collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

[Projecto] Bomba Airsoft por jm_araujo
[Hoje às 16:54]


Palavras Cruzadas por Njay
[Hoje às 15:47]


Apresentação por Tech_JA
[Hoje às 09:19]


Medir Agua que está no Poço por filjoa
[21 de Setembro de 2017, 20:58]


URGENTE - display de 7 segmentos com backpack por helderjsd
[20 de Setembro de 2017, 12:30]


Preços e fabricantes de pcb por Sérgio_Sena
[19 de Setembro de 2017, 10:20]


Isaac Asimov - I, Robot por senso
[18 de Setembro de 2017, 03:41]


ic SL440 da Plessey? por senso
[16 de Setembro de 2017, 13:11]


Compra Colectiva RS-Amidata por brunus
[15 de Setembro de 2017, 22:31]


Ideias para construir um quadrúpede simples por zordlyon
[15 de Setembro de 2017, 10:18]

Autor Tópico: Qual tipo de soldar e temp indicados?  (Lida 2898 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 416
Qual tipo de soldar e temp indicados?
« em: 22 de Janeiro de 2017, 02:36 »
 Olá a todos,

Preciso de ajuda para identificar um tipo de solda. Possuo um rolo (vermelho) de estanho, comprado na aquários, que tem a seguinte informação:

Liga: Sn60;
FLUX: SW32
DIAM: 0.8 mm

O que significa Sn60 e SW32?

Pelo que consegui pesquisar esta solda requer uma temperatura de 450 graus. Como pretendo utilizar a mesma para soldar componentes electrónicos numa pcb este não deverá ser o tipo indicado de solda, correcto?

Outra questão que coloco é referente à temperatura indicada para soldar componentes na pcb. A placa e componentes que pretendo soldar é esta: http://www.jyetech.com/Products/LcdScope/e138.php

Obrigado

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 334
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #1 em: 22 de Janeiro de 2017, 08:56 »
o Sn60 significa 60% estanho na liga metalica que compoem o fio de solda.
se nao tem mais nenhumas letras para alem do Sn que é o simbolo quimico do estanho, teras mesmo que
usar uma temperatura por volta dos 400º graus para a derreter.
anteriormente o fio de solda era composto por uma liga de estanho e chumbo e por isso derretia bem a prtir dos 350 graus. agora por terem erradicado o chumbo das ligas de solda, trabalha-se melhor a 450 graus.

se for para soldares componentes smd recomendo-te um fio de solda mais fino, ai por volta de 0.5 mm. senao as soldaduras ficam uma grande cagada.
se é para soldares componentes ditos "normais" esse diametro de fio é suficiente.

para soldar esses componentes nesse pcb essa solda é perfeitamente indicada.

a solda agora é toda mais ou menos assim por isso nao te assustes. o rolo é vermelho mas a solda continua a ser cinzenta.

se vires rolos de solda em que a liga metalica tiver isto : Sn60/Ag40 quer dizer que é uma liga de estanho e prata. os numeros representam a percentagem de cada metal. neste caso sao apenas ilustrativos.
mas nao compres dessa se puderes comprar a de apenas estanho. esta é mais cara e precisa de temperatura maior para derreter a partir dos 450 para cima.

em relaçao a temperatura de soldagem convem que o ferro de soldar seja de jeito e nao daqueles comprados na bricolage porque nao aquecem muito e tambem nao fazeres as soldaduras num sitio com muita corrente de ar, se nao o ferro arrefece rapidamente e dificilmente chegara aos 400 graus.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.126
  • NERD!
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #2 em: 22 de Janeiro de 2017, 11:46 »
Olá a todos,

Preciso de ajuda para identificar um tipo de solda. Possuo um rolo (vermelho) de estanho, comprado na aquários, que tem a seguinte informação:

Liga: Sn60;
FLUX: SW32
DIAM: 0.8 mm

O que significa Sn60 e SW32?
Numa pesquisa rápida a que compraste deve ter sido esta: https://www.aquario.pt/product/solda-estanho-sn60-40-08mm-100g
Sn60 indica que a solda é 60/40 (60% estanho, 40% de chumbo). Se fosse sem chumbo tinha a indicação em algum lado, ou na composição tinha de ter indicado as percentagens de Cobre e/ou Prata (Cu e Ag), e essas tem sempre uma percentagem de estanho inferior a 60%.

