collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Palavras Cruzadas por brunus
[Hoje às 01:13]


[Projecto] Bomba Airsoft por jm_araujo
[23 de Setembro de 2017, 16:54]


Apresentação por Tech_JA
[23 de Setembro de 2017, 09:19]


Medir Agua que está no Poço por filjoa
[21 de Setembro de 2017, 20:58]


URGENTE - display de 7 segmentos com backpack por helderjsd
[20 de Setembro de 2017, 12:30]


Preços e fabricantes de pcb por Sérgio_Sena
[19 de Setembro de 2017, 10:20]


Isaac Asimov - I, Robot por senso
[18 de Setembro de 2017, 03:41]


ic SL440 da Plessey? por senso
[16 de Setembro de 2017, 13:11]


Compra Colectiva RS-Amidata por brunus
[15 de Setembro de 2017, 22:31]


Ideias para construir um quadrúpede simples por zordlyon
[15 de Setembro de 2017, 10:18]

Autor Tópico: Duvida ao soldar  (Lida 1807 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 326
Duvida ao soldar
« em: 12 de Fevereiro de 2012, 19:07 »
Boas
Gostaria de saber como posso soldar Male Headers pin numa protoboard , o lado da protoboard com solda está virada para baixo e queria por os pins tb a apontar para baixo, alguma dica?

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re: Duvida ao soldar
« Responder #1 em: 12 de Fevereiro de 2012, 19:16 »
BOas...

Amigo é assim, o lado com solda está virado para baixo porque tu o viras para baixo :P, se o virares para cima a solda fica do lado de cima :P

Bom em relação á tua questão, eu quando soldo esses Headers faço sempre assim, meto-os no sitio onde quero com a parte de plástico numa das pontas (meto o plástico nas pontas com um alicate), e depois soldo os headers da forma mais rápida possível (sem deixar o ferro aquecer muito os headers), faço isto em todos os pinos, e de seguida novamente com um alicate ou uma chave de fenda ajusto os plásticos até junto das soldadura.

Cumps
AndréD.

Offline ruimarinhopt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 71
Re: Duvida ao soldar
« Responder #2 em: 12 de Fevereiro de 2012, 20:38 »
Tens aqui um video que te pode ajudar:

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 326
Re: Duvida ao soldar
« Responder #3 em: 12 de Fevereiro de 2012, 21:20 »
Nao entendi mt bem da maneira que disseste

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re: Duvida ao soldar
« Responder #4 em: 12 de Fevereiro de 2012, 21:42 »
Boas...

Queres soldar os Header no lado dos aneis certo? (Para os mesmos ficarem virados para baixo)

Demorei um bocado a responder pk tava a tirar umas fotos para te mostrar como faço :P



Metes assim os header, e depois metes os mesmo como queres na board, depois soldas pino a pino e tentas fazê-lo o mais rápido possível para não derreteres o plástico, no fim de estar tudo soldado voltas a baixar o plástico até onde quiseres... Entendes?

Cumps
AndréD.

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 326
Re: Duvida ao soldar
« Responder #5 em: 12 de Fevereiro de 2012, 22:12 »
Acho que percebi, mas parece que quando for para por os headers no sitio, estes nao vao ficar encostados na placa, mas acho que deve servir

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.088
    • Tróniquices
Re: Duvida ao soldar
« Responder #6 em: 13 de Fevereiro de 2012, 00:53 »
Eu enfio os headers por cima do PCB normalmente e depois empurro os pinos para baixo até ficarem à face com a plastico preto. Depois dou só um pontinho de solda por baixo.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Duvida ao soldar
« Responder #7 em: 13 de Fevereiro de 2012, 01:01 »
não te esqueças de limpar bem a superfície, é meio caminho andado para o estanho aderir bem.

e como o Njay disse um pontinho de solda  ;)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.088
    • Tróniquices
Re: Duvida ao soldar
« Responder #8 em: 13 de Fevereiro de 2012, 01:07 »
Ya, é que se metes mta solda ou deixas a solda "escorrer" pelo pino, ele depois custa mais a entrar na ficha femêa ou não entra todo (isto já parece conversa p... :D)

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 326
Re: Duvida ao soldar
« Responder #9 em: 14 de Fevereiro de 2012, 17:47 »
Ya, é que se metes mta solda ou deixas a solda "escorrer" pelo pino, ele depois custa mais a entrar na ficha femêa ou não entra todo (isto já parece conversa p... :D)

percebi.Sim que lê so o que tu escreveste parece que o tema nao é electronica