collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Fonte de Alimentação Simétrica com carregadores por senso
[Ontem às 22:55]


pasta de soldar por senso
[Ontem às 22:00]


duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico por vasco
[Ontem às 01:09]


A Paixão da Física Walter Lewin , Warren Goldstein por Njay
[18 de Agosto de 2017, 11:45]


Gerar CPL file a partir dos Gerbers? por Hugu
[18 de Agosto de 2017, 00:22]


Díodo schottky por SerraCabo
[17 de Agosto de 2017, 21:51]


Ajuda num relógio para termoacumulador por dennis_boy
[17 de Agosto de 2017, 00:07]


Aspiração para CNC por LVirtual
[14 de Agosto de 2017, 17:34]


Ligar motor de drive de DVD por jm_araujo
[14 de Agosto de 2017, 09:25]


Nos primordios da automaçao... por LVirtual
[13 de Agosto de 2017, 10:00]

Autor Tópico: Portugal é campeão europeu de futebol robótico em simulação 3D  (Lida 3552 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.215
    • Tiago Rodrigues
Não são robots a sério que jogam pois tudo não passa de simulação. Equipa portuguesa já foi três vezes campeã mundial e sete europeia.


A vitória não é uma novidade para os alunos e professores portugueses que participaram no campeonato RoboCup German Open 2013, que decorreu no final da semana passada, em Magdeburg, na Alemanha. Após cinco jogos, a final foi disputada entre a equipa FC Portugal 3 D e a alemã magmaOffenburg. Portugal ganhou nas grande penalidades.


Uma equipa composta por estudantes e professores das universidades do Minho, Aveiro e Porto venceu o campeonato europeu de futebol robótico simulado em 3D. O projecto consiste em programar uma equipa de robots para jogar futebol simulado num computador a três dimensões.

Foi a décima vez que a equipa coordenada por investigadores das três universidades portuguesas ganhou a competição de futebol robótico simulado, tendo sido por três vezes campeã a nível mundial e sete a nível europeu.

Para ganhar esta competição é preciso ter “melhor investigação que as outras equipas, inovar e desenvolver novos métodos para os robots caminharem e chutarem a bola e melhorar a sua inteligência”, disse Luís Paulo Reis, professor do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho ao PÚBLICO.

A liga de simulação 3D consiste em duas equipas de 11 robots humanóides virtuais a jogar futebol através de um simulador. As máquinas são totalmente autónomas, não havendo intervenção humana durante o jogo porque foram previamente programados.

O código aplicado nos robots virtuais é o mesmo que nas máquinas reais, mas a programação para os simuladores é uma vantagem, assume Luís Paulo Reis, porque permite testar múltiplos robots num menor espaço de tempo e aperfeiçoar técnicas ou movimentos sem o desgaste dos robots reais.

A vitória nestas competições permite demostrar que a investigação feita pela equipa portuguesa é “de qualidade igual ou superior à dos Estados Unidos, do Japão ou da Alemanha”, acrescentou Luís Paulo Reis. “Também dá maior visibilidade à investigação que estamos a fazer”, não só ao nível de robots que joguem futebol mas noutras áreas como a dança ou até mesmo no resgate ou salvamentos em caso de catástrofes.

Ao contrário dos campeonatos disputados por jogadores de carne e osso, neste caso não se ganham prémios monetários mas reconhecimento. Por isso, o investigador congratula-se com a promoção feita ao trabalho desenvolvido pelos portugueses.

O futebol é uma modalidade muito disputada nesta competição, com seis tipos de jogos diferentes. Desde robots reais aos virtuais, este desporto foi escolhido por ser “um domínio muito atractivo para os investidores e para o público em geral”, explicou Luís Paulo Reis.

Desde 2000 que o campeonato europeu é disputado na Alemanha ou na Holanda. Foi nesse ano que a equipa portuguesa se estreou nas vitórias quando venceu a modalidade de simulação 2D. Agora, prepara-se para o Campeonato Mundial da RoboCup, a disputar em Eindhoven, na Holanda, de 26 a 30 de Junho.

Fonte: Público

Offline vicardosof

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Portugal é campeão europeu de futebol robótico em simulação 3D
« Responder #1 em: 07 de Maio de 2013, 21:30 »
Parabéns para toda a equipa!

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.458
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Portugal é campeão europeu de futebol robótico em simulação 3D
« Responder #2 em: 07 de Maio de 2013, 21:57 »
Parabéns! afinal portugal nao é só ronaldo! :P