• Welcome to LusoRobótica - Robótica em Português.
 

Comando para ignitores de fogo de artificio

Started by Kristey, 24 de December de 2013, 00:43

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Kristey

Decidi abrir isto porque ando a espalhar as duvidas deste projecto e assim se calhar fica mais compacto.
Bem, antes de pensarem que vou explodir com tudo eu ja fiz uma coisa destas mas foi apenas com botões e switchs.

Funciona perfeitamente mas tem o incoveniente de ser moroso a montar no acto.
Ora o que eu planeei agora, foi usar cabos de rede usar umas fichas XLR de 4 pinos, para ligar o modulo de controlo e os diferentes Modulos onde os foguetes ligarão.


Basicamente o modulo de controlo será algo tipo isto:


Os modulos serão assim:
(as portas serial vao desaparecer, serão fichas RJ45)


Vou usar um PCF8574 em cada modulo para poder dar endereços aos modulos e por i2c controlar...


Ate agora está tudo bem. Excepto uma pequena questao; neste momento estou a testar com mosfets N, que serão trocados por mosfets P devido ao PCF8574 ter as portas a 1 no seu Power ON.
A questao é (em mosfets N), qual a diferença entre ligar a carga entre o Supply e o dreno (Esquerda). Ou entre o Source e o GND (direita)
É que o segundo caso (esquerda), da-me apenas uma tenção de 3V na carga.
No primeiro caso da-me uma tensão normal 12V na carga...
Nos mosfets P este efeito tambem se verifica?



dvdt

Uma questão, o que é que usas para os acender? Tens alguma coisa especifica?
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

dropes

RJ45 não são nada de fiar, fios espalhados no chão e basta um pequeno toque e lá se vai a ficha, compra uns com rosca como o Hugo tinha sugerido neste "outro" tópico da sonigate:
http://lusorobotica.com/index.php?topic=6917.msg77441;topicseen#new

Kristey

Isso é da parte da pirotecnia, eu so tenho de me preocupar em dar pelo menos 0.1A de corrente a 9V e aquilo la faz a ignição.
O que ligo la sao ignitores tipo isto:

Podes ver um exemplo aqui de um teste que fiz:
https://www.facebook.com/photo.php?v=617022831665025&l=7949642727154984999
Depois podes meter(essa parte fica para quem percebe da cena ahahahah) em qualquer artificio pirotecnico.
O meu objectivo tem sido este:
Chris Alves Dj - Festa de Valpaços - Fireworks SLVR Steve Angello

drops gostei muito daqueles que ele meteu la XLR:

Em conjunto com a ficha que dá para apertar...

Kristey

A pouco tinha-me esquecido da imagem sobre a questao dos mosfets... é que tou mesmo surpreendido com aquele efeito :/

dvdt

Eu de pirotecnia sei o mínimo ou seja com um isqueiro numa mão e o foguete na outra, mas isso é interessante sobre pois tenho amigos com licença mas é tudo manual
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Kristey

Como deves perceber seria dificil haver um momento de lançamento num espectaculo se fosse manual.
Por isso desenvolveram os ignitores electricos.
So tens de lhe dar corrente para aquecer o pequeno filamento e aquilo arde.
Portanto isso é simples, uns switchs e um triguer.
Nesse caso do video, eu estava a actuar e lancei os foguetes quando achei bem.

Este projecto vai ser feito para poder ter varios modulos (se forem necessarios acrescento em serie) e assim posso usar varios pontos de lançamento e maior quantidade.

Njay

#7
É muito fácil entender "aquele efeito", Kristey. Olhando para o circuito da direita (que se chama "montagem em Dreno comum"):



Quantos Volt queres ter no ánodo do LED (e portanto na Source do MOSFET) quando deres o "comando" na Gate do MOSFET para ele ligar?

Kristey

#8
Não tenho um valor certo, sei que tenho trabalhado a 11.1V (tensão da bateria), e a 0.5A.
Sei que nao é necessario tanto pois estes ignitore com uma pilha de 9V tambem funcionam, mas la está o mais importante é a corrente para aquecer/queimar o filamento do ignitor e criar a chama.

PS: o led está la para simular a carga, na realiadade vou ter la um led para testar sempre antes de ligar os foguetes, mas quando o foguete está lá, "deixa de existir o led" porque o ignitor funciona como um curto circuito

Njay

Tu na verdade queres lá é os "12V" da bateria, certo?

Só que se tiveres 12V nesse ponto, que é onde está também ligada a Source do MOSFET, nunca vais ter na Gate a tensão necessária para ele ligar. Para ligar um MOSFET do tipo N, é preciso que a tensão na Gate esteja 5 Volt acima da tensão na Source (5V ou lá o que for), mas se tu queres 12V na Source, terias que ter 12 + 5 = 17V na gate para ele ligar. Então quando aplicas 5V na Gate ele dá-te só 3V na carga; isto é porque ele "come" 2V entre Gate e Fonte que deve ser o minimo para ele começar a conduzir, daí que só sobram 3V para a carga (5V - 2V). Não sei se me fiz entender. As tensões são todas *relativas*, isto é, relativas a um ponto, e a tensão na Gate para ligar um MOSFET é relativa à tensão na Source do mesmo MOSFET.

Kristey

Fizeste-te entender perfeitamente.
Obrigado Njay

Ja agora em relação aos mosfets tipo P, supunho que a diferença seja 5V("ou la o que seja" ahahaha) a cima da tenção do dreno certo?

Njay

#11
Abaixo da tensão da Fonte :) (e é aqui que começam os teus problemas, pois não vais conseguir atacar um tipo P directamente com 5V de um chip lógico, não tens tensão para o desligar ;) )

É por este motivo que em geral os do tipo N (sejam MOSFETs sejam bipolares) são usados no lado negativo da carga (aí podes dar 5V, pois a fonte está no GND, que é a mesma referência para os 5V do sistema) e os do tipo P no lado positivo.

Kristey

Entao se eu alimentar a fonte com 12V, e estiver a dar no gate 5V estes nao vao ser suficientes para o mosfet estar em corte. e sendo assim vai estar sempre aberto...
Eu tinha projectado isto, mas estou a ver que nao vai funcionar :/


Tens ideia de alguma solução?

Njay

Adicionar um transistor "intermédio" entre o PCF e o MOSFET para quando o PCF meter 5V ser o transistor intermédio a puxar a gate ao GND ligando assim o MOSFET. O PCF a meter 0V faz o transistor intermédio desligar e é como se não estivesse no circuito; uma resistência de pull-up nas gates desliga o MOSFET "automaticamente".

Kristey

Mas entao uso na mesma os mosfets P certo?
Nao percebi muito bem o que disseste mas tambem ja é da hora, não consigo ler com muita atenção.

Andei aqui a ver o expansor e o datasheet, e a ver se poderia trocar.
O expansor que tenho: PCF8574 ->At power on, the I/Os are high
Os outros que encontrei só falam nas entradas: PCA9534 -> At power on, the I/Os are configured as inputs.

Amanha vou analizar a tua solução.