collapse

* Posts Recentes

Autor Tópico: Ajuda na iniciação em domótica  (Lida 1275 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Ajuda na iniciação em domótica
« em: 22 de Julho de 2013, 16:52 »
Boas malta!
Venho aqui contar-vos o meu longo "sonho" em termos de domótica e pedir-vos ajuda porque, sinceramente, não sei como começar dada a sua complexidade (para mim).

Moro numa moradia com três pisos e quero que o sistema de domótica seja escalável e que permita aplicar novas funções no futuro. Tendo em conta que isto vai ser algo muito caseiro e apenas como hobbie, os custos vão ser mínimos pelo que não vou instalar todas as ideias que tenho de uma vez só.

Nenhuma das ideias é propriamente original mas são pequenas coisas a que acho piada. Então vamos introduzir a coisa:

No fundo, quero juntar várias coisas num sistema central: quero que possa controlar tudo através da net E através de ecrãs espalhados pela casa, que dê para ligar um sistema de vídeo-vigilância/alarme, que dê para controlar a abertura e o fecho de portas e janelas, alimentar os animais de modo automático, etc.

Por exemplo: no meu quarto quero controlar as luzes e cada tomada individualmente. Se fosse para fazer isto só no quarto, era relativamente fácil: um arduino ligado à rede, algumas relés e uns botões e tinha material para a festa. Mas se eu quiser fazer isto na casa toda, colocar um arduino por divisão torna-se muito chato (e caro). No entanto, não tenho mais nenhuma ideia além do Arduino...

Ajudem-me aqui a estabelecer a base da coisa, por favor!
Obrigado,
Tiago.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.534
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda na iniciação em domótica
« Responder #1 em: 22 de Julho de 2013, 16:57 »
Eletrónica á medida, dah...
Nem sequer consegues enfiar um arduino dentro de uma tomada, é estupido e é caro.
Usas uma rede rs-485 a ligar todos os módulos em casa, com cabos cat5, é mais simples que ethernet, não precisas de micros gigantes para meter carradas de código dentro.
Para o que queres, pequenos módulos com um micro de 16 ou 20 patas em smd(soic, tqfp, por ai assim), rs-485, uns relés e tal e está feito.
Ou podes tirar ideias dos milhares de projectos iguais ao que estás a pensar.
Um dos mais notórios é os JeeNodes do JeeLabs.org, que usa uma rede sem fios.
Avr fanboy