(F-)SW32 é o tipo de fluxo: https://en.wikipedia.org/wiki/Flux_(metallurgy)#Specifications
O que te interessa é que é um fluxo que não é corrosivo, pelo que não precisas de limpar o mesmo no fim.

A solda sem chumbo é proibida na industria, mas continua a ser a mais usada pelos hobbyistas por derreter a temperaturas mais baixas e ser mais fácil fazer soldas de melhor aspeto e qualidade.

Citar
Pelo que consegui pesquisar esta solda requer uma temperatura de 450 graus. Como pretendo utilizar a mesma para soldar componentes electrónicos numa pcb este não deverá ser o tipo indicado de solda, correcto?

Outra questão que coloco é referente à temperatura indicada para soldar componentes na pcb. A placa e componentes que pretendo soldar é esta: http://www.jyetech.com/Products/LcdScope/e138.php

Obrigado

Deves ter visto mal porque o ponto de fusão da solda 60/40 são 188ºC. 450º é um exagero e era realmente para estragar tudo.
Em termos práticos começas com o ferro regulado à temperatura mais baixa que consigas derreter solda na ponta do mesmo, e depois conforme vais soldando sobes ou desces um bocado até atingir um ponto em que a solda derreta rápido ao encostar na junção do ferro/PCB/terminal, e que não demore muito tempo a solidificar ao retirar o ferro.
Mas isso depende quase de ferro para ferro e da ponteira que tiver metido. Por exemplo no meu para soldar com a ponteira mais grossa uso 280º e é a puxar para o quente, mas com a ponteira mais fina uso 320º e por vezes tenho de aumentar mais.

Se é a primeira vez, recomendo-te também que vejas uns vídeos no youtube da técnica correta de soldar. Pôr ferro, pôr solda, tirar solda, tirar ferro :D. E podes arranjar umas placas velhas para treinar primeiro. O melhor são rádios antigos, ou fontes de alimentação, que costumam ser em placas de 1 só face.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 416
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #3 em: 22 de Janeiro de 2017, 12:22 »
Obrigado pelas respostas :)

Então a temperatura correcta para realizar este tipo de solda é 400 a 450 graus?
Acontece que com esta temperatura fazendo a sequência correcta: ferro no pino, solda encosta no outro lado do pino e nunca no ferro, não consigo que a solda flua para o interior do furo. Tenho que tocar com a ponta do ferro na solda e mesmo assim não consigo que a solda preencha todo o furo pois a solda fica uma bola ou na ponta do ferro ou num dos lados do pino a soldar! Quase sempre quando retiro a ponta da solda a mesma vez agarrada. Conclusão fica uma porcaria!

Por isso comecei a desconfiar se a solda era a melhor!
Sim, a solda que comprei é esta: https://www.aquario.pt/product/solda-estanho-sn60-40-08mm-100g

Já me aconteceu, ao soldar um kit da velleman, que para conseguir que a solda depositada fica-se correcta tive que demorar um pouco mais com a ponta de ferro encostada na pcb. Por norma 2/3 segundos. Nesta placa tive que demorar uns bons 5 a 6 segundos. Conclusão: um dos pontos de solda dos terminais saiu. A sorte é que esse ponto era de uma pata do CI que não estava a ser utilizado.

Existe alguma solda com mais percentagem de estanho ou então de maior qualidade que não precise de tanta temperatura. Mas pelo que percebo quanto mais estanho maior a temperatura, certo?
A nível de lojas onde recomenda comprar solda? Por norma vou à aquários, mas indicam outras lojas?

Obrigado

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 334
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #4 em: 22 de Janeiro de 2017, 12:54 »
se tentares meter o fio de solda entre o ferro e o pino é capaz de resultar melhor. se a solda esta a ficar em bola na ponta do ferro e nao agarra ao pino nem entra no furo, quer dizer que tens a ponta do ferro muito queimada e se calhar ja nao transmite o calor por igual a toda volta. podes tambem estar com temperaturas baixas na ponta do ferro ou com uma ponta demasiado fina para essa soldadura. na minha experiencia pratica de muitos anos, o ideal é uma ponta achatada com pelo menos 2 milimetros. nem sempre as pontas redondas sao boas por serem muito finas na propria ponta passe a expressao. :)

e ainda na minha experiencia pratica soldar com temperaturas inferiores a 350 graus costuma fazer esse tipo de "cagada". ;)

mesmo a solda com chumbo pode derreter a uma temperatura baixa, mas para ela se tornar suficientemente liquefeita para entrar dentro do furo a volta do pino, é preciso que tambem o pino esteja bastante quente para puxar a solda por si proprio.
como nesse processo todo a parte mais quente é a ponta do ferro, obviamente a solda vem atras do ferro.

