• Welcome to LusoRobótica - Robótica em Português.
 

Comunicação Serial com XBee

Started by guibot, 24 de December de 2008, 20:08

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

ghostbuster

como fizeste para o xbee mandar a informação para o outro, sem teres nenhum parametro no arduino?(o id do xbee por exemplo)

metRo_

Não faço ideia, mas tenta pesquisar na datasheet por mensagens broadcast.

TigPT

Deve de haver uma opção chamada Broadcast. Utiliza-a pois significa enviar para um endereço em que todos estão sensíveis.

ghostbuster

ja encontrei um tutu em portugues onde dava para definir o caminho do outro xbee por comando at, so a ultima duvida, os softwares do xbee funcionam com zigbit (zigbee) da atmel? e qual é a distancia maxima dos zigbit atmel ATZB-24-A2?

msaleiro

ghostbuster, os XBees vêm configurados de fábrica para funcionar em broadcast, por isso é k não precisas de configurar nenhum ID para por dois XBees a comunicar. Contudo, se queres definir endereços tens que configurar os XBees por comandos AT ou fazer um pequeno circuito para ligar a porta série e utilizar um software da maxstream que é o X-CTU que no fundo faz o mesmo, mas com um interface gráfico. Eu uma vez pus aqui no fórum um trabalho que fiz para a cadeira de Redes de Comunicação na UAlg em que tens isso tudo explicado tanto da parte teórica, como da parte prática ( circuito pa ligar a porta série, tutorial de configuração utilizando o X-CTU, código para dois pontos de comunicação em C para 8051 ). Procura isso que ainda deve andar por aí. Se não encontrares depois mando-te se quiseres.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

DanBar

Antigo Nick do Forum: iCAR

Projectos iCAR
icar.lusorobotica.com

DB@G
http://www.facebook.com/daniel.barradas

ghostbuster


_ze_pedro_

#22
tenho uma pequena grande duvida lool

eu quero comunicar 2 arduinos com o xbee

vou ter um sensor de temperatura 2 motores que vao estar num carro

depois vou ter de controlar

a minha duvida é

por os xbee a comunicar e em termos de programaçao por exemplo no xbee que envia

ter "1" do pin 3 e o arduino que recebe vai por os motores a funcionar para a frente
e o sinal do sensor como envia.lo e conseguir ler o sinal nas saidas do arduino

gostava de saber em termos de programaça uma ideia para perceber melhor como se faz essa programaçao eu tenho alguns conhecimentos de C mas nao muito

podem.me ajudar?;)

cump.
ze pedro

naf18

Alguém sabe se é possível enviar um float usando o xbee shield?
Estou a ter alguns problemas nisso!

njgomes

Quote from: naf18 on 13 de November de 2010, 19:25
Alguém sabe se é possível enviar um float usando o xbee shield?
Estou a ter alguns problemas nisso!

podes enviar a arte inteira e depois a parte decimal.
eu faço isso. o xbee que recebe esta ligado a um pic que depois faz os calculos.

njgomes

boa noite.

eu comprei a uns tempos no site www.drois.it 2xbee pro de 2.4g cfom antena pelo preço de um em portugal. mais portes claro mas estes foram diluidos por um 990.005 e por um 990.002.

senso

Usando ponteiros e referências podes mandar um float ao "parti-lo"  em 4 bytes.
Avr fanboy

Lideman

Quais foram os equipamentos utilizados? teria como colocar uma lista com os nomes? Ajudaria muito, pessoas que estam começando como eu, tem dificuldades em relação aos nomes. Isso devido a infinidade de modelos disponíveis no site do fabricante de x-bee.
abs.

Jpensk

Pessoal,

Sou novo no forum e estou montando uma rede zigbee em empresa de saneamento. Quando eu tenho vários xbee's acoplados a arduinos enviando a um coordenador, os dados ficam todos truncados, pois todos mandam ao mesmo tempo. Minha rede tem 1 coordenador, 1 roteador e 4 end device.

Qual a melhor forma de realizar essa comunicação de forma ordenada e sem confusões? Alguém já fez isso no arduino IDE? Tem algum modelo de programa?

No aguardo e urgente!!!

andre_f_carvalho

tens de usar endereços diferentes para cada um para saberes de onde vêm os dados