collapse

* Posts Recentes

Cerca eléctrica por SerraCabo
[14 de Junho de 2025, 23:26]

Alguém arranja motores? por almamater
[10 de Junho de 2025, 22:34]

Condensador 4.7uF 0603 por brunus
[09 de Junho de 2025, 15:52]

+ LASERs por dropes
[30 de Maio de 2025, 23:11]

Lenovo IdeaPad 3 Não liga por jm_araujo
[07 de Maio de 2025, 19:10]

Identificar Diodo Zenner por filjoa
[01 de Maio de 2025, 23:07]

Meu novo robô por dropes
[18 de Março de 2025, 14:51]

JBL partybox On-The-Go por almamater
[21 de Fevereiro de 2025, 23:32]

Talking Reverse Engineering with an Absolute Legend! por SerraCabo
[13 de Fevereiro de 2025, 09:56]

Motoserra Stihl 120C por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:29]

Autor Tópico: Servos  (Lida 42881 vezes)

Offline papucho

• Mini Robot
  • *
  • lei@uminho
Re:Servos
« Responder #45 em: 27 de Fevereiro de 2009, 14:50 »
Nem conhecia essa loja! Não fica muito longe da minha casa.

Estou indeciso entre estes:

http://rtr-modelismo.com/product_info.php/products_id/613
http://rtr-modelismo.com/product_info.php/products_id/1587

Que acham?
#include <lusorobotica.com>;
int conhecimento;
while(1){
   ver_forum();
   aprender();
   conhecimento++;
   postar();
}

Offline Fifas

• Administrator
  • Mini Robot
  • El RoboSapiens
« Responder #46 em: 28 de Fevereiro de 2009, 21:34 »
papucho depende da utilização que lhes vais dar :)

entretanto encontrei mais alguns servos de "marca branca" :P

da tower pro, sem ser de carretos metalicos, encontrei os SG-5010 que ja se encontram por 11-12€ em portugal

no ebay, etc devem-se arranjar bem mais baratos....nao tenho nada a dizer desta marca...a mais de meio ano que tenho um MG995 no meu RC e é sempre a bombar :)

na hobbycity (o iCAR já comprou lá) encontrei estes:
Vigor  2.5kg / .19sec  Standard Size Servo - 4.95$

BMS-410STD Standard Servo  4.4kg / .22sec / 42g - 8.60$

HXT 6.9kg / 39.2g / .16sec Twin bearing servo - 5.95$

este ultimo, tenho quase a certeza que é o mesmo que o towerpro sg-5010....o bem da hobbycity...podemos pedir, normais, micro servos, etc etc etc e bem baratos até :)

tou a ponderar na compra dos HXT ou dos Vigor...mas os vigor sao mais lentos e tem menos força :P

Offline norbanvs

• Mini Robot
  • *
« Responder #47 em: 11 de Abril de 2009, 05:41 »
Adquiri 3 servos digitiais Hex Tronik HX12K, tenho feito alguns testes com eles ligados a uma placa Axon, na programação tanto utilizei comandos de ciclos como interrupções para os controlar, mas não consigo que o braço possa dar mais de 120º(pelo menos foi isso que me pareceu a olhómetro).
Também notei essa peculiaridade nuns microservos HXT900 controlados por uma Arduino que também aparentavam ter só essa amplitude máxima, embora estes últimos sejam analógicos.

Como posso fazer para que o braço de um servo possa rodar 180º? Ou erá que tenho que adquirir uns da Hitec? :P

Offline TigPT

• Administrator
  • Mini Robot
    • Tiago Rodrigues
« Responder #48 em: 11 de Abril de 2009, 11:42 »
Antes de mais nada, com o servo desligado (os 3 fios no ar), a roda-lo manualmente sem forçar, consegues fazer só os 120º à mesma!?

Offline norbanvs

• Mini Robot
  • *
« Responder #49 em: 11 de Abril de 2009, 12:05 »
Essa foi a 1ª coisa que fiz assim que os saquei do saco. A mão, o braço do servo consegue rodar cerca de 190º (isso foi feito com os dois servos que citei no post anterior). No caso do teste com o Arduino (que é o que a gente usa), dei valores atronómicos (  ;D ) ao pin com PWM onde tinha ligado o servo (analógico), para poder saber quais os valores limite a dar. E ele não passava dos 120º... mais coisa menos coisa...

Alguém já tentou brincar com um servo (pondo-o só a rodar de um lado para o outro)? Ele consegue dar os 180º?

Offline TigPT

• Administrator
  • Mini Robot
    • Tiago Rodrigues
« Responder #50 em: 11 de Abril de 2009, 12:12 »
Os 190 é o normal, pois eles fazem 180º mais uma margem para não ficar em esforço contra o batente. Assim sendo o problema está no PWM que estás a programar, estás a utilizar o Axon certo?! Que código estás a utilizar?

