collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Telescopio  (Lida 41531 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Re: Telescopio
« Responder #45 em: 01 de Junho de 2014, 23:14 »
[texto removido]
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, 22:29 por StarRider »

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #46 em: 01 de Junho de 2014, 23:26 »
O problema é que pelo que vejo o TMC260 custa 20 e tal euros  :( E não sei onde comprar pois não tenho nenhuma empresa :P

O DRV8711 nao consigo pedir samples que o site dá erro  :(

O IMS483 é que nao sabia que era um sistema completo, so agora é que reparei. Sendo assim fica de fora :P


Estive a ver o L6470 da StMicroelectronics. Custa 7€ na Mouser (usava aqui a compra colectiva do forum), mas só faz 1/128.

PS: StarRider tens uma PM.
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Telescopio
« Responder #47 em: 01 de Junho de 2014, 23:39 »
Eu acho que era preferível desmultiplexação mecânica.
Os microsteps estão longe de ser precisos, e o binário na transição deve ser baixo, o que acaba por dar em movimentos aos saltos na mesma.
A uma redução mecânica não falta binário, e o backlash não deve ser problema porque o esforço é sempre no mesmo sentido em seguimento.
 

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Telescopio
« Responder #48 em: 02 de Junho de 2014, 10:27 »
backlash, o que quer dizer?
PDI

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Telescopio
« Responder #49 em: 02 de Junho de 2014, 10:42 »
Quando invertes o sentido de rotação numa engrenagem, há uma folga até os dentes voltarem encostar e teres movimento. Uma imagem vale mil palavras:


Não sei qual é o termo correto em Português, é assim que lhe costumo chamar :)

StarRider

  • Visitante
Re: Telescopio
« Responder #50 em: 02 de Junho de 2014, 10:57 »
[texto removido]
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, 22:30 por StarRider »

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Telescopio
« Responder #51 em: 02 de Junho de 2014, 15:17 »
Obrigado Araújo, nesse caso seria melhor utilizar correia dentada ou o esticar, encolher desta é superior a folga das engrenagens.
PDI

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #52 em: 02 de Junho de 2014, 22:26 »
O meu objectivo era ter um driver com uma boa resolução, pela flexibilidade do sistema final.
Mas claro que vou usar reduções, umas rodas dentadas com correias. As correias+rodas é que sai um pouco carote  >:(

Em relação ao driver, acho que vou comprar um L6470 e testar... Depois logo vejo os resultados.


Uma das coisas que queria fazer com o Labview era programar um sistema que seguisse um planeta através da imagem obtida pela câmera, portanto neste caso consigo corrigir os erros dos drivers, etc... Quanto a apontar para o ceu, logo se ve o que dá :P


EDIT: StarRider, na foto na pagina anterior a correia tem dentes ou é lisa?
« Última modificação: 02 de Junho de 2014, 22:43 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #53 em: 13 de Junho de 2014, 00:04 »
Boas

Para o elemento focalizador eu não preciso de tanta resolução de passos, deve servir perfeitamente um motor de 200 passos 1:1 ou estarei errado?

PS: StarRider tens uma PM.


EDIT:
Bem ja me decidi, comprei um GSO N 200/1200 DOB... Agora é aguardar que chegue e em boas condições  ;D ;D ;D
« Última modificação: 15 de Junho de 2014, 18:19 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #54 em: 21 de Junho de 2014, 20:59 »
Boas.

O novo brinquedo ja chegou  ;D ;D ;D ;D











Hoje à noite vou finalmente tentar observar alguma coisa com ele, contudo sei que precisa de colimação e afinações.

De qualquer forma nesta primeira noite não me vou preocupar com isso, fica para uma próxima vez. Ainda preciso de ler e me informar melhor acerca deste aspecto.
Mas vou ver quais os resultados ao desfocar o telescópio quando observar uma estrela (star test)


Agora tenho outros problemas para resolver.

Primeiro, quando não utilizo o telescópio durante uma semana devo voltar a colocar na caixa de transporte ou pode ficar na montagem?

Segundo, tenho um carro comercial e o raio do telescópio não me cabe na bagageira :P Cabe no lugar do passageiro mas com alguma dificuldade. Se eu comprar uma mala de transporte em vez da caixa de cartão onde ele veio talvez seria melhor (e ja cabia na bagageira), mas ando a ver as malas e aquilo é apenas um panito a envolver o telescópio. Provavelmente vou fazer 400km uma vez por mes com ele e tou mesmo a ver que não deve ser nada benéfico.

Qual a vossa experiência ao guardar o telescópio e com o seu transporte?


Um abraço


"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Telescopio
« Responder #55 em: 21 de Junho de 2014, 23:24 »
Boa :)

O meu é pequenito, cabe quase no bolso :)

StarRider

  • Visitante
Re: Telescopio
« Responder #56 em: 22 de Junho de 2014, 00:26 »
Boas,

Tenho estado fora com um projecto urgente e somente desde quarta feira estou em Portugal.

