collapse

* Posts Recentes

+ LASERs por dropes
[Ontem às 16:01]

Cerca eléctrica por SerraCabo
[14 de Junho de 2025, 23:26]

Alguém arranja motores? por almamater
[10 de Junho de 2025, 22:34]

Condensador 4.7uF 0603 por brunus
[09 de Junho de 2025, 15:52]

Lenovo IdeaPad 3 Não liga por jm_araujo
[07 de Maio de 2025, 19:10]

Identificar Diodo Zenner por filjoa
[01 de Maio de 2025, 23:07]

Meu novo robô por dropes
[18 de Março de 2025, 14:51]

JBL partybox On-The-Go por almamater
[21 de Fevereiro de 2025, 23:32]

Talking Reverse Engineering with an Absolute Legend! por SerraCabo
[13 de Fevereiro de 2025, 09:56]

Motoserra Stihl 120C por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:29]

Autor Tópico: Projecto Freza CNC - Arduino  (Lida 273497 vezes)

Offline c3dr1c

• Mini Robot
  • *
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #270 em: 27 de Junho de 2012, 22:19 »
Muito bom. Então vou ficar assim com umas plaquinhas ehehe  ;D

O meu Eagle é que não gosto muito dos teus ficheiro. Diz que tem formato invalido. É o eagle 5.11, será da versão ser mais nova (isto se a tua for mais velha)?

Agora estava a olhar para a placa e fiquei com uma duvida.
Como vou soldar as resistências de 5w e os blocos de terminais na face de cima? Vou ter de soldar sem encostar os componentes à pcb?

Ya estou a usar firmware feito pela NI, para comunicar entre o labview e o atmega, que gravei no atmega através do arduino. Mas existe outra hipótese mais eficaz?
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

• Global Moderator
  • Mini Robot
  • Helpdesk do sitio
« Responder #271 em: 27 de Junho de 2012, 22:25 »
Eu tentei abrir com o Eagle 5.11 e não abria, tive de usar o 6.qualquer coisa.
Os blocos terminais encostas na placa e soldas por baixo, assim como as resistencias.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

• Mini Robot
  • *
« Responder #272 em: 27 de Junho de 2012, 23:20 »
Ok vou usar o 6. Aproveito e actualizo a versão  ;D

Parece que vou aprender uma nova técnica de soldadura. Ate tenho medo :P Ainda bem que só fazem 10 placas ehehe

Então supostamente empurro a solda, pela folga entre o furo e fio do componente, ate chegar à outra face. É isto?
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Offline senso

• Global Moderator
  • Mini Robot
  • Helpdesk do sitio
« Responder #273 em: 27 de Junho de 2012, 23:56 »
Enfias o componentes, viras a placa ao contrário e soldas no pad de baixo, tal e qual como fazes para soldar um componente numa placa ponto a ponto, componente por cima, solda por baixo onde tem os pads de cobre.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

• Mini Robot
  • *
« Responder #274 em: 28 de Junho de 2012, 00:25 »
Por exemplo a resistencia de 5W "R5", suponho que ela esteja ligada na parte de baixo a um pad, mas na parte de cima também tem um pad, que a liga ao L297. Se eu soldar por baixo, o pad de cima que tem a resistência em contacto com ele, tambem precisa de ser soldado.

Como tu dizes entao a solda escorre entre a folga do arame da resistencia e o furo, para poder chegar ao outro lado certo?

Tou todo baralhado. Se calhar so com a placa na mão é que entendo :P

Senso mandei-te PM

EDIT: Ok ja percebi. O furo tem paredes metálicas  ;D :P
« Última modificação: 28 de Junho de 2012, 00:27 por c3dr1c »

Offline senso

• Global Moderator
  • Mini Robot
  • Helpdesk do sitio
« Responder #275 em: 28 de Junho de 2012, 00:29 »
Sim, basta enconstar o ferro á pata do componente, deixar aquecer por 1 ou 2 segundos, aplicar solda, deixar a solda fluir, retirar ferro e quando voltares a placa de novo com os componentes para cima podes ver que a solda passa até ao pad de cima da placa porque o furo é metalizado.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

• Mini Robot
  • *
« Responder #276 em: 30 de Junho de 2012, 01:27 »
Eu vou é soldar as placas na universidade que eles la têm uma estação de soldar que é um mimo :D

Afinal vou ter de usar 3 limitadores axiais em vez de um como tinha dito. Como tenho cada motor a trabalhar atraves de um while loop e como so é possivel entrada ou saída de dados quando o while loop acaba, tenho de usar um limit switch "dentro" de cada loop.

É pena o atmega só ter dois INT. Ainda por cima um deles ja vou utilizar para a ferramenta que vai indicar a posição em Z, em que se encontra o inicio da pcb ou do bloco de material.

E ainda me falta fazer uma plaquita, para o rele que vai controlar o spindle. Mas isso é básico.

Eu costumo encontrar é uma ferramenta circular, em que a cnc toca em vários pontos desse circulo. Serve para calibrar os paços dos motores, com a distancia percorrida?

EDIT:
E agora surge-me outras duvidas.
Eu tenho dois modos na cnc. Um manual e outro automatico. Caso esteja no modo manual e algum limit switch dá sinal, posso bloquear certos movimentos. Mas no modo auto o que devo fazer? É que nao vale a pena limitar movimentos de uma fresagem automatica. A única ideia que tenho é criar um evento, que avisa que a material a ser fresado está mal colocado na cnc e a pedir para reajusta-lo e recomeçar a fresagem. O que acham?
« Última modificação: 30 de Junho de 2012, 01:44 por c3dr1c »

Offline senso

• Global Moderator
  • Mini Robot
  • Helpdesk do sitio
« Responder #277 em: 30 de Junho de 2012, 05:00 »
Erm...
Já te disse que o atmega tem interrupções em todos os pinos, certo, é só para confirmar mais uma vez..
Página 71 secção 12.1Pin Change Interrupt Timing
Faz um favor  a ti mesmo e começa a ler a datasheet..

Numa fresagem automática se chegas ao limite do eixo e portanto o limit switch é activado, convem parar o stepper ou vais acabar com um belo grelhado de stepper.

Essas peças são basicamente um pedaço de material condutor, como tipicamente o spindle está ligado á massa(e convem que esteja mesmo para evitar surpresas), simplesmente o programa vai dando steps até que essa placa condutora passe do nivel lógico 1 para nivel lógico 0, basicamente é tal e qual um botão, tens um pull-up nessa placa, quando o spindle e respectiva fresa tocam quer dizer que a fresa está no que tu consideras o zero.
Mas se for para maquinar plásticos em 2D, ou seja routing de materiais, tens um material de sacrificio na mesa, tipicamente mdf barato, metes a fresa a tocar no plástico com o controlo manual e fazes um overshoot de 1mm ou parecido na espessura do material para garantir que o material é cortado na sua totalidade, é por causa de pormaiores como estes que re-inventar interpretadores de G-code em geral é um grande perca de tempo, porque nunca vai chegar ao nivel sequer do EMC2.

Nunca vais ter bons movimentos se mexes os eixos no loop fechado, isso já devia ter sido feito de inicio baseado em milis, tendo como ponto de partida o blinky without delay, assim executas várias coisas em vez de estares á espera de um motor para mover o outro.
Como é que fazes um circulo só a mover um eixo?
Avr fanboy

Offline c3dr1c

• Mini Robot
  • *
« Responder #278 em: 30 de Junho de 2012, 15:12 »
Pois é senso... Eu é que sou um esquecido, desculpa la. :P

Ainda bem que me explicaste a ideia de como a fresa e a placa condutora funciona, porque era para fazer precisamente o contrario. Tava a pensar que ligava um fio de 5V à fresa e quando a fresa tocasse na placa, passava o sinal para uma entrada do arduino e parava a fresa e fazia reset às coordenadas que queria. Mas realmente como tu dizes é que faz sentido, principalmente em termos de segurança.

Quanto aos loops, eu nao espero que um motor se mova e depois só o outro é que se move.
E movo um eixo ou dois ou tres na boa. Tenho um while loop para cada motor. Ligo o que quero, com os passos que quero. Se quero ligar dois, eles funcionam em simultâneo. Para três é igual.

So que quando os ligo (tenho a opção de ligar um, dois ou tres), so posso trabalhar com o que ta dentro do while loop, que me limita em certos aspectos.

« Última modificação: 30 de Junho de 2012, 15:17 por c3dr1c »

Offline c3dr1c

• Mini Robot
  • *
« Responder #279 em: 02 de Julho de 2012, 22:42 »
Hoje tive a falar com um prof meu... Acho que não vou conseguir meter os transístores no estado que quero com 5V e aquelas quedas de tensão, que resultam em resistências baixas.

A lei das malhas ta correcta, mas pelo que percebi a corrente Ic continua a depender do ganho e de Ib, isto para o bjt, que contrariamente ao que testei, nao dependia. Mas tenho de testar melhor que posso estar a meter o transistor num estado nao proprio.

Contudo so testando o bjt+tip para ter certezas. Ver se hoje à noite trato disso.

Offline c3dr1c

• Mini Robot
  • *
« Responder #280 em: 23 de Julho de 2012, 20:57 »
As primeiras formas :P

Offline PDI

• Mini Robot
  • *
« Responder #281 em: 23 de Julho de 2012, 21:22 »
Que tal são esses casquilhos, vi no site mas não me convenceram.
 Em quanto ficaram, são de 20mm?
Alfredo Garcia

Offline c3dr1c

• Mini Robot
  • *
« Responder #282 em: 23 de Julho de 2012, 22:23 »
Não, são de 10mm.

Os casquilhos são fixes e deslizam bem. Mas tens de usar veios com uma boa superfície, muito lisa, se não o desgaste vai ser grande. Como ainda não lhes dei uso, não sei avaliar neste ponto. De qualquer maneira a igus tem la a vida útil dos casquilhos, usando determinado material com as condições adequadas.

Cumps

Offline PDI

• Mini Robot
  • *
« Responder #283 em: 23 de Julho de 2012, 22:38 »
Foi exactamente na Igus que vi mas não me ofereceu confiança, prefiro os rolamentos de skete.
Alfredo Garcia

Offline amando96

• Mini Robot
  • *
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
« Responder #284 em: 23 de Julho de 2012, 22:42 »
São de quê? tenho aqui uns de latão e outros de nylon, tanto um como o outro deslizam bem...