collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto Freza CNC - Arduino  (Lida 233441 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #375 em: 14 de Outubro de 2013, 22:56 »
E problemas para começar a resolver :P O varão roscado custa tanto a rodar manualmente, nem deve rodar com o motor. Tenho de eliminar atritos entre o varão e o bloco de nylon.

Já passei por isso, deverá ser veios desalinhados, necessário colocar calibres de décimos.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #376 em: 15 de Outubro de 2013, 02:15 »
Supostamente o varão roscado não devia levar nenhum peso em cima, como o Nunito disse deve ser mesmo desalinhamento dos veios.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #377 em: 15 de Outubro de 2013, 08:47 »
Não sei como foi feita a furação para os veios, caixas, etc.
Pois na minha mesmo sendo tudo feito a cnc, houve sempre desalinhamentos, basta uma minima coisa para o veio ficar preso.

Até pode ser mesmo os veios de deslize desalinhados.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #378 em: 15 de Outubro de 2013, 23:53 »
As furações foram todas feitas num engenho de furar.

Os veios tão impecáveis, não é por isso que não desliza... aliás desliza bem, o varão roscado é que não roda devido ao atrito entre o bloco roscado e o varão.

Mas já ta resolvido, só falta mesmo o lubrificante que ainda não tive tempo de comprar.

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #379 em: 20 de Outubro de 2013, 00:13 »
Boas.

Estive a experimentar o driver de potencia unipolar que tinha pensado e não fiquei contente com os resultados.
Sendo assim experimentei usar o tradicional circuito do l297+l298 e fiquei logo bastante contente. Apenas com 1/4 da corrente consumida pelo unipolar obtenho melhores resultados num bipolar, mas preciso de muito mais tensão.

Agora levanto uma questão, com um motor que tem uma tensão nominal de 3.5V e uma corrente nominal de 1.5A, usando 12V e 0.25A irei prejudicar o motor? Penso que nao, o motor nem aquece nada. Mas fico na duvida, que nao posso estragar nenhum motor.


Unipolar:
« Última modificação: 20 de Outubro de 2013, 00:24 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #380 em: 20 de Outubro de 2013, 00:26 »
Para os motores o que importa é a corrente máxima que lhe metes. A tensão só dita quão rápido consegues chegar a essa corrente, são indutivos. Desde que a tensão não passe o breakdown dos isolamentos não há problema, mas isso só para tensões perto da centena e superiores.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #381 em: 25 de Outubro de 2013, 00:35 »
A primeira brincadeira à carga...

Agora falta construir o eixo Z...



"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #382 em: 25 de Outubro de 2013, 21:36 »
Parabéns.
PDI

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #383 em: 25 de Outubro de 2013, 23:20 »
Força nisso!

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #384 em: 26 de Outubro de 2013, 00:38 »
Thanks.

Falta a foto do estaminé :P

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #385 em: 26 de Outubro de 2013, 13:07 »
Está a ficar com um aspecto robusto (excluindo o eixo Z  :P), não tem base geral?!
Como é que fixaste os rolamentos?

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #386 em: 26 de Outubro de 2013, 17:21 »
Como é que fixaste os rolamentos?

É verdade, assim a ver pelas fotos os veios devem estar directos ao motor, o que não deve  ???

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #387 em: 27 de Outubro de 2013, 18:32 »
Nop, os veios nao estão directos ao motor. Estão presos nos rolamentos e a ligados com tubo pneumático.

Os rolamentos estão encastrados nas placas de aluminio.


Falta a base, que necessito mesmo para fixar o eixo Z. Devia comprar uma placa de aluminio com 5mm de espessura, mas nao me apetece gastar dinheiro. Vou usar uma de madeira para experimentar.
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #388 em: 31 de Outubro de 2013, 20:03 »
Ja fiz um bloco como deve de ser, em POM.

Fiquei admirado que o bloco em nylon, que quando o coloquei sentia-se algum atrito com o varão mas depois de algum uso, agora que o tirei, rodava que era uma maravilha. Talvez seja por o nylon ser muito macio. Ou será que o óleo de máquinas de costura (que coloquei algum tempo para desenrascar) tenha comido o plástico?

Espero que com o POM nao aconteça a mesma coisa e depois vá ganhando folgas.

Talvez seja melhor usar dois blocos por eixo... Logo se ve :P



"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #389 em: 11 de Novembro de 2013, 00:29 »
Boas.

Estive a testar os motores com o controlador GRBL e gostei dos resultados. Fiquei foi com umas duvidas...

Estive a analisar a corrente por motor e reparo que quando estão parados têm cerca de 2.5A mas quando começam a trabalhar a corrente baixa para 0.3A. Estou a fornecer 12V, tensão superior à nominal (3.5V).

Caso use um chopper como o L297, posso usar por exemplo 24V de modo a obter mais corrente quando os motores estão a trabalhar e limitar a corrente a 2.5A quando estão parados?
E 48V (só naquela :P)? É que assim os motores iam ter mais força a trabalhar e poderia obter mais velocidade.

Ja me disserem anteriormente que sim, mas tenho receio de estragar tudo :P Opiniões please...


Mas também surge-me outra dúvida. Se limito a corrente com o L297 quando os motores estão parados, é uma chiadeira que até mete medo :P
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke