhando em projeto para futebol de robôs, estou querendo usar Arduino mas como ainda não conheço muito estou na duvida entre o Mega e o Duemilanove, alguém pode me ajudar?
Para o robô usarei 4 sensores de ultrassom, 4 motores DC para movimento da base, 1 motor DC para acionar o dribbler que é um dispositivo que faz com que a bola gire contra o robô para que ele tenha o domínio da bola, 1 solenóide para chutar a bola, 1 sensor bússola, 1 sensor de toque para saber se a bola está em posse do robô, e o item que mais está me preocupando 8 sensores de infravermelho para detectar a bola, esses sensores iriam em entradas analógicas, o Arduino Duemilanove só dispõe de 6 entradas analógicas mas em compensação o Arduino Mega tem uma disponibilidade muito maior, tenho receio de estar matando mosquito com canhão. Um outro fator que me preocupa é a memória flash, 32Kb são suficientes para um programa de complexidade mediana?

Desde já agradeço a todos.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.062
  • El RoboSapiens
Re: Arduino para projeto de futebol
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2010, 14:01 »
Boas,

Se queres mesmo fazer um futebolista vai, no minimo, para o arduino mega. Eu ja fiz futebolistas para o festival nacional e sei que o diecimilla/duemillanove nunca terao capacidade para processar a informaçao toda necessaria. O mega nao conheço, por isso nao faço ideia se serve, mas penso que sim :)

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Arduino para projeto de futebol
« Responder #2 em: 06 de Janeiro de 2010, 14:17 »
Também acho que mais vale ires para o Mega, pois onde comem 50 comem 10 :D (sempre ouvi dizer xD)

Se calhar conseguias fazer tudo com o Duemilanove, mesmo com os 32K, só que se algum dia quisesses fazer upgrade, estavas limitado...

Tens aí muita coisa para ligar... O Arduino Mega dará quase de certeza conta do assunto.

Offline wallaaa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
    • Blog (paradp =/) de robótica
Re: Arduino para projeto de futebol
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2010, 14:22 »
Já imaginava algo do tipo, mas ainda tinha esperança.
Um dos fatores que mais pesa é o preço, mas é o que parece melhor memo, o Mega.

Obrigado pela resposta.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Arduino para projeto de futebol
« Responder #4 em: 06 de Janeiro de 2010, 17:40 »

Offline wallaaa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
    • Blog (paradp =/) de robótica
Re: Arduino para projeto de futebol
« Responder #5 em: 06 de Janeiro de 2010, 23:30 »
Não conhecia, e é confiável pelo preço?
Como pode ser tão mais barato?