collapse

* Posts Recentes

+ LASERs por dropes
[20 de Junho de 2025, 16:01]

Cerca eléctrica por SerraCabo
[14 de Junho de 2025, 23:26]

Alguém arranja motores? por almamater
[10 de Junho de 2025, 22:34]

Condensador 4.7uF 0603 por brunus
[09 de Junho de 2025, 15:52]

Lenovo IdeaPad 3 Não liga por jm_araujo
[07 de Maio de 2025, 19:10]

Identificar Diodo Zenner por filjoa
[01 de Maio de 2025, 23:07]

Meu novo robô por dropes
[18 de Março de 2025, 14:51]

JBL partybox On-The-Go por almamater
[21 de Fevereiro de 2025, 23:32]

Talking Reverse Engineering with an Absolute Legend! por SerraCabo
[13 de Fevereiro de 2025, 09:56]

Motoserra Stihl 120C por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:29]

Autor Tópico: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes  (Lida 462791 vezes)

Offline Sérgio_Sena

• Administrator
  • Mini Robot
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #90 em: 29 de Março de 2011, 12:37 »
As empresas de I&D não podem esperar. Se precisam de um componente X para testar no protótipo, o mesmo tem que chegar no dia a seguir, no máximo 48h, à porta do escritório, em mão. Com portes baratos ou gratuitos.

Em Portugal, portes baratos significa CTT.
Em mão, significa portes acrescidos e tempo que alguém na empresa tem q ter para ir à estação mais próxima colocar/buscar a encomenda, o que não faz sentido.
As empresas de transportes a operar em PT já se aperceberam há muito tempo que têem que ir "a casa" do cliente. O problema é que o serviço mínimo é de custo bastante bastante superior a uma encomenda em mão CTT.

A Mouser/RS/Farnell/Digikey/etc conseguem portes baratos ou gratuitos, pq o volume de expedições é monumental.

Em suma, para uma Leiritrónica competir com pelo menos uma RS, tem que comer muita muita batata.
Eles não teem capacidade financeira para isso e o país não era capaz de suportar uma empresa do género. Por isso é que estão a deixar a electrónica e a enveredar para a música e computadores.

A electrónica de componentes tem os dias contados em Portugal.
As boas lojas de electrónica que restam, são aquelas em que os donos são velhos e as lojas porcas e sujas. Têem stocks antigos de discretos e SMDs. Se não têem algo especifico, nos próximos dias já o têem.

Tentar que uma Leiritrónica tenha componentes para empresas de I&D, é pedir que reformulem e refaçam todo o stock. Eles só têem material para reparações e hobbistas.
A começar pelo catálogo online deles, que é horrivel. Não têem busca paramétrica, que é algo minimamente essencial numa empresa de venda online.

Em termos de componentes, está muito mau.
Em termos de PCB, felizmente já aparecem soluções interessantes.

Fica mais barato para nós, empresas de I&D, ir à página da Mouser/Digikey, escolher os produtos, pagar no momento, e passadas 24/48h temos o estafeta a bater aqui à porta. No fuss.

Offline senso

• Global Moderator
  • Mini Robot
  • Helpdesk do sitio
« Responder #91 em: 29 de Março de 2011, 13:17 »
Eu acho que isso se passa não só a nivel nacional, mas sim a nivel europeu, tirando a TME e a RS se não me engano, não existem sequer armazens de material em solo europeu está tudo nos Estados Unidos, qualquer coisa, manda vir da América que na Europa arranjas resistências e leds e mesmo assim não são todos os tipos...
Avr fanboy

Offline msr

• Mini Robot
  • *
« Responder #92 em: 29 de Março de 2011, 15:15 »
asena, tens experiencia com a Digikey e Mouser?

Ha dias ouvi dizer que compras da Mouser não paravam na alfandega pois, embora a sede seja nos EUA (acho eu), têm pela Europa armazens capazes de a fornecer (Alemanha..?)

No entanto, ha uns tempos li numa revista que a DigiKey tambem estaria a instalar armazens na Europa (suponho que já os tenha há algum tempo até), no entanto, pelo que se diz, parece que é mais arriscado vir da DigiKey.

Será mesmo assim? Tens outra opinião?

Fora estes só vejo mesmo a Farnell (com preços muitas vezes absurdos e não vende a particulares), e a RS (com preços que também não são muito simpáticos).

StarRider

• Visitante
« Responder #93 em: 29 de Março de 2011, 15:47 »
asena, tens experiencia com a Digikey e Mouser?

Ha dias ouvi dizer que compras da Mouser não paravam na alfandega pois, embora a sede seja nos EUA (acho eu), têm pela Europa armazens capazes de a fornecer (Alemanha..?)

No entanto, ha uns tempos li numa revista que a DigiKey tambem estaria a instalar armazens na Europa (suponho que já os tenha há algum tempo até), no entanto, pelo que se diz, parece que é mais arriscado vir da DigiKey.

Será mesmo assim? Tens outra opinião?