se puderes meter aqui uma foto da ponta do ferro de soldar era porreiro.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 416
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #5 em: 22 de Janeiro de 2017, 13:06 »
O tipo de ferro é este: http://www.velleman.eu/products/view/?country=be&lang=en&id=363894

A ponta é esta: http://imgur.com/a/PQz5U
E o ferro com o termómetro é este: http://imgur.com/a/pQJXe

O valor que tens no multímetro é a temperatura que a ponta tem. Então significa que vou ter que colocar a ponta nos 450 graus para ter uma boa solda! Mas esse valor não é demasiado alto, e pode estragar o pcb?

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 334
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #6 em: 22 de Janeiro de 2017, 13:50 »
Essa ponta esta intragavel... :(

Ha dois produtos que ajudam a fazer soldaduras minimamente em condiçoes.
Um deles é um liquido que se passa no local a soldar antes de soldar.
e ha tambem uma pasta, parece pomada para os sapatos, ;) que se vende na servelec
para limpar a ponta do ferro de soldar.
penso que sera esta: http://www.servelec.pt/loja-online/soldas/equipamento-de-soldadura/produto/pasta-de-soldar-50g-proskit-8s005

nao me lembro da marca exacta, nem dum nem de outro.
terei que ir a minha oficina daqui a pouco para ver a marca do produto liquido.

quem tratava de comprar essas coisas na empresa onde trabalhei era o meu colega e eu borrifavame para a parte burocratica. so me interessava ter as ferramentas ideais para trabalhar.

o produto liquido ainda é o melhor para ajudar a derreter a solda quando a ponta do ferro ja esta nas lonas.
mas muda essa ponta se poderes...
nesse tipo de estaçao de soldaduras, as pontas de soldar tem indicaçao de temperatura maxima suportada.
nao sei ao certo as tabelas de identificaçao de temperatura, mas hei-de procurar isso.

nos tinhamos estaçoes de soldadura com ferros iguais a esse mas so o ferro e essas pontas redondas queimavam muito rapidamente com a solda sem chumbo por termos que usar 450 graus para trabalhar em condiçoes e rapido.

esperimenta com 400 graus e tentao nao demorares mais de 3 segundos no processo de soldagem em cada pino.

Encostas o ferro ao pino, encostas o fio de solda entre o pino e o ferro. deixas derreter ate entrar no furo, tiras a solda, tiras o ferro.
a solddura de componentes electronicos em niveis aceitaveis tambem é muito de pratica e de encontrar o tempo certo para a sequencia.
como ja foi dito antes, treina primeiro com placas velhas e componentes velhos ou estragados, antes de fazeres esse circuito.
como costumava dizer aos estagiarias que eu ensinava na empresa onde trabalhei, ao fim de 500 placas ficas pro na coisa... ;)

se puderes muda-me essa ponta do ferro.
ja agora um aparte, esse multimetro é igualzinho ao meu ;)

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 416
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #7 em: 22 de Janeiro de 2017, 14:19 »
Obrigado pelas dicas.

Não sei identificar se a ponta está boa ou não! Como se indentifica? Pelo "lixo" e crosta?
Estive a monitorizar com o multímetro e não consigo chegar aos 400 graus, estáveis, com a estação no máximo! Conclusão, está uma b****!

Esta estação é boa?
Vale a pena comprar uma melhor ou trocando a ponta resolve?
Que tipos de pontas existem e quais as mais indicadas para este tipo de trabalhos? Sei que existem várias, mas não me recordo do nome!

Tenho experiência em soldadura. Aliás, fiz um curso de microsoldadura no CINEL, pós-laboral, quando tinha 17 anos, e terminei com 19 valores. Mas lá está, na altura não prestei muita atenção aos tipos de ferros e como identificar a qualidade das pontas. Ou se calhar dei :P Não me recordo, afinal tinha 17 anos e o que queria era soldar :)
Bom bom, era a tina para dar banho às placas após soldadura. Adicionava-se uns líquidos especiais, que já não me recordo e ficavam um mimo após o banho :)

Recomendam alguma documentação sobre microsoldadura? Um livro ou apontamentos? Infelizmente já não tenho a documentação que nos deram no CINEL.

