18 de Março de 2010, 18:37 por
TigPT | Visualizações: 28085 | Comentários: 29
Robótica não é propriamente um curso ou uma área de formação (especialmente em Portugal) contudo já se vai vendo pelo mundo fora uma aposta nesta vertente. Existem inclusive universidades a começar a criar o curso de robótica como formação desde a licenciatura.
Não é a primeira nem a segunda vez, e não será certamente a última, que me vêm perguntar quais os cursos ou saídas profissionais quando se quer fazer da robótica área de formação e futuro.
Bem, resolvi postar sobre o assunto pois creio que muitos já pensaram ou falaram sobre isto, e nada como deixar a minha opinião (sim, é apenas o meu ponto de vista mas adorava ouvir os vosso como resposta a este tópico) sobre a robótica como tronco principal na formação.
Não é fácil abortar a este tema mas vou aproveitar um e-mail que enviei hoje a um membro, e espero que sirva para meter que o ler a pensar sobre o assunto.
"Não te posso enganar e dizer que daqui a 10 anos estamos rodeados de robots como no filme I Robot pois não tenho factos que o possam comprovar (nem sou amigo da Maya), mas acredito piamente que será uma verdade inevitável, sejam 10 ou 15 anos que demore.
A robótica em si não é uma área requisitada por muitas empresas já que só algumas empresas como a ABB, Sony, Toyota, Honda ou Philips é que investigam e produzem robótica no seu verdadeiro sentido da palavra. Contudo a robótica obriga à aprendizagem de uma enorme variedade de valências que gera um conhecimento e visão geral sobre o meio envolvente a qualquer problemática abordada bastante superior a qualquer outra área de formação. Um Engenheiro com especialização em robótica têm empregabilidade de certeza quer seja na sua área, quer seja em áreas onde as suas competências sejam aplicadas, o que é preciso é dedicação.
Só vos posso dar-te três conselhos!
- Façam o que fizerem, façam o que gostem pois só assim conseguirão dar o máximo e superarem-se a vocês mesmos dia após dia.
- Afirmem-se quando sabem que são bom em algo! Sejam convicto das vossas capacidades mas nunca mostrem saber mais do que realmente sabem.
- Se tirarem Engenharia, sejam engenheiros. Portugal têm mais Engenheiros Gestores do que Nadadores Salvadores que só apanham banhos de sol! (fui NS mas já caducou) Se tiramos uma formação em algo, temos a obrigação de apostar nela e aproveitar as capacidades adquiras, afinal de contas, o que é um Engenheiro sem espírito crítico e inventivo?"
Dito isto, e não me querendo estender mais porque também não tenho muito mais a acrescentar... Pensem sobre isso, e se querem fazer da robótica a vossa vida, sejam convictos daquilo que querem!
Não é por se formarem no corso A ou B que vai fazer a diferença. A diferença está na vossa convicção em aprender e praticar mais todos os dias!
Saudações LusoRobotianas,