Fora estes só vejo mesmo a Farnell (com preços muitas vezes absurdos e não vende a particulares), e a RS (com preços que também não são muito simpáticos).

Boas,

Sim a Mouser actualmente não passa na alfandega, a Digikey dependo dos componentes.

Abraços,
PA

Offline SJD22

• Mini Robot
  • *
« Responder #94 em: 13 de Abril de 2011, 09:58 »
Mandei vir no domingo a minha 4a encomenda da Sparkfun. As 3 primeiras vieram pela UPS o que demorou 1 semana e meia mais ou menos. Esta ultima mandei vir pela Fedex Priority (paguei 25 euros a mais) porque estou com pressa.

Hoje ligaram-me da Fedex a dizer que vou pagar mais 91 euros devido a alfandega (IVA, taxa de manuseamento, imposto de selo e outras MERDAS das quais ninguem percebe bem e so servem para encher os bolsos a alguem...)

É a 2a vez que pago 91 euros de alfandega por encomendas de 40 euros.

Isto a mim revolta-me. Fica o meu desabafo...

Offline Njay

• Mini Robot
  • *
    • Tróniquices
« Responder #95 em: 13 de Abril de 2011, 10:36 »
Bem, tavas mesmo com pressa! Já devias saber que ias pagar isso...

Offline SJD22

• Mini Robot
  • *
« Responder #96 em: 13 de Abril de 2011, 10:44 »
Ia saber porquê? Mandei vir da Mouser várias vezes pela mesma Fedex (e demora 2 dias tb) e nunca la caiu... e de outros sitios tb.

Isto é como os gajos da EMEL. A culpa nao é dos funcionarios que andam a multar, é do sistema podre e dos interesses que estão por trás.

Para mim isto é simples: se o que quero não se vende em PT, tenho muito gosto em comprar fora...

Offline msr

• Mini Robot
  • *
« Responder #97 em: 13 de Abril de 2011, 14:14 »
A alfândega é realmente uma m*rd@...
O que sei da Mouser é que eles têm armazens na Europa, e daí as encomendas não pararem na alfandega.

Offline Njay

• Mini Robot
  • *
    • Tróniquices
« Responder #98 em: 13 de Abril de 2011, 16:12 »
Ia saber porquê?
Isto já foi falado várias vezes aqui no fórum... posso estar enganado mas, se bem me lembro, até interviste num dos tópicos em que isso foi falado.

Offline SJD22

• Mini Robot
  • *
« Responder #99 em: 13 de Abril de 2011, 16:40 »
Ok, mas isso não significa que não fique revoltado e que não questione os critérios deles :)

Offline amando96

• Mini Robot
  • *
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
« Responder #100 em: 13 de Abril de 2011, 17:26 »
Há tanta coisa mal feita que podia ser melhorada, infelizmente nunca se muda nada, e quando se muda é para pior.

StarRider

• Visitante
« Responder #101 em: 13 de Abril de 2011, 19:00 »
Mandei vir no domingo a minha 4a encomenda da Sparkfun. As 3 primeiras vieram pela UPS o que demorou 1 semana e meia mais ou menos. Esta ultima mandei vir pela Fedex Priority (paguei 25 euros a mais) porque estou com pressa.

Hoje ligaram-me da Fedex a dizer que vou pagar mais 91 euros devido a alfandega (IVA, taxa de manuseamento, imposto de selo e outras MERDAS das quais ninguem percebe bem e so servem para encher os bolsos a alguem...)

É a 2a vez que pago 91 euros de alfandega por encomendas de 40 euros.

Isto a mim revolta-me. Fica o meu desabafo...

Boas,

Calma, não tens que pagar isso tudo !!! Podes pedir uma declaração verbal e ir levantar tu !!! 

Se necessitares de ajuda apita, been there done that ;)

Abraços,
PA

Offline senso

• Global Moderator
  • Mini Robot
  • Helpdesk do sitio
« Responder #102 em: 13 de Abril de 2011, 19:05 »
Isso foi muito falado no tópico do Microbyte...
Avr fanboy

Offline SJD22

• Mini Robot
  • *
« Responder #103 em: 13 de Abril de 2011, 19:32 »
entao aqui entra a ignorância da minha parte... Ja tenho a encomenda em casa. :(

Da proxima vez ja sei. Obrigado malta.

Offline souza

• Mini Robot
  • *
« Responder #104 em: 13 de Abril de 2011, 22:06 »
Boas,

Calma, não tens que pagar isso tudo !!! Podes pedir uma declaração verbal e ir levantar tu !!! 

Se necessitares de ajuda apita, been there done that ;)

Abraços,
PA

Olá.

Podes seguir esse processo mesmo quando é uma transportadora, neste caso a Fedex, a tratar do desalfandegamento?
É que eles tratam logo disso tudo e mandam-nos depois a conta para pagar, ao contrário de outras formas de entrega em que somos avisados primeiro.

Cumprimentos
"Engineering is the art of making what you want from things you can get."