collapse

* Posts Recentes

+ LASERs por dropes
[Ontem às 16:01]

Cerca eléctrica por SerraCabo
[14 de Junho de 2025, 23:26]

Alguém arranja motores? por almamater
[10 de Junho de 2025, 22:34]

Condensador 4.7uF 0603 por brunus
[09 de Junho de 2025, 15:52]

Lenovo IdeaPad 3 Não liga por jm_araujo
[07 de Maio de 2025, 19:10]

Identificar Diodo Zenner por filjoa
[01 de Maio de 2025, 23:07]

Meu novo robô por dropes
[18 de Março de 2025, 14:51]

JBL partybox On-The-Go por almamater
[21 de Fevereiro de 2025, 23:32]

Talking Reverse Engineering with an Absolute Legend! por SerraCabo
[13 de Fevereiro de 2025, 09:56]

Motoserra Stihl 120C por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:29]

Autor Tópico: Projecto Freza CNC - Arduino  (Lida 273468 vezes)

Offline c3dr1c

• Mini Robot
  • *
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #315 em: 29 de Outubro de 2012, 23:42 »
Ta muito fixe. Bem como a tua CNC, muito criatividade... Parabéns!

Talvez um dia aprenda VB mas por enquanto tenho preguiça para isso :P

Abraço
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #316 em: 30 de Outubro de 2012, 00:26 »
Obrigado  ;D só falta mesmo um trabalhito  :P

VB é só seguir os exemplos e vai-se aprendendo, sempre que é necessário uma função mais especifica procuro na net.
A linguagem de programação é toda idêntica, mudam os símbolos e pouco mais.
Acho VB muito fixe para se programar no PC, não tem grandes limitações e mesmo o tempo para delays ainda andei um pouco perdido porque o mínimo de tempo admitido pelo PC era demasiado para controlar os motores de passo, tive de recorrer ao "QueryPerformanceCounter" para temporizações de alta resolução assim como aumentar a prioridade do programa.

Offline caxuda

• Mini Robot
  • *
« Responder #317 em: 05 de Janeiro de 2013, 00:35 »
Boa noite

Ao tempo que ando para escrever qualquer coisa neste tópico.
Estou a gostar de ver o teu projecto. Agora é que eu dou valor às impressoras e faxes que mandei fora ou que já tive oportunidade de ficar com eles...

Também estou a fazer uma CNC, mas estou a fazer da forma mais simples. Comprei um controlador, 3 motores de passo e vou ligar tudo pelo mach3, por enquanto não tenho bases para mais.
Agora falta a estrutura em si, mas estou com dificuldades em arranjar um sitio onde comprar material...

Onde é que se compram essas placas de alumínio e qual é o preço? acho que é alumínio...

Só para dizer que já acampei neste tópico.
Abraço  ;)

Offline c3dr1c

• Mini Robot
  • *
« Responder #318 em: 06 de Janeiro de 2013, 13:36 »
Boas.

Quem me arranjou o alumínio foi uma empresa de moldes. Os veios comprei a uma tornearia do norte, por 25€ em aço inox.

Eu ainda tenho de ver se acabo isto, mas por agora está parado o projecto.
Ainda tou com o problema de arranjar abraçadeiras baratas :P

Abraço
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Offline c3dr1c

• Mini Robot
  • *
« Responder #319 em: 03 de Fevereiro de 2013, 21:54 »
Boas.

Aqui vão mais uns desenvolvimentos... mas poucos. Devagar se vai ao longe! :P

Bem basicamente ja tenho as barras de aluminio de 10mm de espessura montadas para o eixo dos y e dos z, mas ainda me falta trabalhar os veios que aqui tenho para o z (cortar e abrir rosca nas extremidades, aço temperado  :-\) Ainda estou na duvida se para o eixo z, use veios de 8mm com os casquilhos que aqui tenho de 8mm da igus ou se use de 10mm, como o resto da estrutura usa e mando vir uns casquilhos novos.

Tambem comprei um varão roscado M12 mas acho que é muito grosso. Acho que vou optar por usar M10 e comprar uns rolamentos, em vez de usar as chumaceiras da igus. Estava a pensar fixar os rolamentos na placa de aluminio através de 3 ou 4 parafusos, como na imagem.
Também vi as "porcas" em teflon do dropes. Acho que era uma solução muito melhor que as tradicionais porcas de aço e provavelmente eliminava o problema da folga entre o varao e a porca.
Se forem feitas em nylon, acham que também se obtem um bom resultado?

E finalmente arranjei umas abraçadeiras para os meus casquilhos :D São é maiores que o normal, mas corta-se e fica bom :P Tenho é de ver se arranjo anilhas quadradas para depois as fixar, visto que o inox é fino e um pouco maleavel.

De qualquer maneira ja mandei vir umas abraçadeiras mais pequenas mas talvez ainda fiquem com uma folga, mas se colocar uma borracha entre a braçadeira e o casquilho acho que resolve.

Ja comprei a einhell :D Muito fixe! Não liguem é à caixa e à desarrumação :P
Comprei tambem um conjunto de peças no lidl para escabacar e aprender a lidar com a einhell. O tremedouro das mãos nao ajuda. Ja experimentei trabalhar acrilico, madeira e metal (o corte feito na abraçadeira) e está aprovada.

Ja andei a ler o topico da dremel sem precisão e verifico o mesmo aqui. Conforme o aperto que dou ou fico com uma precisão menor ou maior. Um bocado chato, mas consegue-se corrigir.

Precisava era de uma sugestão. Alguem conhece um sitio que venda fresas a bom preço? E que fresas devo usar para cortar madeira, plastico e aluminio? Quais as fresas mais uteis de ter em casa...

Offline senso

• Global Moderator
  • Mini Robot
  • Helpdesk do sitio
« Responder #320 em: 03 de Fevereiro de 2013, 23:43 »
Fresas é no eBay, ou compras fresas mesmo da dremel, ou compras fresas ai de 8-10€ cada se não, não duram nada, para aluminio devem ser de duas flautas, em hss, mas carbide dura mais, mas tipicamente carbide são de 4 ou 8 flautas para cortar ferro tambem, para plástico, as de aluminio dão, mas precisas de dar mais rotação.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

• Mini Robot
  • *
« Responder #321 em: 04 de Fevereiro de 2013, 20:35 »
Thanks vou procurar no ebay... E para madeira, de aluminio também servem?

Para as pcb's deduzo que chegam as fresas de diamante para gravações, da einhell

Offline senso

• Global Moderator
  • Mini Robot
  • Helpdesk do sitio
« Responder #322 em: 04 de Fevereiro de 2013, 23:19 »
Para pcb's tem de ser fresas próprias para isso.
Para madeira, as de aluminio dão, mas tens de ajustar os feed rates para cada caso.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

• Mini Robot
  • *
« Responder #323 em: 04 de Fevereiro de 2013, 23:32 »
Tipo isto ne?

Então vou comprar uma boa fresa de aluminio e ajusto os feed rates. Vou procurar no ebay...

Ja agora, tu que estás dentro destes assuntos, achas que umas "porcas" em nylon para os fusos têm um bom desempenho? Ja que o teflon é tao caro :P

Offline senso

• Global Moderator
  • Mini Robot
  • Helpdesk do sitio
« Responder #324 em: 05 de Fevereiro de 2013, 00:06 »
Não tens um amigo torneiro que te arranje um pedaço de teflon, o efeito será mais ou menos o mesmo, mas têm diferentes atritos, o teflon será melhor, mas nylon tambem serve.
Não, são coisas destas para pcb:
http://www.ebay.com/sch/i.html?_trksid=p5197.m570.l1313&_nkw=pcb+end+mill&_sacat=0&_from=R40
Avr fanboy

Offline c3dr1c

• Mini Robot
  • *
« Responder #325 em: 05 de Fevereiro de 2013, 19:17 »
Nao tenho nenhum amigo torneiro, mas nylon talvez consiga arranjar uns bocados. Pom (penso que seja assim que se diz) tambem era uma boa ideia, acho que tem um coeficiente de atrito mais baixo que o nylon (mas nao consegui encontrar na net).

De qualquer maneira e gostava era de comprar umas plcas de nylon, para depois fazer umas bricadeiras com a cnc.
Ninguem sabe de nenhuma empresa que venda nylon e que envie por correio?

Offline senso

• Global Moderator
  • Mini Robot
  • Helpdesk do sitio
« Responder #326 em: 05 de Fevereiro de 2013, 21:12 »
Uma placa de nylon normal com 50x50x1cm custa á volta de 60€, se for alimentar fica á volta dos 140€, isto quase a preço de revenda..
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2013, 23:35 por senso »
Avr fanboy

Offline c3dr1c

• Mini Robot
  • *
« Responder #327 em: 05 de Fevereiro de 2013, 22:07 »
Ah? Tens a certeza?

Eu tinha visto aqui (http://lusorobotica.com/index.php?topic=4492.0), o msaleiro a falar em 6€/kg...

Offline senso

• Global Moderator
  • Mini Robot
  • Helpdesk do sitio
« Responder #328 em: 05 de Fevereiro de 2013, 23:36 »
Tinha-me enganado na medida, não é 1cm, mas sim 4-5cm de espessura, depende muito da forma, em placa é um pouco mais caro que em barra que é o que tipicamente é usado por torneiros.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

• Mini Robot
  • *
« Responder #329 em: 05 de Fevereiro de 2013, 23:46 »
Será que uma tabua de cozinha (das brancas em plastico) serve? Que material será aquele? :P Acho que vou experimentar...

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2013, 23:51 por c3dr1c »