Anexo um vídeo feito pelo telemóvel, feito com recurso a uma lupa, das soldas que fiz ao montar um kit da velleman. Acho que estão uma bosta. Ainda guardo as placas que fiz no exame final do CINEL e as soldas do vídeo não tem nada haver! Mas lá está, o material que tínhamos no CINEL era de qualidade :) https://drive.google.com/file/d/0BzlNeCfGh2GVX0p1dGsyYTY3RVU/view?usp=sharing
Obrigado

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 334
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #8 em: 22 de Janeiro de 2017, 15:59 »
ja tive que ensinar e orientar um estagiario do cinel ha uns 10 anos atras. se nao me engano chama-se edson e vive no cacem. ;)
as soldaduras ate estao muito boas, tirando uma ou outra em que se ve o pad, mas mesmo assim ja vi bem pior noutros estagiarios de cursos de electronica avançada que tive na empresa. o ultimo deles tambem conseguia fazer bolas de solda na ponta do ferro e nao deixava nenhuma nos pad's.

o cinel para mim ainda continua a ser uma referencia na qualidade do ensino :)

o liquido que falei no post anterior é este: http://www.jbctools.com/flux--product-540-category-17-menu-1.html
é usado principalmente para ajudar a dissolver a solda nas dessoldagens mas tambem é perfeito na ajuda a soldagens quando tudo o mais esta contra.

quando a ponta do ferro começa a criar esse tipo de problemas na soldagem é porque ja nao espalha o calor em condiçoes a toda a volta.
e nao é dificil perceber quando a ponta começa a ficar queimada, pelo menos para mim. Essa que tens ai pode-te servir de exemplo de ponta queimada.
a estaçao de soldadura nao me parece má de todo. onde a compraste tambem devem vender pontas para o ferro. teras é que levar pelo menos a referencia e o modelo da estaçao para te venderem as pontas adequeadas.
cada modelo tem o seu tipo de ponta de soldar.

Para mim enquanto profissional, o ideal duma soldadura é aquelas placas feitas por robot's de soldar ou por outros metodos mecanicos. como o ser humano nao consegue atingir essa perfeição, as soldaduras que mostras-te no video para mim estao perfeitas ;)
se ficarem todas assim podes ter a certeza que ninguem te vai apontar o dedo por mau trabalho.

Muda a ponta do ferro para uma nova e experimenta de novo a ver o que sai. com a estaçao no maximo. pelo que vi nas fotos anteriores ela da 450 graus, por isso...

ve esta imagem: http://www.jbctools.com/tips-soldering-tips-product-465-category-8-menu-1.html
tenta ver se consegues comprar uma ponta igual a numero 4 a partir da esquerda.

;)

um aparte: nao consigo ver onde resides na tua ficha de user, mas se fizeste o curso no cinel presumo que estejas na regiao de lisboa, por isso se fores a servelec em queluz. fica perto dos bombeiros e da policia de queluz, na estrada que vai da amadora para queluz, tens la ambos os pordutos que referi antes bem como pontas para o ferro de soldar.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2017, 16:06 por LVirtual »

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.126
  • NERD!
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #9 em: 22 de Janeiro de 2017, 16:05 »
Anexo um vídeo feito pelo telemóvel, feito com recurso a uma lupa, das soldas que fiz ao montar um kit da velleman. Acho que estão uma bosta. Ainda guardo as placas que fiz no exame final do CINEL e as soldas do vídeo não tem nada haver! Mas lá está, o material que tínhamos no CINEL era de qualidade :) https://drive.google.com/file/d/0BzlNeCfGh2GVX0p1dGsyYTY3RVU/view?usp=sharing

Estão boas, o único defeito que estás a usar solda a mais. Mas ainda aceitável.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 416
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #10 em: 22 de Janeiro de 2017, 17:39 »
Obrigado pelas felicitações :)

A ponta que indicas é esta: http://www.jbctools.com/0150607-b-40d-tip-product-604-category-8-menu-1.html
Certo? Essa será bem melhor, pois abrange mais material!

