collapse

* Posts Recentes

Criar fast blink lampada 12v por vasco
[Ontem às 22:49]


O meu plano para produzir fotograficamente circuito impresso por vasco
[Ontem às 22:42]


bma180 avr por senso
[Ontem às 01:21]


Telescopio por iyahdub
[18 de Agosto de 2018, 09:43]


Making Linear Ball Way Cages por jm_araujo
[14 de Agosto de 2018, 23:03]


TV Antiga Desliga-se por almamater
[14 de Agosto de 2018, 12:34]


Tubo PVC 32mm Branco por SerraCabo
[10 de Agosto de 2018, 22:49]


Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha. por Hugu
[08 de Agosto de 2018, 00:47]


Comprar solda decente por jm_araujo
[07 de Agosto de 2018, 11:30]


Com que equipamento costumam aceder ao LR? por KammutierSpule
[01 de Agosto de 2018, 10:14]

Autor Tópico: [Ajuda]pcb método térmico  (Lida 9159 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
[Ajuda]pcb método térmico
« em: 28 de Setembro de 2010, 16:39 »
boas,

Depois de muita pesquisa, hoje comecei a tentar fazer placas com o método térmico, no qual não correu lá muito bem nas minhas duas tentativas.

Na 1º tentativa comecei por limpar a placa com álcool etílico e um pano seco/ limpo, imprimi numa folha de revista (vi pessoal a fazer e tentei experimentar), ou seja fracasso, ao colocar a folha na placa e ao aquecer a folha saia sempre do lugar, porque vinha agarrada ao ferro e n consegui fazer nada dela.

Na 2º tentativa limpei novamente a placa e desta vez imprimi em papel fotográfico que tinha aqui em casa, resultado?...
desastroso, cada vez que aquecia o papel e passado um tempo retirava o ferro e ele vinha agarrado novamente, até que decidi por o ferro a ocupar a placa toda, mas o papel agarrou-se ao ferro e não deu nenhum resultado.


agora a minha duvida é:

onde é que estão os erros para isto não me estar a funcionar?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.543
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #1 em: 28 de Setembro de 2010, 16:44 »
Deves tambem passar uma lixa de água no cobre que é para ele ficar limpinho e brilhante, tambem podes usar um esfregão de aço de lavar panelas que o efeito é o mesmo.
Quanto ao resto não te posso ajudar, talvez meter um pano em cima do papel fotográfico, assim o ferro não se cola, e vê se o ferro não tem água para não fazer vapor e amolecer o papel todo.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #2 em: 28 de Setembro de 2010, 16:49 »
a ideia do pano  e da lixa, são boas dicas, mas ainda vou esperar que mais pessoal comente para ter mais ajudas e n estar a fazer e estragar material, cada vez que falhe  :-\

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.543
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #3 em: 28 de Setembro de 2010, 16:51 »
Como é método térmico basta passar lixa na placa para limpar e voltas a tentar com a mesma.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #4 em: 28 de Setembro de 2010, 16:57 »
sim nas duas formas utilizei a mesma placa, o problema é que nenhuma ponta de tinta se agarrou a placa

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.543
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #5 em: 28 de Setembro de 2010, 17:03 »
Estás a imprimir com uma impressora laser certo?
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #6 em: 28 de Setembro de 2010, 19:16 »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.543
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #7 em: 28 de Setembro de 2010, 19:19 »
Jacto de tinta não dá para fazer.
Só as laser/com toner, porque o toner preto é feito com particulas de ferro e é esse ferro que não é comido pelo percloreto de ferro e faz com que as pistas fiquem como tu queres, com jacto de tinta não dá mesmo para fazer.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #8 em: 28 de Setembro de 2010, 19:22 »
bahh,

vou ter então que procurar uma impressora para isto :/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.543
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #9 em: 28 de Setembro de 2010, 19:23 »
Vais a um centro de cópias, imprimem folhas a 3-5 centimos cada uma, fica-te mais barato que uma impressor.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #10 em: 28 de Setembro de 2010, 19:29 »
sabes os preços?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.543
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #11 em: 28 de Setembro de 2010, 19:30 »
De impressoras?
Ou de ir a um centro de cópias?
Avr fanboy

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #12 em: 28 de Setembro de 2010, 19:57 »
Puseste um pano entre a folha e o ferro?

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.627
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #13 em: 28 de Setembro de 2010, 21:05 »
Pré aquece o cobre com o ferro, mas mete uma folha de papel entre os dois, depois mete a folha com o toner, deverá ficar logo agarrada ao cobre, depois mete o ferro, eu ás vezes deixo tanto tempo que o próprio gloss do papel derrete a vai atrás... depois tira-se com uma pinça e o cobre fica lá todinho  :)

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #14 em: 28 de Setembro de 2010, 23:29 »
De impressoras?
Ou de ir a um centro de cópias?

Ir a um centro de cópias.

Pré aquece o cobre com o ferro, mas mete uma folha de papel entre os dois, depois mete a folha com o toner, deverá ficar logo agarrada ao cobre, depois mete o ferro, eu ás vezes deixo tanto tempo que o próprio gloss do papel derrete a vai atrás... depois tira-se com uma pinça e o cobre fica lá todinho  :)

Nas duas vezes que tentei, limpei o cobre com o álcool, e antes de meter o papel aqueci a placa mas na parte da fibra, ou seja na parte que não tem cobre, e de seguida pôs o papel mas ele n agarrou.

Já agora em que tipo de impressora imprimes e quanto tempo dás a cada processo na passagem do ferro?