Offline norbanvs

• Mini Robot
  • *
« Responder #51 em: 11 de Abril de 2009, 12:36 »
Como ainda estou a tentar compreender a programação numa Axon, decidi começar por fazer interrupções (ligar e desligar o sinal)
Seguindo o diagrama que se encontra em http://www.societyofrobots.com/actuators_servos.shtml, o programa é basicamente assim:

Código: [Seleccione]
...
while(1)
    {
     PORT_ON(PORTA,7);// ligar pino A7
     delay_us(1500);// intervalo de 1,5 milisegundos em que o pino A7 fica ligado
     PORT_OFF(PORTA,7);// desliga o pino A7
     delay_us(18500) // intervalo de tempo para completar os 20 milisegundos
     }
 ...

O programa em sí e MUITO mais longo, apenas coloquei aqui a parte que se encarrega de (em teoria) deslocar o braço do servo para a posição neutral... se bem que cada servo é um servo e é preciso acertar os valores para cada modelo. Até aí tudo bem...

Tentei vários intervalos de tempo, só para ver o que dava e tenho que admitir que os servos HX12K são muito precisos e baratos, o braço vai sempre ao mesmo sítio  ;D

O meu único dilema é que simplesmente não entendo porque o braço não vai para além dos 120º... um facto curioso é que (crianças, não façam isto em casa) com o servo a funcionar, na tal posição dos 120º (também dá quando está nos 0º), eu esforço-o manualmente para além dos 120º e ele insiste em voltar para a posição em que se encontra. Tudo bem, é essa a função de um servo  ;D ;D

Em conclusão, são esses 60º que me faltam e que eu não sei como chegar lá, por isso eu perguntei se mais alguém costumava brincar com os servos só para saber como se comportam... os servos, claro!
« Última modificação: 11 de Abril de 2009, 12:37 por TigPT »

Offline TigPT

• Administrator
  • Mini Robot
    • Tiago Rodrigues
« Responder #52 em: 11 de Abril de 2009, 12:41 »
Ao estares a gerar PWM assim podes criar algum atraso o que faz com que a onda fique diferente do que se pretende.

Deves de fazer o AVR gerar PWM exactos como neste exemplo:
http://laughingsky.com/hobbies/robotics/pages/axon_modules/pwm/index.html

Aqui também tens boa documentação e exemplos para o Axon:
http://www.societyofrobots.com/axon/axon_function_list.shtml
« Última modificação: 11 de Abril de 2009, 12:42 por TigPT »

Offline norbanvs

• Mini Robot
  • *
« Responder #53 em: 20 de Abril de 2009, 17:01 »
Estive a fazer umas experiências com os servos, mas só os meus dados não chegam... Algum de vocês consegue fazer um servo rodar o braço 180º? Eu explico o porque da minha pergunta. Suspeito que possa ser alguma coisa com com os Hex Tronik que estou a usar...  por isso gostaria de ouvir a vossa experiência pessoal.
Principalmente se conseguem os 180º e com que marca de servo.

Fiquem bem  ;D

Offline TigPT

• Administrator
  • Mini Robot
    • Tiago Rodrigues
« Responder #54 em: 20 de Abril de 2009, 17:40 »
Todos os servos que já utilizei rodam os 180º, normalmente até rodam 190 +/- pois tem alguma folga dos lados, se bem que se abusarmos depois ficam em esforço a bater no fim.

Offline norbanvs

• Mini Robot
  • *
« Responder #55 em: 20 de Abril de 2009, 17:50 »
Isso é interessante! E de que marca são? Testastes isso num Arduino?

Offline TigPT

• Administrator
  • Mini Robot
    • Tiago Rodrigues
« Responder #56 em: 20 de Abril de 2009, 17:51 »
Arduino e Basic Stamp 2.

Não me recordo das referencias mas digo-te quando chegar a casa.

Offline Reonarudo

• Mini Robot
  • *
  • Nano Soldering Master
« Responder #57 em: 04 de Maio de 2009, 22:13 »
A minha experiência diz-me que o problema é que o servo deve estar demasiado sensível ao potenciómetro.
Eu desmontei os meus servos (link/link) "xinocas" e tive a ver a reacção do motor conforme variava o potenciómetro à mão, e realmente foi isso que verifiquei. Por isso pelo menos no meu caso não me parece que tenha solução. Não sei se contigo se passa a mesma coisa. Também por 5€ não estava à espera de muito.
« Última modificação: 04 de Maio de 2009, 22:17 por Reonarudo »
Leonardo Marques

Offline norbanvs

• Mini Robot
  • *
« Responder #58 em: 04 de Maio de 2009, 22:31 »
É precisamente este modelo que eu tenho, Hex Tronik HX12K (antigo Tower Pro MG995), um bom servo, digital e barato, só tem esse inconveniente da amplitude de ângulo de 120º. A minha teoria em relação a estes servos é que eles são usados mais para os modelos RC, e pelos poucos conhecimentos que eu tenho sobre esse mundo, os servos não precisam de rodar 180º, claro que isso é só uma teoria minha.
Mas tudo bem, agora que já tomei conhecimento da tua experiência pessoal já posso ficar mais descansado que o problema não é da minha programação.  ;D

Offline Fifas

• Administrator
  • Mini Robot
  • El RoboSapiens
« Responder #59 em: 05 de Maio de 2009, 01:31 »
eu tenho uns mg995 no meu rc e vira demais até :P