Em relação às temperaturas fico nos 450 graus Celsius?
Ao reler todos os post vi que a temperatura indicada será o 180ºCelsius mas como existe perdas o melhor é colocar o ferro entre os 280ºC e 300ºC, certo?

jm_araujo
"Mas isso depende quase de ferro para ferro e da ponteira que tiver metido. Por exemplo no meu para soldar com a ponteira mais grossa uso 280º e é a puxar para o quente, mas com a ponteira mais fina uso 320º e por vezes tenho de aumentar mais."
Como para uma ponta fina tens que utilizar mais temperatura do que para uma ponta grossa? Por causa das perdas?

Obrigado
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2017, 17:52 por edeweld »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.390
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #11 em: 22 de Janeiro de 2017, 17:58 »
Por causa da inércia térmica da ponta, quanto mais pequena menos massa tem, logo menos inercia térmica, logo tens uma ponta com meia duzia de gramas a 280ºC, assim que tocas num plano de massa ficas com uma temperatura muito mais baixa, com uma maior tens mais inércia térmica.
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 334
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #12 em: 22 de Janeiro de 2017, 18:09 »
a temperatura usada no ferro tem a ver com varias coisas se queres ter um trabalho rapido e de qualidade.
tem a ver com a grossura da ponta de soldar, com o diametro do fio de solda, com o tipo de componentes a soldar,
com a pratica do soldador. Tens que encontrar o teu ponto optimo para atingires soldadoras com um minimo de qualidade.
Por isso dai o treino e usar como referencia uma placa ja soldada dum qualquer equipamento velho, para veres as diferenças entre as tuas soldaduras e as feitas por robot's na placa de exemplo.

tambem podes olhar com atençao para o desenho que o araujo postou aqui para teres uma ideia de como a solda fica dentro do furo e à volta do pino.

essa ponta que indicas é mais adequada para soldar com fio de 1 mmm para cima e para pinos e pads de diametros acima do 1.5 mm.
para os componentes que indicaste uma uma ate pelo menos 2 milimtros de largura ou se for redonda uma sem ser ponteaguda.

as ponteiras mais finas ou com menos de 2 mm sao melhores para soldar smd's e/ou para usar com fio de 0.6 mm para baixo.

se o fio for muito fino e a ponta muito grossa, derretes a solda toda em tres tempos e nao fica nenhuma no pino.
fios finos pontas finas e componentes mais pequenos. fios grossos, pontas grossas, componentes de pinos grossos. E depois temos as pontas medias, fios de 0.8 ou 1 mm e componentes de pinos medianos.

e como ja foi dito antes em relaçao a temperatura, quanto mais grosso o fio da solda e o pino, mais temperatura precisamos para manter a performance na soldadura. Nao te esquecas que o ferro tem que aquecer o pino e o pad de forma igual a solda, senao a solda nao agarra e faz bolas a volta do pino.

Quando a relaçao, ponta, solda, temperatura esta mais ou menos equilibrada, a propria solda se encarrega de entrar para dentro do furo em volta do pino ficando uma soldadura em condiçoes.

As bolas formam-se porque o pino nao aquece o suficiente para a solda derreter em torno dele.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 416
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #13 em: 22 de Janeiro de 2017, 18:33 »
Segundo este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=J5Sb21qbpEQ&feature=youtu.be&t=1441
A temperatura deve rondar os 350ºC e 400ºC e ele utilizou uma solda com espessura de 0.46 mm: https://www.youtube.com/watch?v=J5Sb21qbpEQ&feature=youtu.be&t=622

Amanhã vou à aquários ou castro electrónica ver se consigo arranjar uma ponta nova. Tanto uma ponta fina, menos de 2 mm, como uma ponta achatada, de 4.5mm. Que é a que ele utiliza no vídeo: https://youtu.be/fYz5nIHH0iY?t=254

Estas soldas em sei fazer e tenho pulso para as fazer. Estou é a ter problemas com o ferro e já não me recordo das temperaturas correctas :/ Afinal já lá vão 13 anos em que tirei o Curso no Cinel!
Obrigado

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 334
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #14 em: 22 de Janeiro de 2017, 19:33 »
se tiraste o curso ha 13 anos és capaz de ter apanhado por lá o tal estagiario de que falei mais acima. ;)
boas soldaduras.
:)