• Welcome to LusoRobótica - Robótica em Português.
 

Medir Agua que está no Poço

Started by filjoa, 20 de September de 2017, 23:03

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

filjoa

Viva

tive nestes dias um falha de água no Poço, mas só conclui isso, depois de ficar sem água e de ter aberto o acesso ao mesmo e ter verificado que a água estava unicamente à superfície da bomba.

ora assim mt simples, era colocar um sensor no cimo do poço com um sonar que consegui-se reflectir na agua e dai tirar as medidas exactas de água para gastar...

que tipo de sensores me aconselhar a usar para este projecto?

PS: o poço tem 8 metros de fundo, 1.4mt de água, o objectivo é saber a água disponível a tempo real...

cumps

senso

Uma bomba com bóia, tecnologia de 1870, disponivel em qualquer loja, se já tens a bomba, atiras uma boia para lá, metes o fio á altura que queres, feito.

Sonares dentro de um poço não corre bem..
Avr fanboy

jm_araujo

Sonar num poço é só ecos, o local é do mais agreste (humidade extrema), e a carga é das chatas de se controlar com um micro (usar contactor?)

Tou com o Senso. É um problema que já foi resolvido, não é preciso reinventar a roda.

filjoa

viva

nao se trata de inventar a roda... eu já tenho uma boia, que funciona mt bem ... só o problema, está em saber como anda o poço sem ter de abrir a tampa... pois a agua, por vezes não é muita, dai a eu pretender saber se está quase nas lonas,

assim sempre que a agua estivesse mt baixa eu passava para a rede publica antes desta falhar...

jm_araujo

2ª boia a ligar uma lâmpada em vez do motor?

Hugu

Queres controlar o nivel de agua do poço pra controlar os consumos, certo?
Podes meter uma serie de boias daquelas estilo boias de autoclismos mas que existem em versao mais pequena com reedswitches a varias profundidades, presas a uma barra ou tubo ao longo do poço e metes um circuito de leds a sinalizar cada estado de cada boia.. existem mil e um circuitos destes na net.

filjoa

nao se trata de medir consumos ou assim...

a boia que vem de origem é presa no motor e corta directamente a alimentação antes dele estar descoberto (entenda-se motor, uma bomba submersível).

a minha ideia inicial era mesma colocar algo tipo um sonar, que eu pode-se colocar junto à tampa do poço, para saber qual o nivel a que estava o lençol de agua... para que depois me avisa-se antes do motor desligar, para que eu pode-se parar a agua do poço e ligar a da companhia, se não o que acontece agora é que quando o motor desliga eu só sei quando as torneiras começam a ficar sem água, o que não é muito bom devido ao painel solar...

vasco

Isto parece ser mais ou menos o que queres.
Não dão detalhes dos componente mas pelo boneco parece ser um daqueles sensores normais do arduino.

https://www.open-electronics.org/water-tank-level-display-with-arduino/
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

filjoa

viva

ora é isso mesmo... o problema está mesmo na distancia que esses sensores permitem medir.. que são meros centímetros...

Dave

Errado...

Esse tipo de sonares medem com facilidade até 4m, não meros centímetros.

No entanto o tipo de aplicação que é, vai correr muito mal. Se não tens noção de como este tipo de sensores se vai comportar, presta atenção a quem já aqui respondeu e deixa essa ideia peregrina. Não vai funcionar... pelo menos da forma que achas que deveria.

A melhor aposta é sem dúvida fazeres um array de sensores de nivel/boias. É fácil fazer, é duradouro (coisa que o sonar não é) e dá mais do que perfeitamente para aquilo que queres.

Comprar disto é mato na internet.


Compras uns 10, colocas todos presos pelo mesmo cabo, com um peso no fundo que permita o mesmo ficar esticado.
Separas os sensores em alturas que vejas que são as mais adequadas ao teu poço e está feito!

Se fosse eu, usaria apenas 2 desses.
Um para marcar o mínimo e o outro para marcar o máximo ou "suficiente" para fazer uma rega.
Quando há agua suficiente, rega-se. Quando a água está entre os 2 sensores e vais começar uma rega, já não deves ligar a bomba.
Quando os 2 sensores têm água, inicias rega até que o sensor de baixo acuse falta de água e aí paras a bomba.

Simples e sem invenções com grande probabilidade de resultar em asneira.


;) ;) ;)
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

vasco

#10
O que o Dave diz é verdade, o alcance não se limita a cm, nos testes que fiz pelo menos a mais de 1 metro chegava.
Quanto a dar valores de distância corretos por causa dos ecos dentro do poço isso é outra história, mas, (há sempre um mas) o facto é que o interior do poço sendo fechado deve produzir no sensor valores que sendo errados do ponto de vista da distância podem ser diferentes para as várias alturas de água.
Considerando o preço irrisório destes sensores ultrassónicos e a facilidade da instalação (pendurar acima da altura máxima da água) eu certamente faria um teste registando os valores dados pelo sensor com a agua a várias alturas, mesmo que não funcionasse ganhavas alguma experiência no assunto.

Não conhecia esse tipo de sensores que o Dave mostrou, mas parecem-me bastante interessantes, pela aparência devem ser bastante fiáveis e com 2 ou 3 fazias a festa. A instalação é que era mais chata.

Depois há a maneira mais geek... O sensor MS5540 :-) 10.94€ no ebay, mas talvez não seja trivial garantir um isolamento perfeito por um longo período de tempo, e também, enviar um clock por um fio tão comprido talvez não seja fácil. Parece-me que esse board deveria ter o cristal built-in.

Ebay

E um demo de utilização: https://store.fut-electronics.com/products/under-water-depth-sensor
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

senso

Um barómetro?

Se queres algo menos enganavel tens uma gama de sensores de distância da ST:
http://www.st.com/content/st_com/en/products/imaging-and-photonics-solutions/proximity-sensors/vl53l1.html

É laser, deverá funcionar com água, mede até 4 metros.
Avr fanboy

Dave

Problema de óptica dentro de um poço é a porcaria que vai começar a fixar-se nas "lentes".

No entanto não consigo encontrar também informações sobre o ângulo de "abertura" desses sensores. Eu tinha andado a ver um sensores deles à uns tempos (VL53L0X) e têm muito mais informação disponível que os VL53L1.
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

vasco

Quote from: senso on 28 de September de 2017, 23:01
Um barómetro?

Se considerares que um barómetro mede o peso da coluna de ar em cima dele isto é a mesma coisa mas para água. Confesso que nunca estive dentro de um poço mas imagino que seja um lugar calmo sem muitas ondas e assim, como tal este tipo de sensor tem tudo para ser exato.
Preocupa-me mais a consistência de um sinal de clock num cabo de x metros, alguém já experimentou fazer tal coisa ?
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

senso

Meter o sensor numa bóia dentro do poço?
Se humidade com coisas na tampa ou perto dela já é chato,então literalmente a boiar..
E um barómetro para medir altitude funciona, mas tem erro, em parte devido á humidade, e em parte á temperatura..
E podes atirar os bits que quiseres ao sensor, nunca será certo.
Demasiadas horas de volta desse tipo de coisas, dá-te um valor +/-1 metro..
Avr fanboy