Pois, acabei por nem le a PM ... de qualquer forma parabéns pelo "menino"  ;)

Tens ai o primário um pouco descolimado, pelo menos é a ideia que fica dessa imagem, temos que ver isso com
calma pois uma boa colimação vale por 5 polegadas extra de abertura.

Em termos de transporte, deves levar o tubo o mais "acolchoado" possível de a absorver qualquer vibração que
possa alterar a colimação, esse é um dos problema de transportar um Newt.

Se não estás a usar o telescópio, mas não o vais transportar podes (e deves) deixar o tubo na montagem, mas
deves tapar bem o tubo e o focador para evitar a entrada de pó.
De preferência deves deixar o tudo na horizontal ou a "apontar para baixo", isto para que o espelho primário
não fique com a face reflectora para cima.

Podes transportar no caso o tubo envolto em papel bolha, espuma, ou algo no género, pessoalmente prefiro
levar o tubo nos bancos de trás, mas no teu caso se vai na bagageira deves meter uma espuma no fundo e
o tubo em cima preso com esticadores, a ideia é isolar o tudo o mais possível com o contacto do fundo da
bagageira que é por norma um local "duro" e que recebe as vibrações as rodas traseiras.

Os meus tubos estão "ao ar" em casa, numa divisão com a menor humidade possível, a humidade é o grande
inimigo das ópticas, Mais vales estarem ao ar do que fechados numa caixa a ganhar fungos devido à humidade.

Todos os anos na primavera e verão, meto todas as ópticas (telescópios, oculares, filtros, diagonais, barlows,
reductores, etc, etc) numa mesa no jardim a apanhar os raios do Sol durante todo o dia (com cuidado de os
virar uma ou duas vezes), assim os fungos acabam por retardar a sua aparição.

Abraços,
PA

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #57 em: 22 de Junho de 2014, 10:46 »
Boas

Não fazia a mínima que as lentes sofriam com a humidade, nem me passava pela cabeça. Ainda por cima em Évora as casas têm todas muitas humidade  :(

Acho que o plástico com bolhas a melhor ideia, uma boa camada a embrulhar toda a OTA deve ficar bom. Depois espuma no fundo do carro onde a OTA vai assentar e algo a fixar a OTA. É isso mesmo :D

Mas tenho outra duvida, o transporte pode causar danos irreversíveis na OTA a longo prazo ou estamos a falar apenas em desalinhamentos?

Quanto a proteger o interior da OTA, estou a usar os plásticos que o telescópio traz para a OTA e para as lentes, deve ser suficiente.

-------------

Bem agora o resumo do primeiro dia de observação:

- Primeiro fiquei triste por me aperceber que Júpiter já era nesta altura do ano, agora so la pa Janeiro acho eu...

- Então vamos observar Marte que é facilmente identificável no céu. Bem primeiro comecei por apontar o tele para Marte e aproveitei para afinar o buscador de ponto luminoso (foi muito útil para o resto das observações). Com uma ocular de 25mm apenas vejo um ponto luminoso, com uma barlow 2x + ocular de 25mm a mesma coisa, e com a barlow 2x + ocular 4mm não vejo nada de jeito  :P. A ideia com que fiquei é que com a ocular de 4mm, devido ao telescópio não estar colimado, fica tudo desfocado e não se vê nada de jeito. Interessante que ao desfocar Marte aparece-me um ponto focado junto a ele, fiquei sem perceber se seria uma lua de Marte ou apenas uma estrela (mas também não me fui informar).

A ocular de 4mm é um bocado stressante  ;D o campo de visão é muito reduzido. Tenho de adquirir uma de 10mm.

- Bem de seguida fui para Saturno. E ai é que me passei  ;D. Com a barlow 2x + ocular de 25mm txiiiiiiii brutal, indescritível, maravilhoso  ;D ;D Consegui ver muito bem o planeta redondo mais os anéis. Foi mesmo fixe, não dava nada para ver Saturno e afinal tive uma maravilhosa surpresa. Tentei tirar uma foto à pressa mas não consegui muito bem (a câmara não tem pontos de apoio e não vale nada).




- De resto andei a varrer o céu a ver o que encontrava. Apercebi-me de que afinal não conheço bem o céu com pensava e não sei bem para onde apontar. De qualquer maneira com o tempo isto vai la. Mas basicamente andei a ver estrelas, a tentar seguir satélites e aviões, a perceber como manusear a montagem dob da melhor maneira.


Outra coisa que esqueci-me de dizer no post acima. Comprei um livro que me recomendaram e parece-me muito bom.



Um abraço

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #58 em: 25 de Junho de 2014, 00:12 »
Boas.

Alguem sabe onde comprar caixas de redução para motores, de preferencia "worm gear"? Como por exemplo reduções para os motores dos limpa para-brisas?

Cumps
« Última modificação: 25 de Junho de 2014, 00:13 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #59 em: 25 de Junho de 2014, 22:14 »
Encontrei este site com motores de passo e caixas de redução a preços acessiveis:

http://www.omc-stepperonline.com/gear-1001-planetary-gearbox-for-nema-17-geared-stepper-motor-p-46.html

Mas parece que vai dos estados unidos. Pode vir pela fedex, isso evitará alfandegas e possiveis taxas?

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke