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Autor Tópico: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico  (Lida 4442 vezes)

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Offline SerraCabo

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Olá a todos.

Vídeo sobre ferramenta:


Playlist de 6 vídeos sobre montagem de uma mesa equipada com uma serra tico-tico.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLqszwNKrhubY6jisv7CbTccMV64C4hqlU

Abraço
SC
serra-cabo.blogspot.com

Offline dropes

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Desde já parabéns pelos vídeos,  :)
nunca me tinha passado pela cabeça colocar um tico-tico na bancada, até que é uma boa ideia e não tão perigoso como uma serra circular.

Tenho um tico-tico Ryobi e quando corto madeira a serra tem tendência a encurvar e nunca fica um corte perfeito, o tico-tico até tem um rodízio para impedir isso mas não há como escapar!
Com chapa o problema não existe ou não se nota.

Offline jm_araujo

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Tenho um tico-tico Ryobi e quando corto madeira a serra tem tendência a encurvar e nunca fica um corte perfeito, o tico-tico até tem um rodízio para impedir isso mas não há como escapar!

Já tive esse problema e o que notei é que foge muito menos quando uso lâminas de jeito (tipo as "Piranha" da B&D) em vez das de origem duvidosa que vinham juntas com o tico-tico ou daqueles packs de 10 lâminas por 5€.

Offline SerraCabo

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Ok.

Já tive julgo que 'altercações' suficientes com as lâminas de tico-tico e sou capaz de poder ajudar.

Independentemente da dureza e das dimensões dos dentes, há que ter em atenção que algumas lâminas têm os dentes organizados de forma absolutamente plana e e outras em zigzague.

As lâminas planas têm esta configuração (embora esta não seja de tico-tico):


As lâminas em ziquezague são assim (vários tipos).


As que dão em sarilho são as absolutamente planas. É muito convidativo usar dentes planos porque, especialmente em madeira, fazem cortes muito limpinhos, não levantam falhas (os bicos de madeira que gostam de se nos espetar nos dedos), ... tudo muito bonito mas parece que têm vida própria.

Quando se pretende cortar a direito, com dentes planos, é uma guerra perdida. Quer se use uma bitola (encostar a tico-tico a uma régua) quer se monte a tico-tico numa mesa, a lâmina corta sistematicamente na direcção que lhe apetece vergando lateralmente até chegar ao ponto de partir, estragando, de uma ou outra forma, o trabalho. Não vale a pena tentar usar-se estas lâminas com bitolas porque são sempre elas que ganham a guerra. Se for para rodear (curvas não muito apertadas), fazem excelentes acabamentos mas, para cortar a direito, esqueçam. Para cortar a direito tem que ser uma lâmina com dentes em zique-zague. Claro que podem tentar cortar a direito sem bitola, apenas manualmente, mas ... boa sorte :)

Para cortar a direito com tico-tico, a única solução que encontrei foi sempre pelo uso de lâminas com dentes em zigue-zague. Mais assim, mais assado, mas em zigue-zague. Cortam a direito tão bem como para rodear, mas o corte não é limpinho e tendem a provocar falhas na madeira.

« Última modificação: 15 de Julho de 2016, 22:56 por SerraCabo »
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Offline SerraCabo

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Tenho lâminas Bosch, HCS (Swiss made .. é o que lá diz) e outras, ou sem marca ou já sem marcas. Nunca tive especiais problemas com elas desde que não tente cortar a direito com lâminas planas ou cortar coisas duras com lâminas que não dizem HSS. Mesmo assim, a Bosch está, aparentemente, a fazer todo o tipo de lâminas em HSS, incluindo para madeira.

Atenção que muitos aglomerados são duros de roer e desgastam, que se fartam, lâminas que não sejam HSS.

Nunca experimentei cortar vidro.

Cuidado com o cortar pequenas coisas na mesa com a tico-tico embutida é bastante perigoso. Quando derem por ela levam com a peça no nariz. Não trabalhem sem óculos e nunca aproximem as mãos da lâmina. Nunca se esqueçam que caso as mãos estejam em frente à lâmina, mesmo a uma boa distância, e ela se partir ou a peça a cortar for cuspida, os dedos vão parar à lâmina podendo mesmo vir-se a cair para cima da mesa. Estando-se a fazer força contra a mesa (ou a peça a cortar), se o material onde estamos a fazer força saltar fora, nós vamos cair para cima da mesa e da lâmina. É como estar-se a empurrar uma porta que, de repente, se abre.

SC
« Última modificação: 15 de Julho de 2016, 22:49 por SerraCabo »
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Offline SerraCabo

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... estou a pensar colocar uma tupia do lado oposto, onde trabalha agora o batente. Uma coisa deste género:



SC
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Offline dropes

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Já tive esse problema e o que notei é que foge muito menos quando uso lâminas de jeito (tipo as "Piranha" da B&D) em vez das de origem duvidosa que vinham juntas com o tico-tico ou daqueles packs de 10 lâminas por 5€.
Não esperava que o problema fosse das serras, sempre cortaram bem e veio um kit de 12 com a máquina, até agora ainda não parti nenhuma e mantêm-se afiadas. Sei que tenho de lixar cada vez que corto madeira para acertar a linha e ângulo de corte, se tivesse uma mesa como o SC ajudava.

As lâminas em ziquezague são assim (vários tipos).


As que dão em sarilho são as absolutamente planas. É muito convidativo usar dentes planos porque, especialmente em madeira, fazem cortes muito limpinhos, não levantam falhas (os bicos de madeira que gostam de se nos espetar nos dedos), ... tudo muito bonito mas parece que têm vida própria.
Serras planas é difícil encontrar e nem sei o que cortam, até agora só tive uma plana, tentei cortar uma placa de fibra de vidro e prendia, para ultrapassar isso aumentei a velocidade e fiquei sem dentes eheh

As serras que vieram com o tico-tico são as alternativas para madeira e raker ou wave para ferro. O que mais aprecio nesta máquina é poder ajustar o avanço do rodízio além da velocidade está claro. Meu pai também tem um tico-tico da B&D, não tem ajuste de coisa nenhuma, cortar seja o que for é muiiito lento (a potência não é tudo).

Nunca experimentei cortar vidro.

Com tico-tico não me parece a melhor solução, mas com um disco de diamante corta-se bem.

Citar
Cuidado com o cortar pequenas coisas na mesa com a tico-tico embutida é bastante perigoso. Quando derem por ela levam com a peça no nariz. Não trabalhem sem óculos e nunca aproximem as mãos da lâmina. Nunca se esqueçam que caso as mãos estejam em frente à lâmina, mesmo a uma boa distância, e ela se partir ou a peça a cortar for cuspida, os dedos vão parar à lâmina podendo mesmo vir-se a cair para cima da mesa. Estando-se a fazer força contra a mesa (ou a peça a cortar), se o material onde estamos a fazer força saltar fora, nós vamos cair para cima da mesa e da lâmina. É como estar-se a empurrar uma porta que, de repente, se abre.
Pois é... seja serra ou berbequim não dispenso óculos, a mais pequena poeira faz grandes danos sem contar com os projeteis.
Em pequena bricolage como furar faço sem qualquer proteção, se usar um disco de corte já uso óculos porque estes discos parte-se com bastante facilidade e tudo o que é rotativo sai disparado, furar já não é tão grave a não ser quando são peças metálicas e aí uso luvas de cabedal porque acontece muitas vezes a peça prender à broca e lá se vão os dedos.

Vi alguns vídeos de serras rotativas de bancada, aquilo até mete medo e merece uma boa formação antes de lhe tocar  :-\

Boa continuação  :)
« Última modificação: 16 de Julho de 2016, 12:23 por dropes »

Offline SerraCabo

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As serras que vieram com o tico-tico são as alternativas para madeira e raker ou wave para ferro. O que mais aprecio nesta máquina é poder ajustar o avanço do rodízio além da velocidade está claro. Meu pai também tem um tico-tico da B&D, não tem ajuste de coisa nenhuma, cortar seja o que for é muiiito lento (a potência não é tudo).

As minhas tico-ticos não fazem nem uma coisa nem outra mas, se for preciso, tenho um zingarelho que fiz há uns 40 anos para fazer variar a velocidade (um triac mais um diac). Usava-o, nessa altura, para fazer variar a velocidade dos berbequins.

As serras rotativas viradas para cima também me metem medo mas, se usadas manualmente, entendo-me bem com elas.

Citar
As serras que vieram com o tico-tico são as alternativas para madeira e raker ou wave para ferro.

Também há para madeira. Tenho algumas. São as únicas com que se consegue cortar a direito usando uma régua como guia.

Abraço
SC
serra-cabo.blogspot.com

Offline Kristey

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Parabens pelos seus videos e comentários, muita transmissão de conhecimento aqui.
Este verão vejo os seus videos todos como passatempo.

Ja agora vi o seu video a falar de brocas e frezas.
Nunca percebi muito bem a diferença entre uma coisa e outra.
Até porque quando as uso, é numa maquina de fazer PCB's num fablab, e eles usam brocas para fazer tudo (fazem algo tipo partir a broca e deixar so 3/4mm para ela não vergar e usam assim.

Qual a maneira correcta de fazer as coisas?
E qual a importância dos diferentes tipos de "ferros" de que as brocas são constituídas? (ouvi isso no seu video).
« Última modificação: 20 de Julho de 2016, 11:08 por Kristey »

Offline SerraCabo

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Caro Kristey,

Peço desculpa por ainda não ter respondido.

Vou fazer um vídeo sobre as dúvidas que levanta mas estou um bocado apertado de tempo.

Abraço
SC
serra-cabo.blogspot.com

Offline Kristey

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Nao tem urgencia.
Pode adicionar alguns conteúdos como as melhores marcas, as marcas que têm boa relação qualidade preço, e as que são para substituir a casa utilização. (todas do eBay penso eu).


Offline jm_araujo

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Posso tentar responder sem fazer um vídeo. (O amigo SerraCabo não é o único "ferramenteiro" ;D desta casa, apesar de eu estar apenas a dar os primeiros passos)
Ja agora vi o seu video a falar de brocas e frezas.
Nunca percebi muito bem a diferença entre uma coisa e outra.
As brocas são feitas especificamente para furar e são muito eficientes nisso.
As fresas são vocacionadas para cortar lateralmente. Também as há que permitem afundar no material apesar de normalmente requerer alguns cuidados.

Citar
Até porque quando as uso, é numa maquina de fazer PCB's num fablab, e eles usam brocas para fazer tudo (fazem algo tipo partir a broca e deixar so 3/4mm para ela não vergar e usam assim.
Qual a maneira correcta de fazer as coisas?
As brocas são desenhadas para furar, as espirais tem como objetivo evacuar o material removido do furo, e não são feitas para cortar, apesar de se conseguir mas de forma ineficiente.

As brocas para PCB são algo mais especificas, porque tem de cortar cobre (endurece ao ser trabalhado) e fibra de vidro (altamente abrasivo) e ao mesmo tempo aguentar fazer muitos furos. Por esse motivo são feitas de materiais mais duros (mais à frente falo deles), e com geometrias especiais. No caso dessas usadas pela fablab devem ter uma geometria que permita também o corte lateral, mas fresas específicas para esse fim serão sempre mais eficiente.
Ou então estão a usar fresas que permitem também furar, e só lhes dão o uso apropriado quando partem.
Com quais se parecem mais:
Brocas para PCB:Fresas para PCB:
Citar
E qual a importância dos diferentes tipos de "ferros" de que as brocas são constituídas? (ouvi isso no seu video).
Tens principalmente dois materiais principais para fresas, a saber:
Aço Rapido/"HSS-(High Speed Steel)" - Como o nome indica é um aço (liga de ferro) . O HSS é bastante duro dentro das ligas ferrosas e é das que aguenta mais temperatura antes de perder a têmpera (ficar macio).

Carboneto de Tungesténio/ "Carbide" - É um composto químico que pode ser formado (alta pressão) em ferramentas. É dos materiais mais duros que há e aguenta muita temperatura. Em ação de corte gosta de esforços elevados. Mas tem dois defeitos: é caro, e é muito rijo: parte antes de deformar em esforço e não suporta grandes impactos (ao contrário do HSS)

Para aumentar a confusão, dentro dos HSS tens várias ligas possíveis, as mais fortes com Cobalto, e quando as brocas são feitas dessa liga levam com a etiqueta de "Brocas de Cobalto" quando são na mesma de HSS (mas melhorzinhas que as de HSS "normal")

E depois também tens banhos que podem levar para facilitar o corte, tipo TiN - Nitreto de Titânio, um banho amarelo, que nas brocas acabam também por ser chamadas de titânio, quando na realidade titânio só uma camada muito fina superficial.Ou então TiAlN - Nitreto de Titânio Alumínio (as que tem um banho preto) que não sei se tem um nome comum. Têm vantagens, mas desgastam-se e mais depressa se mal utilizadas as ferramentas.

« Última modificação: 20 de Julho de 2016, 13:20 por jm_araujo »

Offline dropes

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Estou impressionado pela tua explicação jm_araujo, sabia que tinhas um bom conhecimento a nível eletrónica mas agora deixaste-me de boca aberta  ::)

Fresar com brocas de furo têm maus resultados, afinal as de furar estão desenhadas para não desbastar lateralmente, isso deformaria o furo e é inconveniente.

As de PCB têm 2 ângulos de cabeça para que o furo fique limpo tanto na entrada como de saída, é assim que se descobre com que broca foi feito o furo, à quem use brocas de ferro e pouco duram.

Existem tantas variedades que só a necessidade de algo específico requer a pesquisa da broca adequada, o mais chato é encontrar quem as venda, portes, demora e essas coisas que acabamos por nos servir do que está à mão ou numa loja da esquina.
exe: http://www.frezycnc.eu/

Offline Kristey

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Posso tentar responder sem fazer um vídeo. (O amigo SerraCabo não é o único "ferramenteiro" ;D desta casa, apesar de eu estar apenas a dar os primeiros passos)

jm_araujo, tens sugestões a dar?
Marcas, modelos, tipo de lamina etc etc (para usar em frezadora de PCB's claro, mais propriamente uma Roland Monofab SRM-20)
Nao tem urgencia.
Pode adicionar alguns conteúdos como as melhores marcas, as marcas que têm boa relação qualidade preço, e as que são para substituir a casa utilização. (todas do eBay penso eu).

Offline jm_araujo

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Marcas, modelos, tipo de lamina etc etc (para usar em frezadora de PCB's claro, mais propriamente uma Roland Monofab SRM-20)
Não tenho experiência para poder recomendar nada, mas posso falar do pouco que conheço.
Sei que o site que o dropes deixou atrás tem boa reputação, tem uma secção inteira dedicada a fabrico de PCBs, houve uma altura que pesquisei mais sobre o assunto e estas eram muito bem faladas: http://www.frezycnc.eu/micro-end-mills-applications/pcb-fabrication-end-mills-set/trace-isolation-tools-for-pcb/ , mas os preços doem um bocado porque são fáceis de partir se houver descuidos.

A maior parte das fresas que tenho são de lotes de usadas compradas no ebay neste tipo: http://stores.ebay.com/carbideplus/ , que só tem o defeito de estar nos EUA, pior ainda agora que o limite da alfandega desceu para os 22€, é quase o valor dos portes.
Algumas vêm mais escanadas, outras só cortam de lado (não tem gume na ponta, usadas só para contornos), mas as melhorzinhas comem alumínio que é lindo de se ver. Mas têm lá muito material, mesmo novo, e muito dele apropriado para PCBs, é questão de explorares.

Os kits que comprei só aparecem às vezes, são deste género: http://www.ebay.com/itm/152062210343 (já concluída a venda). Se pedires com jeitinho posso-te mandar algumas fresas para experimentar (envia-me PM se estiveres interessado).

Uma coisa que reparei é que a essa CNC é capaz de estar algo limitada para PCBs, a velocidade do spindle é relativamente lenta para esse fim, nas especificações indicam a velocidade "Adjustable 3,000 – 7,000 rpm". Para teres noção do que é mais usado repara no site do dropes (http://www.frezycnc.eu/micro-end-mills-applications/pcb-fabrication-end-mills-set/) que quase todas as fresas e brocas são indicadas para uma utilização de "Operating CNC - 20k÷100k RPM".