collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Ideias para construir um quadrúpede simples por dropes
[Hoje às 21:03]


Ajuda com TRIAC por senso
[17 de Novembro de 2017, 18:00]


TV LG White Screen por almamater
[15 de Novembro de 2017, 08:37]


Pergunta sobre prototipagem ( Pesquisa ) por luisjustin
[14 de Novembro de 2017, 23:22]


Medir Agua que está no Poço por Njay
[14 de Novembro de 2017, 13:28]


Amplificador audio por beirao
[12 de Novembro de 2017, 23:43]


Power_OK Enermax por edeweld
[12 de Novembro de 2017, 17:15]


Driver motor por beirao
[11 de Novembro de 2017, 17:40]


Preciso de uma fonte de corrente constante ? por samc
[09 de Novembro de 2017, 14:18]


Pressoestato 0-10V por artur36
[07 de Novembro de 2017, 23:22]

Autor Tópico: Deslocamento em veio  (Lida 6428 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.727
Deslocamento em veio
« em: 08 de Novembro de 2013, 15:49 »
Como posso procurar por peças onde os veios se descolam como na imagem em baixo em que a peça no centro de desloca em dois eixos? Se conhecerem alguma coisa para veios de 3mm ainda ajuda mais :)


Obrigado

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Deslocamento em veio
« Responder #1 em: 08 de Novembro de 2013, 15:53 »
estás a falar dos rolamentos lineares? procura no ebay por LMXUU ou LMXLUU em que o X é o diâmetro interno em milímetros, a primeira referencia é para os normais e a segunda para os longos

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.727
Re: Deslocamento em veio
« Responder #2 em: 08 de Novembro de 2013, 16:02 »
estás a falar dos rolamentos lineares? procura no ebay por LMXUU ou LMXLUU em que o X é o diâmetro interno em milímetros, a primeira referencia é para os normais e a segunda para os longos

muito obrigado :)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.727
Re: Deslocamento em veio
« Responder #3 em: 08 de Novembro de 2013, 16:08 »
no entanto como eu desconfiava torna a peça para a minha aplicação, muito alto, seriam duas peças, 14mm, mais a peça para as suportar, ia para os 20mm :s

Lembro-me de já se ter falado por aqui em teflon, se fizer uma peça em teflon, com os dois buracos perpendiculares, como é que se comportaria?

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Deslocamento em veio
« Responder #4 em: 08 de Novembro de 2013, 16:37 »
para teflon, se não estou em erro, não podes usar qualquer varão, tem de ser cromado(?), mas vai acabar por se desgastar de qualquer forma, outra opção são buchas de bronze



em resposta ao outro tópico, veio de 3mm é "arame", facilmente se dobra

se a finalidade for a da imagem, no mínimo 6mm, e de pequenas dimensões, para essas aplicações o normal é 8mm e por vezes 10 ou 12mm
« Última modificação: 08 de Novembro de 2013, 16:39 por CBX »

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.927
Re: Deslocamento em veio
« Responder #5 em: 08 de Novembro de 2013, 17:06 »
Não querendo faltar ao respeito, mas porque é que abriste 2 tópicos com assuntos muito semelhantes, até podem haver duas dúvidas mas um tópico basta?
http://lusorobotica.com/index.php?topic=6829.0

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.727
Re: Deslocamento em veio
« Responder #6 em: 08 de Novembro de 2013, 18:37 »
Não querendo faltar ao respeito, mas porque é que abriste 2 tópicos com assuntos muito semelhantes, até podem haver duas dúvidas mas um tópico basta?
http://lusorobotica.com/index.php?topic=6829.0

Sem problema, embora os assuntos pertence ao mesmo projecto são diferentes, num dos casos quero saber como fazer deslocar uma peça num veio de 3mm e no outro onde comprar o veio de 3mm. Para manter o forum organizado e para obter melhores resultados quando se pesquisa é boa prática manter os assuntos em tópicos diferentes.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.727
Re: Deslocamento em veio
« Responder #7 em: 08 de Novembro de 2013, 18:39 »
para teflon, se não estou em erro, não podes usar qualquer varão, tem de ser cromado(?), mas vai acabar por se desgastar de qualquer forma, outra opção são buchas de bronze



em resposta ao outro tópico, veio de 3mm é "arame", facilmente se dobra

se a finalidade for a da imagem, no mínimo 6mm, e de pequenas dimensões, para essas aplicações o normal é 8mm e por vezes 10 ou 12mm

Sabes porque termos devo procurar essas buchas de bronze? A minha aplicação não é uma impressora 3d nem cnc, tal como disse no outro tópico, não requer a precisão das mesmas nem se quer de movimentar muito pesa no centro apenas umas gramas.

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.927
Re: Deslocamento em veio
« Responder #8 em: 08 de Novembro de 2013, 19:44 »
Sou fã de teflon mas se falas em 3mm de diâmetro, é exactamente o mesmo dos leitores de CDs, isto se a distância a percorrer for pequena.
Tenho alguns leitores de CDs avariados se te interessar.

obs: se é para fazer 2 furos perpendiculares então recomendaria PTFE
« Última modificação: 08 de Novembro de 2013, 19:46 por dropes »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.727
Re: Deslocamento em veio
« Responder #9 em: 08 de Novembro de 2013, 20:07 »
A distancia num dos eixos é de cerca de 40 cm e no outro 30 cm.

Eu tenho aqui um varão de aço m4 que comprei no leroy e isto dobra um bocado mas tenho que fazer alguma força para o dobrar e este varao não parece ser grande coisa, pois cortei-o sem dificuldades com uma serra desta http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-de-mao/Serras-e-serrotes/13690250.aspx, era suposto? Amanha vou cortar 10cm deste varão e compara-lo com um que tenho aqui m3 inox tb de 10cm.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.727
Re: Deslocamento em veio
« Responder #10 em: 08 de Novembro de 2013, 20:25 »
obs: se é para fazer 2 furos perpendiculares então recomendaria PTFE

Sabes onde posso comprar um pequeno bloco disso?

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.927
Re: Deslocamento em veio
« Responder #11 em: 08 de Novembro de 2013, 21:03 »
Na http://www.sertequi.com encontras mas o mínimo que vendem é 1/2 metro, comprei por 40€ diâmetro 30mm já à 4 anos.
Devem haver outras lojas fora de Portugal mas não consegui encontra na altura, já no ebay encontra-se muito.

ps: aço corta-se bastante bem com serra de rodear, isto se a serra for alguma coisa de jeito ;)
infelizmente não é dos melhores materiais mas dá para desenrascar em algumas situações
« Última modificação: 08 de Novembro de 2013, 21:05 por dropes »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.400
  • Helpdesk do sitio
Re: Deslocamento em veio
« Responder #12 em: 08 de Novembro de 2013, 21:32 »
Passa num torneiro que um bocadito tão pequeno, até te dá isso.
Se fores para bronze terás de usar bronze auto-lubrificante, e mandas fazer á medida.
Era bom que te explicasses melhor o que queres fazer, porque cheira-me que podias não usar nada de veios lineares e fazer simplesmente um encaixe tipo cauda de andorinha(tipo as guias de um torno), em aluminio por exemplo, ou um T-slot, ou melhor, dois a par, assim tens movimento linear de baixo perfil, agora depende é da aplicação, das cargas envolvidas e outras variaveis.
Outra ideia é uma barra plana, com rasgos semi-esféricos dos lados, depois tens um perfil em U, com uma esferia enfiada á prensa, e ficas basicamente com dois rolamentos(se tudo for maquinado como deve ser, cada esfera terá um ponto de contacto unico).

Think outside the box
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.727
Re: Deslocamento em veio
« Responder #13 em: 08 de Novembro de 2013, 21:41 »
Se fores para bronze terás de usar bronze auto-lubrificante, e mandas fazer á medida.
Sabes onde arranjo esse bronze e onde posso mandar fazer?

Era bom que te explicasses melhor o que queres fazer,
Preciso de movimentar em xy um objecto, a pesar uns 150/200g.

fazer simplesmente um encaixe tipo cauda de andorinha(tipo as guias de um torno), em aluminio por exemplo, ou um T-slot, ou melhor, dois a par, assim tens movimento linear de baixo perfil, agora depende é da aplicação, das cargas envolvidas e outras variaveis.
Outra ideia é uma barra plana, com rasgos semi-esféricos dos lados, depois tens um perfil em U, com uma esferia enfiada á prensa, e ficas basicamente com dois rolamentos(se tudo for maquinado como deve ser, cada esfera terá um ponto de contacto unico).
Aqui referes-te às extremidades dos veios, certo? Neste momento estou a pensar na parte do centro.

com uma esferia enfiada á prensa, e ficas basicamente com dois rolamentos(se tudo for maquinado como deve ser, cada esfera terá um ponto de contacto unico).
Não percebi esta parte.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.400
  • Helpdesk do sitio
Re: Deslocamento em veio
« Responder #14 em: 08 de Novembro de 2013, 22:00 »
200 gramas mais o peso de um dos eixos, acho que veios de 3mm são muito pequenos, mas tu lá sabes as limitações de espaço.
Dado o tamanho iria para tudo em inox 316.
Bronze para casquilhos qualquer torneiro tem disso, se á coisa que um torneiro faz todos os dias é fazer casquilhos de bronze, é tipo maquinação 101.
Eu não conheço é nada para esses lados, para aqui estou bastante bem servido, tendo inclusive um colega que é mestre na matéria.

Quanto ao que eu disse, pode ser que entendas( paint skillz lol):


A amarelo na imagem é o teu veio roscado.
A cinza digamos que é o suporte fisico do eixo em si e o cinza escuro é um rasgo esférico feito com uma fresa com ponta esférica de 4mm, logo ficas com um rasgo com perfil semi-circular, a vermelho é uma peça em U, que tem dos lados uma esfera(a azul no desenho), digamos que uma esfera com 8mm de diametro, que está montada de forma permante na peça a vermelho(o mais simples é um furo com diametro inferior ao diametro da esfera e montar á prensa(dado o tamanho das peças é uma martelada, só que prensa é mais aconselhado para não deformar a esfera).

As peça vermelha nunca toca na cinza, as esferas fazem com que haja uma folga, mas isto tem de ser tudo feito de forma a não teres grandes folgas, possivelmente precisas de usar 4 pontos de contacto(4 esferas e não 2), mas acho que já dá para ter uma ideia.
Avr fanboy